Notícias


Varejo & Franquias Postado em segunda-feira, 11 de dezembro de 2023 às 15:50


Nova edição do relatório anual Pinterest Predicts aponta tendências para a moda, beleza, decoração, estilo de vida, bem-estar e muito mais. 

O Pinterest possui hoje cerca de 480 milhões de usuários ao redor do mundo que acessam a plataforma todos os meses para buscar inspiração, referências, ideias e fazer compras. Com tantos dados sobre o que essas pessoas estão procurando, salvando e consumindo desses conteúdos, padrões podem ser identificados que apontam para algumas tendências e preferências dos consumidores globais. Assim, a plataforma acaba de lançar a mais recente edição do Pinterest Predicts, o relatório anual de tendências para 2024.

Para isso, o Pinterest utiliza ferramentas de aprendizado de máquina para identificar padrões entre as bilhões de pesquisas feitas pelos usuários na plataforma. O relatório, por sua vez, reúne as principais tendências e previsões dos comportamentos, produtos e ideias que vão conquistar os consumidores em todo o mundo. Em 2023, o Pinterest obteve uma taxa de sucesso de 80% pelo quarto ano consecutivo ao antecipar tendências como a Decorgumelos– na qual a decoração de cogumelos esteve entre as principais buscas na plataforma e se concretizou ao longo do ano – e Um arco-íris no guarda-roupa, na edição de 2022.

“O Pinterest é uma ferramenta de busca de informação visual que, por meio de uma inteligência avançada de imagem e vídeo, tem como objetivo entregar inspirações e referências para conectar a inspiração à capacidade de realização”, explica André Loureiro, diretor executivo do Pinterest para a América Latina. O Pinterest Predicts, portanto, se encontra em meio a esse objetivo, ajudando marcas e empresas a entender os desejos e ajudar seus consumidores a realizá-los.


Tendências e previsões para 2024

A empresa lançou em 2021 no Brasil o chamado Pinterest Ads, que reúne diferentes soluções de publicidade para marcas anunciantes – área que não para de crescer dentro da organização. Hoje, mais da metade dos usuários utilizam o Pinterest para fazer compras. Diante desse contexto, saber antecipar tendências que estão sendo procuradas e utilizadas como inspiração pelos consumidores se torna uma grande vantagem também para marcas, anunciantes e empresas.

Para o relatório de 2024, além das 23 tendências identificadas em tópicos como moda, beleza, decoração, entretenimento, viagem e criação de filhos, o Pinterest também está abrindo sua primeira loja física temporária na cidade de Nova York. O lançamento de cinco dias conta com uma experiência de compra inédita da empresa, na qual clientes poderão testar e comprar itens tendência para o ano que vem. Veja abaixo as previsões do Pinterest.


- Vovôcore: o foco da moda em 2024 estará voltado para as peças retrô, com looks vintage personalizados. Segundo o Pinterest, os usuários da Geração Z e Boomers lideram o crescimento nas pesquisas por “estilo vovô”, “estilo de roupas eclético” e “moda urbana retrô”.

- Viva a água-viva: o estranho animal será inspiração para diferentes setores, desde decoração à moda e beleza. A Geração Z e os Millenials são os responsáveis por impulsionar essa imagem por meio de pesquisas de itens, roupas e cortes de cabelo baseados na água-viva. São pesquisas de palavras-chave como “luminária de água-viva”, “touca jellyfish” e “corte água-viva”.

  Uma gracinha de cozinha: em 2024, a Geração X e os Boomers irão investir no design de suas cozinhas com itens clássicos, como o famoso pinguim de geladeira, eletrodomésticos vintage e cores fortes como o rosa retrô.
  Cantinho do café: os usuários estão interessados em criar um ambiente dedicado ao café em suas casas, como apontam as pesquisas sobre “cafeteira com quadro de giz” e “decoração para balcão de café”.
  Mashup mexido: podemos esperar que, em 2024, mais gente estará misturando pratos que todo mundo ama, como “burger quesadilla” e “pizza pot pie”, para criar receitas deliciosas e divertidas.

- Azul a mil: a cor azul será tendência em diferentes áreas das vidas dos usuários – principalmente entre a Geração Z e os Millenials. Sombras para olhos, sobrancelha, cabelos e unhas estamparão o azul como uma tendência de beleza.

- Lançando laços: usuários Millenials e da Geração Z estão liderando essa tendência com buscas sobre “roupa com laço”, “colar de laço”, “salto com laço” e outros itens de moda com essa característica que rouba a cena dos looks.
  Raquete diferente: o esporte badminton será a inspiração para a nova estética dos Millenials e da Geração Z em 2024. Esses usuários lideram as buscas por itens como “roupa de badminton”, “jogando badminton” e “conversa fiada sobre badminton”.

