Notícias


Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 15 de janeiro de 2024 às 15:43


Recentemente, o Instagram lançou o “Vem na Trend 2024”, conteúdo que traz os resultados sobre as tendências que a Geração Z vai viver em relação à cultura global neste ano.

Mais de 1/4 dos jovens da Geração Z planeja descobrir um perfume ou fragrância exclusiva que expresse sua personalidade em 2024

Em parceria com a WGSN, o estudo compartilha os resultados de uma pesquisa abrangente que analisa as tendências da Geração Z no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Índia e Coreia do Sul. 
Entre as tendências importantes para a Geração Z, o destaque engloba as áreas de moda, beleza, redes sociais, namoro, amizades e muito mais.

Confira a seguir os dados apresentados no relatório do Instagram, plataforma considerada como canal preferido das PMEs:


Moda & Beleza

A Geração Z está refletindo bastante sobre moda sustentável e veremos mais sobre isso em 2024. É bem provável que eles comprem menos itens novos, repitam roupas e façam compras de comércios locais. As 5 principais práticas de moda sustentável que veremos na Geração Z no próximo ano incluem:

– Comprar menos roupas;
– Repartir looks;
– Apoiar o comércio local;
– Economizar comprando itens de segunda mão, tanto online como em lojas físicas.


Top 5 Tendências de moda globais em 2024

– Se vestir de forma mais modesta;
– Estilo vintage, econômico ou herdado;
– Ser mais sustentável repetindo roupas;
– Usar roupas de novas e inusitadas maneiras;
– DIY (Do it yourself), ou em português “Faça você mesmo!”.


Moda confortável

A moda e a beleza terão tudo a ver com individualidade. Afinal, quase 1/3 da Geração Z afirma que será mais criativo na forma de se vestir, assim como descobrirá seu perfume característico e sua própria estética individual.
À medida que identificam a sua estética individual, a Geração Z vai procurar encher seus armários com roupas com as quais se sintam bem. As pessoas nos países pesquisado concordam que desejam que as suas escolhas de vestuário expressem que elas se sentem confortáveis.

Observou-se que os entrevistados escolheram ‘Um novo penteado’ como dica de beleza favorita que aprenderam nas redes sociais, seguida de ‘Cuidados com a pele’.
Por outro lado, as sobrancelhas raspadas estão fora de moda, com a Geração Z afirmando que querem deixar essa tendência de beleza no passado.
Os perfumistas devem estar nos holofotes em 2024 também, já que mais de 1/4 dos jovens planeja descobrir um perfume ou fragrância exclusiva que expresse sua personalidade.


Redes sociais

A Geração Z pretende priorizar conexões significativas em 2024, em 1º lugar planejando usar as redes sociais para manter contato com seus amigos e familiares. Em segundo lugar ficou se manter por dentro das tendências (moda, música, tecnologia).
Quando questionados sobre como usam o Instagram para se aproximar dos outros, as principais maneiras foram: curtir os stories de alguém, enviar um reels ou meme pelas DMs e curtir um post no feed.

Falando em Brasil… De todos os países que participaram da pesquisa, a Gen Z brasileira é a única que se destacou por querer usar as redes sociais para ficar por dentro das tendências, de moda e tecnologia, por exemplo, (25,6%) em 2024. Já outros países, como os EUA, disseram que vão procurar manter contato com a família e amigos (26,4%).
42% da Gen Z brasileira leva em conta o interesse de outra pessoa por memes ao analisar se tem alguma conexão com ela. Mundialmente esta porcentagem é menor (30%).


Namoro e amizade


As principais maneiras pelas quais a Geração Z paquera com seu interesse romântico no Instagram incluem curtir os stories, marcar alguém nos stories ou foto e adicionar alguém à sua lista de amigos próximos.
Os jovens estão mais solteiros do que nunca. Isso porque 63% dos entrevistados se declaram sós, algo que não deve mudar isso tão cedo. Trata-se de sua principal prioridade de relacionamento para 2024 ‘fortalecer os relacionamentos atuais’.
Depois de conhecer alguém novo, 28% dos Gen Zs dão o primeiro passo trocando follows no Instagram em vez de trocar números de telefone.


