Notícias


Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 18 de março de 2024 às 10:48


O consumidor brasileiro já está pesquisando presentes para o Dia das Mães desde fevereiro. É o que aponta o Radar Simplex. Segundo a empresa pesquisadora, o levantamento monitora as buscas realizadas por consumidores nos maiores e-commerces do país — e a data comemorativa ficou no topo dos dez termos mais buscado na Internet, com uma alta de 6.797% em comparação a janeiro.

Entre os produtos que aumentaram em pesquisas para o Dia das Mães, destaque para chuveiro elétrico (+682%), piscina (+461%) e ar-condicionado (+375%)

Grande parte do tráfego, como afirma o estudo, é proveniente exclusivamente do site Shopee. Para João Lee, CEO da Simplex, isso pode explicar a causa de tanta antecedência para as compras para o Dia das Mães. 

"O consumidor está não somente de olho em produtos importados mais baratos, como se antecipando aos prazos de entrega mais dilatados característicos de plataformas chinesas." Diz João Lee, CEO da Simplex


Atrasos da China

De acordo com o Atualmente, o prazo médio de entrega de encomendas internacionais pela Shopee é de 30 a 50 dias corridos, segundo o próprio site. “Atraso na entrega de pedidos costuma ser uma queixa recorrente em quem compra neste tipo de varejo. O brasileiro mostra que está se prevenindo a possíveis transtornos e, claro, preocupado em garantir bons preços”, explica o executivo da Simplex.

Lee também reforçou as questões do conflito no Mar vermelho, decorrente de ataques vindos por rebeldes Houthis, do Iêmen. Para ele, tais problemas já têm impactado em preços de frete e prazos para quem importa produtos chineses.


Busca por celular Xiaomi

Na vice-liderança do Radar Simplex de fevereiro, a procura por smartphones Xiaomi aumentou 1.138% em relação a janeiro. Lee observa que esse crescimento pode ser um reflexo do lançamento da marca, o Xiaomi 14 Pro.

Como já percebido um verão de altas temperaturas, itens como chuveiro elétrico (+682%), piscina (+461%) e ar-condicionado (+375%) também apresentaram evolução em comparação ao mês anterior.

Veja a seguir o ranking completo dos dez termos que mais despertaram o interesse do brasileiro para o Dia das Mães de acordo com o relatório. A referência ao lado dos produtos é sobre o crescimento das buscas de janeiro para fevereiro. 

1 – Dia das Mães (+6.797%);
2 – Xiaomi (+1.138%);
3 – Chuveiro elétrico (+682%);
4 – Piscina (+461%);
5 – Stitch (+460%);
6 – Ar-condicionado (+375%);
7 – Cachorro (+345%);
8 – Impressora (+230%);
9 – Fogão 4 bocas (+104%);
10 – Smartphone (+93%).

Fonte: Ecommerce Brasil