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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 12 de setembro de 2023 às 10:52


Para começar, autenticidade e propósito. Michel Alcoforado destrincha as particularidades da geração de nativos digitais quando se trata de experiência.

A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre meados da década de 1990 e início dos anos 2000, tem características e valores distintos que impactam diretamente em suas expectativas e comportamentos como consumidores. Ao mesmo tempo em que se importa mais do que as gerações anteriores com a autenticidade e o valor do propósito das marcas como um elemento de decisão de consumo, é mais pragmática.

“Ao contrário do cliente Millennial, que partia do pressuposto de ter uma experiência que precisava ser balizada por propósitos, com muito sonho, com expectativas, a Geração Z é um tipo de consumidor extremamente mais pragmático do que sonhador”, aponta Michel Alcoforado, antropólogo e sócio-fundador do Grupo Consumoteca, que falará no CONAREC 2023 sobre o que essa geração de jovens valoriza no Customer Experience.

Trata-se de um tipo de consumidor mais preocupado com o retorno rápido da experiência do que com uma relação de benefício afetivo. “Esse é um consumidor que não ama marcas. Ele ama recompensas. ‘O que eles ganham com isso?’ Esta é a pergunta que deve ser respondida para os jovens da Geração Z”. Isso se reflete em uma das tendências de consumo identificada pela Consumoteca, o ‘smart buying’.

O mindset ‘smart buying’ decide as compras de maneira pragmática, com a escolha de produtos, marcas e serviços a partir de uma noção mais clara daquilo que ele está ganhando e daquilo que ele está perdendo.

Michel Alcoforado vai abordar no painel “CX e Geração Z: O que muda?”, os principais aspectos que diferenciam a experiência do cliente para esses jovens, que estão chegando com força ao mercado de consumo. Essas particularidades refletem um grupo de consumidores engajados, críticos e altamente informados, que buscam por marcas que não só atendam suas necessidades, mas também reflitam seus valores e aspirações. Confira spoilers de alguns dos insights que o fundador da Consumoteca leva ao CONAREC.

Valores e Autenticidade:
A Geração Z valoriza a autenticidade das marcas. Para eles, é importante que as empresas demonstrem valores claros e consistentes e que estes sejam refletidos em suas ações e não apenas em discursos de marketing. Michel Alcoforado destaca que essa geração busca por marcas que tenham propósito e se posicionem sobre causas relevantes.

Interação Digital Fluída:
Crescidos na era digital, esses jovens esperam uma experiência digital sem atritos. Eles são nativos digitais e, por isso, têm expectativas elevadas quanto à usabilidade, design e eficiência de plataformas online. Alcoforado aponta que a Geração Z busca por interações intuitivas e resoluções rápidas online.

Personalização e Individualidade:
Essa geração valoriza a individualidade e espera que as marcas reconheçam suas especificidades. Para eles, a experiência de consumo deve ser personalizada, refletindo suas preferências e histórico. Michel ressalta a importância de não tratar a Geração Z como um bloco homogêneo, mas entender as nuances dentro deste grupo.

Valorização das Relações Humanas:
Apesar de serem altamente digitais, a Geração Z valoriza interações humanas autênticas. Eles querem se sentir ouvidos e compreendidos, não apenas por algoritmos, mas também por pessoas reais. Alcoforado destaca que, em momentos críticos, essa geração ainda busca pelo contato humano, seja para resolver problemas ou para obter consultoria.

Consciência Socioambiental:
A sustentabilidade e responsabilidade social são questões de grande importância para a Geração Z. Eles tendem a apoiar e se fidelizar a marcas que demonstram compromisso com o meio ambiente e com a sociedade. Segundo Alcoforado, essa geração é motivada por um forte senso de justiça e espera que as empresas também sejam.

Fonte: Consumidor Moderno
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 05 de setembro de 2023 às 10:55


Após oficializar a abertura de dois novos centros de distribuição (Rio de Janeiro e Recife), Mercado Livre aponta o caminho para o aumento das vendas na Black Friday 2023. De acordo com o marketplace, essa será a maior BF da história da empresa, mesmo com o crescimento de 30% na edição de 2022.
Em comparação com a venda média de produtos no ano, a categoria de eletrodomésticos teve aumento de 38% de compradores.

A fim de explicar o caminho do sucesso para esse ano, Diego Santos e Anna Araripe, diretores do Mercado Livre, apresentaram uma lista de dicas para os vendedores da plataforma. “No ano passado, alguns dos fatores essenciais para o sucesso foram os anúncios do Marcos Mion e o enorme investimento em mídia, tanto em TV como anúncios na rua. E este ano eles continuarão, claro”.