  O amor é hippie: é possível esperar que vários casamentos em 2024 sigam a estética hippie, que fez sucesso na década de 1970. São inspirações como as flores por todo lado, os detalhes boho e música disco.
  Sem desperdício: pesquisas como “receitas com sobras” apontam que usuários do Pinterest estão de olho na nova tendência de reaproveitar tecidos antigos para criar roupas novas e ter uma visão sustentável até na hora de cozinhar.

- Mais é mais: Millenials e a Geração Z estão procurando looks grandes para combinar com seus estilos ousados, com roupas e acessórios grandiosos.

- País tropical: om o aumento das pesquisas por termos como “coquetel de abacaxi sem álcool” e “coco aesthetic”, o Pinterest aponta que não vai faltar inspiração tropical na moda, na decoração e na culinária em 2024.
  De corpo inteiro: em 2024, a Geração Z e os Boomers vão mostrar que rituais dignos de spa merecem mais espaço em suas rotinas. O Pinterest registrou um aumento impressionante de 1.025% nas pesquisas por “rotina de cuidados com o corpo”.

  Devagar e sempre: pegar leve, curtir a preguiça, ficar de bobeira são comportamentos esperados para 2024. Com pesquisas por “hotel para staycation” e “vida calma”, a Geração Z e os Millenials vão buscar rituais de relaxamento e assumir um compromisso sério com o descanso.
  Papo profundo: as pessoas têm usado a internet para encontrar maneiras de criar conexões mais profundas na vida real. O aumento de pesquisas por “Intimidade emocional”, “perguntas para casais se reconectarem” e “perguntas para conhecer os amigos” mostra que o Pinterest tem sido uma importante ferramenta para quem quer iniciar conversas difíceis.

  Chá de fofura: depois da febre do chá revelação, pesquisas como “ideias para mesversário”, “ideias de recompensas para o desfralde” e “festa do primeiro dente” indicam que pais e mães vão compartilhar as conquistas e momentos de seus pequenos em 2024.

- Gótico sertanejo: com um aumento nas pesquisas por “ideias de cama estilo faroeste”, “ideias para quarto country”, “estilo faroeste gótico” e muito mais, em 2024, a decoração vai misturar design vintage americano, clima de faroeste e toques sombrios sem cair do cavalo. Pessoas da Geração Z e Boomers vão caçar peças de antiquário, tapeçarias com franjas e chapéus de cowboy.


- A nova era do jazz: em 2024, Millennials e Geração Z vão dar pause em outros gêneros musicais pra se conectar aos clássicos do jazz. E essa volta ao passado não vai ficar só na playlist: também vai ter muita gente usando o clima retrô desse ritmo na moda, buscando “roupas no estilo jazz” e “look clube de jazz”.
  Cada um no seu aquário: com pesquisas por “design de aquário pequeno” e “terrário para tartaruga”, os Millennials e a Geração X mostram que a tendência é adicionar aquários de todos os tamanhos e estilos a diferentes ambientes da casa.

  Combate ao estresse: em 2024, a Geração Z e os Millennials vão praticar karatê, jiu-jítsu e boxe com mais dedicação do que nunca — e vão buscar a estética dessas modalidades como inspiração, como mostram as pesquisas por termos como “treino de shadowboxing”, “jiu-jítsu” e “karate kumite”.
  Economia divertida: com pesquisas por “cartão de crédito personalizado”, “cofrinho de bichinhos” e “cofre de porquinho aesthetic”, a Geração Z e os Millennials mostram que, em 2024, o velho cofre de porquinho vai ressurgir todo trabalhado no design. Já os cartões de crédito, antes meio carrancudos, vão ficar mais coloridos e até ganhar adesivos.
  Picape lifestyle: usuários da Geração Z e Boomers lideram essa tendência, com pesquisas como “acampamento off-road”, “carro off-road” e “rodas off-road” que não param de crescer deixam claro que 2024 é o ano da aventura.

- Metal sensacional: Que tal um metal mais original? Com pesquisas por tópicos como “móveis de alumínio”, “unha metalizada” e “modelo de porta de alumínio”, as pessoas da geração Z e os millennials querem descobrir novos brilhos metalizados — nos acessórios, unhas e roupas e nos mais variados objetos de decoração.

Fonte: Consumidor Moderno
Gestão & Liderança Postado em segunda-feira, 11 de dezembro de 2023 às 15:45


Uma pesquisa da Hibou envolvendo a relação de consumo versus atendimento revela que a maioria dos brasileiros dizem não haver um bom preparo das empresas para lidar com o atendimento. Este ano, 58% dos consumidores mantêm o posicionamento, mesmo com uma leve queda em comparação a 2022 (62,4%).

