Notícias


Gestão & Liderança Postado em domingo, 29 de março de 2020 às 21:38
Crises normalmente são anunciadas. Mas as súbitas aparecem como acidentes,  nos deixam perplexos, sem ação, nos tiram do sério, os conceitos se perdem, esquecemos até o que sabemos fazer bem, perdemos o sono, o que deteriora mais ainda o dia a dia.  

Começamos a construir este conteúdo apreensivos com o tamanho do impacto do fechamento dos negócios.

Até então não tínhamos a dimensão real das consequências da parada. Mas este conteúdo já estava concluído.

Como é da nossa característica, resolvemos por questão de prudência, aguardar um pouco para a sua divulgação. O nosso mundo é outro,  não é da comunicação tradicional, de produzir notícias a cada minuto.   

Desde então MERGULHAMOS NO MUNDO REAL e começamos a auxiliar o pequeno empreendedor a fazer contas e PROJETAR O FLUXO DAQUI PARA DIANTE.

Confesso que o tamanho da minha apreensão só aumentou ao montar os novos cenários financeiros. O prejuízo é de uma magnitude respeitável e já foi determinado. Diametralmente volta o bom senso, e, neste período, observamos uma guinada para a volta do juízo, enfim o equilíbrio.

Desde o início da semana, mergulhamos num mundo surreal, inimaginável.  Na oportunidade repassamos uma informação qualificada de cientistas renomados, publicado pelo Brazil Journal,  e na oportunidade externamos a nossa opinião acerca de abordagem vertical e cirúrgica em relação a  ameaça presente,  para evitar danos de uma grandeza incalculável para uma economia combalida. Tudo é muito rápido e hoje uma grande corrente adere a este conceito.

É muito difícil e perfeitamente compreensível para o empreendedor do  pequeno varejo analisar números e traçar uma estratégia. O foco se concentra no que é crítico: vendas, produto e compra. Diante desta situação os desafios de ter clareza e tomar ações corretas se acentuou e se alastrou para a grande maioria. 

Independente do porte, valem os mesmos conceitos. Direcionamos especialmente esta matéria ao grande universo dos pequenos empreendedores com as suas lojinhas de roupas, sapatos, magazines, etc... Os negócios médios e maiores com capacidade administrativa de manter controles financeiros e competência para traçar cenários, a situação atenua, mas a natureza do desafio é a mesma.

Queremos lançar luz no simples, no óbvio naturalmente ao abrigo de conceitos.

Iniciamos no fundamental, que é a nossa condição mental para manter o equilíbrio e foco.

Nestes aproximados 40 anos juntos, nada mais justo investirmos um tempo para ajuda-lo para com clareza focar as ações mais assertivas.

U M A  S E M A N A  P A R A  L Á  D E  D I F E R E N T E

O momento requer que façamos a conexão dos fatos amplamente divulgados com a nossa realidade, aquela do dia a dia dos envolvidos tocando os seus negócios. Mas abruptamente tudo foi interrompido, tudo parou para uma maioria e somente uma minoria continua trabalhando.  A retomada da máquina, começa pelo varejo, para chegar a toda a cadeia. Não só o Brasil parou, com raras exceções o mundo parou.  De um modo geral todos estão aflitos e se juntam a fileira dos que querem ver uma luz à frente.

Cada um tem o seu jeito de reagir diante das situações. Até ontem as dificuldades eram aquelas naturais, os desafios eram superados com mais ou menos sucesso, mas enfim andando... Mas agora parou e jamais tinha parado antes. Todas as experiências internadas até então pouco valem. Sim, sobrevivemos a planos, inflação alta, retenção de poupança, e  o vai e vem de muitos planos.  Todas estas situações nos forjaram e nos ensinaram a lidar com as adversidades num escopo mais amplo, mas jamais com o alcance que está sendo exigido agora. Enfim, uma nova e indesejável experiência  Em suma, as ferramentas da nossa caixa não servem para a situação atual.

Para todos nós indistintamente parados ou em ritmo lento, a primeira orientação é de mantermos equilibrados e focados.

CABEÇA FRIA E BOA

Temos em comum o tempo suficiente e disponível para nos situar, assumir o controle da situação, montar uma estratégia e agir.

O passado nos ensinou que em desequilíbrio e em situação de pânico, não chegaremos a lugar algum, sem contar que subtraímos tempo útil  para fazer o que precisa ser feito. Se ligue, são duas perdas.

