Economia & Atualidade
Postado em terça-feira, 31 de outubro de 2023 às 11:11
Empresas se destacam em proporcionar experiências inclusivas aos consumidores.
Promover a acessibilidade digital é uma estratégia importante para as empresas que buscam atender a um público diversificado e promover um ambiente de compras inclusivo. A 2ª edição do Ranking de Acessibilidade Digital, conduzida pela Yaman, revelou quais as empresas que lideram o caminho em termos de oferecer experiências acessíveis aos consumidores em e-commerces. , Latam e Enjoei conquistaram as três primeiras posições, destacando-se como as plataformas mais acessíveis do Brasil.
Com base nas diretrizes da Web Content Accessibility Guidelines (WCAG), um padrão internacionalmente reconhecido, o ranking classificou as empresas em uma escala de zero a 10. O Airbnb obteve a maior pontuação, com 9,82, seguido pela Latam, com 9,65, e Enjoei, com 9,51. Curiosamente, o Airbnb não estava entre os líderes no ano anterior, assim como a Latam e Enjoei. Isso destaca uma evolução e um grande comprometimento dessas empresas com a acessibilidade digital.
Apple e Amazon Brasil se mantêm fortes
A Apple, que liderou o ranking em 2022, agora ocupa a quarta posição, com uma avaliação de 9,47, seguida pela Amazon Brasil, com 9,35. Essa mudança no top 5 demonstra a competição acirrada no mercado para aprimorar a acessibilidade digital e proporcionar experiências inclusivas aos consumidores.
Acessibilidade digital na Black Friday
Este ranking anual é particularmente relevante para empresas e consumidores quando se aproximam eventos de grande importância no calendário de compras, como a Black Friday e o Natal. As expectativas são elevadas para 2023, após uma queda de 28% nas vendas online em 2022 em comparação com o ano anterior. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico prevê um aumento de 10% nas vendas para este ano.
Andrey Coelho, CEO da Yaman, ressalta que o ranking atua como uma bússola de acessibilidade, orientando tanto as empresas quanto os consumidores. Cerca de 24% da população brasileira possui alguma necessidade de acessibilidade, e o ranking visa aperfeiçoar a jornada de compra online para esse público. “É importante ressaltar que nosso objetivo não é classificar as melhores e piores empresas no comércio eletrônico, mas sim testar a experiência real em termos de acessibilidade”, observa.
Diretrizes do ranking: foco na jornada de compra
O estudo avaliou exclusivamente as versões web das plataformas e concentrou-se na jornada de compra, desde a tela inicial até a conclusão do pedido. Plataformas que interromperam essa jornada receberam reduções significativas em suas pontuações, e, em alguns casos, a nota zero foi atribuída devido à falta de princípios e métodos de acessibilidade. As diretrizes do WCAG, que abrangem uma variedade de deficiências, serviram como base para essas avaliações.
Acessibilidade digital é essencial
A acessibilidade digital é essencial se tomamos como base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles indicam que aproximadamente 45 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, Atualmente, está em tramitação no Senado Federal o Projeto de Lei 1090, que tem em vista aprimorar a acessibilidade na web. O Ranking de Acessibilidade Digital serve como um convite à reflexão sobre a importância de tornar as experiências online mais inclusivas para todos os consumidores.
Abaixo, confira os 10 primeiros do ranking:
Fonte: Consumidor Moderno