Brasileiros em destaque

Já os brasileiros demonstraram ser os mais corajosos, sendo os mais propensos entre todos os países pesquisados ​​a ‘responder ao stories de um crush’.
De todos os países que participaram da pesquisa, os Gen Z brasileiros são os que mais consideram deletar ou apagar fotos com o ex no caso de ficar solteiro (32%).
Os jovens brasileiros foram os que mais declaram procurar alguém com quem podem ser eles mesmos (51,3%).


Tô fora

Sobre motivos para não gostar de alguém, “mastigar com a boca aberta” foi a principal escolha em todos os países. Globalmente, os 5 principais motivos em todos os países pesquisados foram:

– Mastigar com a boca aberta;
– Mal humor ou gosto ruim para memes;
– Unhas sujas;
– Usa voz de bebê;
– Segue seu ex no IG;

Quando questionados sobre o que mais valorizam nos seus amigos, a principal resposta foi: “Poder contar qualquer coisa”. No Brasil, os jovens seguem essa tendência seguido de “compartilhar os mesmo hobbies e interesses” e depois por “sentir que os amigos os entendem melhor que outras pessoas”.


‍Estilo de vida

O próximo ano será definido como a era de crescimento da Geração Z, com muitos se concentrando no autoaperfeiçoamento e no desenvolvimento pessoal. Principais desejos da Geração Z para 2024:

– Autoaperfeiçoamento ou Desenvolvimento;
– Sorte;
– Ser mais ‘eu mesmo’;

A Geração Z é uma geração de empreendedores, com 1 em cada 3 afirmando que a melhor maneira de alcançar riqueza é através de alguma forma de trabalho autônomo.
As três principais prioridades da Geração Z para 2024 são “permanecer saudável” (fazer exercício regularmente, comer de forma saudável, etc.), explorar um plano de carreira e viajar.


️Gastronomia

A Geração Z está interessada em experimentar novos tipos de alimentos e ingredientes, com 45% afirmando estar interessado em consumir produtos veganos e 42% afirmando estar interessado em experimentar carne vegetal.


 Celebridades

Além disso, a Geração Z sabe o que significa ser dividir um interesse em comum, com 75% deles pertencentes a um fandoms. Os principais fandoms em todo o mundo estão relacionados a:
– Programas de TV;
– Música/cantores/bandas;
– Videogames.

A maioria dos Gen Zs relata que já enviou uma DM para um famoso no Instagram, expressando que enviar esse DM é a melhor maneira de mostrarem seu apoio e carinho por um ídolo.
No Brasil, 68,3% dos jovens contaram que já enviaram uma DM para uma celebridade!


Ativismo

Quando questionados sobre ‘qual você acredita ser a melhor maneira de fazer mudanças’, a Geração Z se dividiu quase igualmente entre ‘votar’ e ‘fazer ativismo nas redes sociais’.

Fonte: Ecommerce Brasil
Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 11 de dezembro de 2023 às 15:41


Maior variedade de tipos de negócios e internacionalização de marcas são algumas das tendências apontas pelo consultor.

O Franchising no Brasil se mostra um setor cada vez mais vibrante e com claro potencial para ir ainda mais longe. Embora eu não disponha de uma bola de cristal, minha longa experiência nesse mercado me permite arriscar umas tantas previsões do que acredito ocorrerá com ele em 2024 e nos anos seguintes:


1. O figital se consolida

Cada vez mais, a tecnologia terá um papel primordial nas franquias de todos os ramos. Com a evolução digital, mais e mais franqueadores vêm abraçando soluções tecnológicas para simplificar e agilizar operações, enriquecer a experiência do cliente, expandir as possibilidades de venda e levar a gestão de cada franquia e da rede como um todo a um novo patamar.

