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Economia & Atualidade Postado em terça-feira, 12 de julho de 2022 às 10:01


Para a Abicalçados, os resultados indicam uma recuperação do período pré-pandemia.

As vendas de calçados produzidos no Brasil para o exterior atingiram 75 milhões de pares entre janeiro e junho deste ano, gerando US$ 651,6 milhões. Segundo os dados foram divulgados nesta segunda-feira (11) pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), houve incremento de 31,3% em volume e de 67,5% em receita no comparativo com o primeiro semestre de 2021.

O Rio Grande do Sul respondeu por 46% do total gerado pelas exportações de calçados, sendo o maior exportador do setor. No primeiro semestre, saíram das fábricas gaúchas 21,67 milhões de pares, que geraram US$ 299,4 milhões, altas de 54,3% em volume e de 79,5% em receita em relação aos primeiros seis meses de 2021.

Pegando os dados apenas de junho, as exportações nacionais somaram 10,7 milhões de pares e US$ 112,9 milhões, altas tanto em volume (+37,6%) quanto em receita (+72,5%) na relação com o mesmo mês do ano passado.

Para o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, os resultados indicam recuperação plena do período pré-pandemia, em 2019. “O semestre situou-se 35,6% e 30,9% acima do mesmo período de 2019, em valor e pares”.

Ferreira ressalta que as exportações estão sendo impulsionadas, principalmente, pelos Estados Unidos e por países vizinhos, caso do Chile. “Os Estados Unidos, o principal destino das exportações de calçados, já dobraram o volume importado. Já no caso do Chile, nossos embarques para lá já aumentaram quase 120% no semestre”.

Os Estados Unidos foi o principal destino dos calçados brasileiros no primeiro semestre, importando 11,94 milhões de pares. As vendas ao país geraram US$ 181,8 milhões, o que representou incremento de 88% em volume e 106,7% em receita na relação com o mesmo período do ano passado.

O segundo destino do calçado exportado foi a Argentina. No semestre, foram embarcados para lá 8,2 milhões de pares por US$ 90,67 milhões, incrementos de 61,2% em volume e 88,3% em receita na relação com o intervalo correspondente de 2021.

No terceiro posto aparece a França. Nos seis meses, os franceses importaram 4,6 milhões de pares, pelos quais foram pagos US$ 36,8 milhões, altas de 36,8% e 31,6%, respectivamente, ante o ano passado.

A surpresa da lista de destinos é o Chile, que passou de 9º destino em 2021 para 4º destino no primeiro semestre deste ano. Nos seis meses, foram exportados para lá 1,4 milhão de pares, que geraram US$ 36,8 milhões, incrementos de 99,2% em volume e 119,7% em receita no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Fonte: Jornal do Comércio