Destacamos 4 passos importantes e convidamos vocês a seguirem o caminho conosco e participarem deste momento. Fiquem a vontade para voltar aos passos e ir assimilando, assim como para seguir em frente no seu ritmo.

__ SITUE-SE; 
__ VOCÊ ESTÁ NO COMANDO;
__ MONTANDO A ESTRATÉGIA;
__ MÃOS À OBRA, AJA!

Autoral NEORI MOLTER
Gestão & Liderança Postado em domingo, 29 de março de 2020 às 21:30
        → Não perca mais tempo

Valem os velhos ditos:  “quem não sabe onde está não chegará a lugar algum”  -  “Diagnósticos equivocados levam a lugares distantes do alvo”

            ○ Você já leu e escutou o suficiente,  já sabe o que está acontecendo, pois bem, para de se contaminar;

            ○ Não é hora de se deixar influenciar e ter dúvidas quanto as autoridades constituídas, duvidar das orientações oficiais e dar “ouvidos” ao que não tem nada a ver com o  seu negócio.  Agora não, por favor, NÃO DESPERDICE TEMPO.

            ○ Se você tem negócio, dedique-se exclusivamente.  ELE CLAMA POR VOCÊ.  Proteja a vida dele. A sua lucidez salvará a sua família e esperanças de muitos dos seus.

            ○ O negócio não pode esperar. A realidade é que o mercado parou e tudo que achamos acerca da situação é pura perda de tempo, pois  fazem parte do conjunto de VARIÁVEIS SOBRE AS QUAIS NÃO TEMOS CONTROLE.

        ○ Vamos adiante e AGIR SOBRE O QUE ESTÁ AO NOSSO ALCANCE, enfim, as variáveis que estão no nosso controle.


    → Mente clara para responder aos desafios

“Estresse é inevitável. O bom, vai ser positivo para enfrentar a batalha, o ruim, vai debilitá-lo”

            ○ Como a situação está posta, o mundo se tornou plano. Ele está sendo igual para todos. Encontramos assim o primeiro ponto positivo de todo este imbróglio.

            ○ O seu negócio, para continuar saudável e sair desta, precisa da sua mente clara. Ela vai fazer você enxergar com clareza e ser assertivo no ataque as prioridades.

            ○ Talvez você seja do meu grupo, que precisa se preservar. Eis uma oportunidade única, conclamo-o a pensar,  quem vai lhe dar em tempos de normalidade UMA NOVA QUARENTENA para você pensar como se adequar e já sonhar com a travessia e o futuro.  Acabamos de encontrar o segundo ponto positivo.


    → Vire a chave

O milenar ideograma Chinês está ATUAL como nunca: 
"JUNTE CRISE COM OPORTUNIDADE.
Acredite nele. Mas antes trate de sobreviver."

        ○ Na real, você está diante de uma oportunidade de ajudar o seu negócio e junto com ele, crescer pessoalmente. Não é maravilhoso. Pois vejamos:
                    • A qualidade da sua decisão está diretamente ligado a como você responde a um desafio como o presente. Reflita, você passou por tantos outras situações. Qual foi a sua resposta ao stress?  sentiu-se  ameaçado ou desafiado? Se conseguiu transformar  uma ameaça em um desafio, reuniu forças e fez a travessia, ótimo. Você está com mais da metade do caminho percorrido para vencer. Este será o stress bom, com um pensamento positivo, que vai deixa-lo esperançoso, excitado, confiante e capaz.  Este é o  DNA de enfrentamento e de fazer e é excelente às circunstâncias. Vamos lá, não entre no jogo ansioso, temeroso, incerto e incapaz.  Se esta situação te aflige, PARE E ACREDITE,  você está vivo aqui e agora e os seus problemas são iguais a tantos outros. Lembre que o universo te manda PROBLEMAS que você tem condições de resolver.  Costumo afirmar com muita frequência, AGRADEÇA TODOS OS DIAS PELOS PROBLEMAS QUE VOCÊ TÊM, E OS NOVOS QUE ESTÃO POR VIR. Esta é sua missão.

        ○ É de senso comum que VOCÊ É O QUE PENSA. O pensamento é UM ingrediente somente da fórmula para fazer o bolo, a não ser que você opte por ser pensador, filósofo, etc... Não é o caso. Junte ao Pensar, a Fé,  Vontade e Atitude para colocar o que pensa em prática. Assim além de melhorar o seu bem estar e de todas as pessoas que dependem e te admiram, você invariavelmente vai colher os frutos do sucesso.

Vamos seguir?

__ VOCÊ ESTÁ NO COMANDO


Autoral NEORI MOLTER