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Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 04 de março de 2024 às 10:32


Segundo a projeção feita pela Associação Brasileira de Supermercados(ABRAS), o consumo na Páscoa 2024 deve aumentar de 13% a 15% em volume em comparação a 2023. Outra expectativa é em relação a uma média de 20% de aumento nos preços dos ovos de Páscoa.

Marcio Milan, vice-presidente da entidade, apontou “o que reforça este crescimento esperado é que as empresas se planejam melhor para a data este ano. Além disso, percebemos mais lançamentos de produtos.”

De acordo com Milan, a Páscoa de 2023 teve um ótimo desempenho. Este ano, pela data em que será o feriado, a Abras estima uma procura ainda maior porque pagamentos (como o do Bolsa Família, por exemplo) já terão sido feitos. 

Existem outros fatores que contribuem para o otimismo do setor, como o pagamento de R$ 28 bilhões em PIS/Pasep no primeiro trimestre, que é R$ 3 bilhões a mais que no calendário do mesmo período do ano passado. É importante mencionar também os pagamentos de precatórios a partir de fevereiro, que serão R$ 31 bilhões.

Também é esperado um aumento no consumo de bebidas e alimentos. As maiores altas em volume devem ser nos seguintes itens:
- Ovos de galinha (+16,7%);
- Peixe congelado (+13,9%);
- Bacalhau (+12,9%);
- Azeite (+24,7%) - puxando a alta para o almoço do feriado em relação ao ano anterior.

Fonte: Mercado & Consumo