Categorias de sucesso dentro do Mercado Livre

Diego Santos, que é diretor de categorias, apresentou alguns tópicos importantes para se ater no preparo à Black Friday deste ano. Conforme ele apresentou, a intenção de compra por categoria de acordo com a idade do usuário ficou a seguinte:
18 a 29 anos – Moda (71%)
30 a 44 anos – Tecnologia (49%)
50 a 65 anos – Eletrodomésticos (35%)
18 a 29 anos – Beleza e Cuidado Pessoal (34%)


Tecnologia
Em relação à categoria de Tecnologia, Santos disse que os compradores gastam em média 30% a mais na Black Friday – na busca dentro do marketplace, destaque para celulares, notes, relógios e games). “É um público que compra de tudo o que é complementar à categoria de games. Tablets, fones, óculos de realidades virtuais são alguns exemplos”.

Na oportunidade, Anna lembrou que trata-se de categoria (Tecnologia) importante para vender produtos mais premium. “O brasileiro está com um pouco mais de dinheiro no período da Black Friday, por conta do 13º salário, entre outros. E é por isso mesmo que ele busca, na maioria da vezes, pelos lançamentos da categoria.

Moda
Neste setor, os dois executivos concordaram que é preciso trabalhar com atenção as questões de cores e tamanhos dentro do site. “Sempre reforçamos a importância de oferecer o máximo de marcas possíveis, com uma curadoria fina de imagens e descrições”, pontuou Anna. Além disso, frisou que vendedores precisam se atentar às perguntas dos clientes. “Quanto mais rápido a resposta, maior a chance de converter”.

Sobre o preenchimento preciso da ficha técnica do produto, diz que ajuda, inclusive, no ranqueamento do produto dentro do marketplace. “O vendedor não pode, jamais, olhar para as imagens em boa resolução e a preparação dos descritivos e ficha técnica como burocracia”.

Eletrodomésticos
Em comparação com a venda média de produtos no ano, a categoria de eletrodomésticos teve aumento de 38% de compradores. Entre os produtos, os executivos disseram que refrigeradoras e equipamentos de ar e ventilação são destaques. “Percebemos em nossa análise que refrigeradores vendem muito, principalmente no final do ano”, disse Anna. Entre os eletrodomésticos menores, destaque para fritadeiras e aspirador robô.

Beleza e cuidado
Para Santos, a categoria de Beleza e Cuidado tem uma característica em especial: a recorrência, que segue também na Black Friday. “Lembro sempre que os produtos vendidos em kits precisam constar na lista neste período. Para Anna, é preciso se atentar ao aumento das vendas no setor de “perfumes”. 

Ferramentas Casa e Decor
No período da Black Friday, o aumento de pedidos de compra dessa categoria é de 25%. Dentro desse ínterim, destaque para ferramentas não-profissionais, para jardim, mesa e cadeira gamer e colchões e camas. “O cliente que compra um notebook, por exemplo, também leva fone de ouvido, teclado e cadeira gamer. Lembro ainda que colchões e camas são produtos que aumentaram muito as vendas no ano passado”.

Pneus e acessórios automotivos
Sobre os principais motivos para o aumento de venda dos produtos desta categoria, Santos lembrou que as pessoas já planejaram as viagens de final de ano. “É o período que precisam trocar pneus, acessórios, instalar som… Dentro da plataforma há um mecanismo de compatibilidades. Nele, basta colocar ano e modelo do carro para saber se o produto é compatível”. 

Ele disse que essa ferramenta vem se destacando cada vez mais, motivo pelo qual é preciso tomar cuidado na hora de preencher os dados antes de subir o anúncio (principalmente para se destacar nas posições de vendas).


Outros dados da Black Friday

Sobre o que as pessoas buscam durante a Black Friday, Anna afirma que elas optam primeiramente pelo preço (91%), em seguida o frete grátis (70%). “Por isso é preciso pensar na Central de Promoções, ferramenta para promover promoções ao comprador”.

Outro ponto de atenção para os vendedores são as opiniões de outros compradores, fator importante para 42% dos usuários. Cupom de desconto é válido para 46%, enquanto a entrega em até 2 dias é prioridade para 34% – política de devolução é importante para 18% dos consumidores.

Fonte: Ecommerce Brasil