Em 2024 e nos anos que se seguem não será surpresa vermos mais e mais franquias nas quais os ambientes físico e digital se integrarão para melhorar a vida de todos e ampliar os resultados. Muitas redes já estão desenvolvendo aplicativos próprios e adotando sistemas de gerenciamento avançados. E outras trilharão o mesmo caminho.


2. O verde ganha mais relevância

O compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social tende a ganhar ainda mais força. O ESG passará a fazer parte do dia a dia de um número crescente de redes, levando uma parcela significativa do mercado a práticas mais sustentáveis, o que ajudará a construir um mundo melhor.

Não que o lucro tenha deixado de ser importante, ou venha a se tornar irrelevante. Afinal, empresa que não gera lucros não sobrevive. Porém, mais e mais empresas franqueadoras vêm se dando conta de que não basta apenas buscar o lucro, mas também construir relações de confiança e respeito com seus franqueados e com as comunidades nas quais suas marcas estão inseridas.


3. Mais variedade

Não faz muito tempo, quando se falava em Franchising, a maioria das pessoas só conseguia pensar em foodservice, cursos de idiomas, cosméticos e perfumes, moda e pouca coisa mais.

De alguns anos para cá, esse cenário vem se alterando e hoje há uma infinidade de tipos de negócios ampliando sua ocupação de mercado via concessão de franquias. Minha equipe e eu estamos, neste momento, trabalhando na criação de franquias de conceitos de negócios que nem mesmo em sonho um dia imaginei que poderiam existir. E muito menos que meu time e eu estaríamos envolvidos em seu desenvolvimento e expansão.

Eu adoraria poder contar ao leitor de alguns desses projetos – em especial de um deles, que me empolga bastante - mas estou impedido por contrato. E não tenho dúvida de que muitos outros negócios inovadores vão surgir nesse mercado no ano que vem e nos anos por vir. Se Deus quiser, comigo e minha trupe participando de alguma forma de todos eles.


4. Adoção acelerada de tecnologias de ponta

A adoção de tecnologias inovadoras, como inteligência artificial, realidade aumentada e blockchain já vem ocorrendo no mundo do Franchising brasileiro e tende a se intensificar.

Eu mesmo sou sócio “mixuritário” numa startup de tecnologia que desenvolveu uma plataforma que usa inteligência artificial para recomendar ações de Marketing super personalizadas e dirigidas, a qual foi criada com o propósito de democratizar o acesso à IA, deixando-a ao alcance, não apenas de grandes corporações, mas também de uma pequena franquia que funcione numa cidadezinha do interior.

Essa e muitas outras ferramentas tecnológicas têm o condão, não apenas de melhorar a eficiência do negócio, mas também de permitir a criação de experiências únicas para os clientes e de garantir maior segurança e transparência nas operações. E tenho certeza de que em 2024 testemunharemos muita evolução no seu uso.


5. Avançando para além-fronteiras

A expansão internacional das franquias brasileiras, que teve início há alguns anos e veio evoluindo de forma tímida, aos poucos vai se acelerando e se mostrando uma tendência promissora. Graças à ampla divulgação do sucesso de negócios bem brasileiros em outras paragens, nossos franqueadores parecem estar deixando para trás o medo de avançar além-fronteiras e passam a olhar para mercados internacionais, especialmente os nossos vizinhos de continente, Portugal e outros tantos, como uma nova oportunidade a ser explorada, com boas chances de sucesso.

Por isso mesmo, acredito que, em 2024 de nos anos seguintes, veremos mais marcas brasileiras cravando suas bandeiras em outras terras.

Concluindo, o Franchising no Brasil amadureceu e vem evoluindo cada vez mais rápido. No fundo, apenas um reflexo das transformações que vêm ocorrendo em nossa sociedade, em nossos hábitos de consumo e em nossa visão de mundo. Certamente, ainda há muito a evoluir e, por isso mesmo, estamos diante de um futuro empolgante, no qual inovação, ousadia e responsabilidade caminharão lado a lado para colocar o Brasil numa posição ainda mais elevada do ranking global das franquias.

Fonte: Exame