Para 54% dos consumidores brasileiros, caso o atendimento são seja agradável a mudança de marca é imediata

Ao avaliar o atendimento, em 2023, os brasileiros não notaram evolução em relação ao ano anterior, deixando a nota geral em 3,6 da máxima 5. Essa análise levanta uma bandeira amarela de atenção para as marcas.

Segundo os dados da E-commerce Trends 2024, hoje a maioria dos clientes opta pelo chat online (38% dos entrevistados indicaram esse canal) e pelo WhatsApp (31%). Na sequência, temos outras redes sociais (13%), ir à loja física (8%), telefone (5%) e e-mail (5%).


Consumidor brasileiro não leva desaforo pra casa

Para 54% dos consumidores brasileiros, caso o atendimento são seja agradável a mudança de marca é imediata. Enquanto mais da metade não volta após um mau atendimento, 46% compartilham a experiência para amigos e colegas, o que leva a um impacto negativo para a reputação da marca. 

Vale lembrar que 42% reclamam na hora, 28% vão a outros canais da empresa expressar seu descontentamento e 19% publicam em redes sociais a experiência ruim. Apenas 5% dos consumidores compram novamente após um mau atendimento. 

Para 65% dos consumidores, a malcriação ou grosseria de um funcionário influenciam na relação comercial. Ainda de acordo com a pesquisa, 50% afirmam que se o atendimento não for amigável, não tem negócio — e se a empresa não tem um canal de contato eficiente, 48,6% desistem da marca.


Metade dos brasileiros dão novas chances para quem erra

Para chegar ao momento de romper relações com a empresa e parar de comprar, apenas uma experiência ruim é suficiente para 37% dos consumidores (em 2022 eram 35,5%). Já 49% insistem duas ou três vezes. Caso a experiência se repita eles desistem. 

Outros dados extraídos dessa temática são: 13% persistem e mantêm a compra mesmo após várias experiências ruins; e 1,% não para de comprar, ainda que colecionem vivências negativas.


A opinião Influencia a decisão de compra

Mais da metade dos entrevistados diz ser impactada diretamente pela opinião de outros consumidores. Outro ponto é que cerca de 5% têm consultado mais os sites de reclamações, em relação à 2022. 

Este ano, o comportamento se tornou um fator decisivo para 63%. Também houve um leve aumento na quantidade de consumidores que avaliam as notas baixas das lojas: em 2022 eram 48,4%, e em 2023, 50%. 

Metade dos consumidores também leva em consideração o envolvimento da marca em corrupção e este é um critério decisivo para não adquirir produtos ou contratar serviços. Outros 45% afirmam que não fazem negócios com marcas em que o proprietário tenha sido acusado de assédio.


Programas de fidelização pertinentes

Nem sempre os programas de vantagens fidelizam os consumidores, e essa é uma dura verdade para as empresas. Mas nem tudo está perdido! Para engajar e atingir bons resultados, essas iniciativas precisam se atentar ao ponto de vista do consumidor:

Ofertas e promoções pertinentes – 61% (em 2021, eram 55,4%);
Relação custo-benefício – 61% (em 2021, eram 55%);
Benefícios exclusivos – 47% (em 2021, eram 44,8%);
Fácil entendimento – 47%, (em 2021, eram 37,5%);
Uso simples e ganho de recompensas – 37% (em 2021, eram 32,9%);
Acesso rápido, com formulário curto – 37% (em 2021, eram 27,1%);
Benefício imediato e contínuo – 18% (em 2021, eram 14,4%);
Personalização / Customização – 15% (em 2021, eram 12,9%).

Time de vendas, as verdadeiras estrelas

A equipe que se relaciona diretamente com o público é uma das grandes responsáveis por garantir uma boa experiência ao consumidor. Uma troca amigável e mais clara possível, independe do canal, impacta significativamente na percepção dos consumidores. 

O efeito da relação com funcionários no atendimento tem grande importância e quando questionados, os brasileiros apontam que:
Pode impactar por completo a experiência de compra – 46%;
Possui alto impacto – 36%;
Apresenta Impacto moderado – 13%;
É de pouco impacto – 3%;
Nenhum impacto – 2%.


O que o consumidor quer é…

66% – Manter um relacionamento humanizado e constante;
52% – Site simples em que possa fazer todos os processos de forma online;
47% – Consistência no discurso em todos os canais, sejam físicos ou digitais;
35% – Histórico de relacionamento com a marca esteja acessível ao atendente;
33% – Plano de benefícios atrativo;
30% – Feedback da demanda retornado pelos canais oficiais da marca;
19% – Resposta aos comentários nos perfis de redes sociais institucionais.

Fonte: Ecommerce Brasil