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Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 25 de março de 2024 às 14:46


Com expectativa de crescimento em 2024, a Páscoa pode ter resultados expressivos. A data comemorativa deve ser responsável por R$ 4,2 bilhões em compras. Os dados são de uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) em conjunto com o Instituto Datafolha.

De acordo com o levantamento, o ticket médio das compras ficará em R$ 156, com destaque para ovos de páscoa, chocolates e outros produtos nacionais relacionados com a data. Na intenção de compra, 56% declararam que pretende consumir no período.

Um ponto de atenção da pesquisa é a preferência de nove em dez consumidores pela loja física no momento de comprar para a Páscoa. Somente 7% afirmam que utilizaram o e-commerce para tal.

Em termos de gastos, 36% acreditam em valores maiores neste ano. Por outro lado, 31% planejam investir similar a 2023 e 30% pretendem diminuir os gastos com a Páscoa.


Produtos

Os ovos de páscoa são a prioridade para 64% dos brasileiros para a data, como é tradição. A lista é composta também pelas categorias:

- Bombom - caixas ou bombons soltos (23%)
- Barras de chocolate (16%)
- Tabletes de chocolate (4%)
- Balas/doces (3%)
- Caixa de chocolate (2%)
- Cesta de páscoa, pelúcia e roupas (1%).
A opção de Outros/Não sabem conta com 6% das escolhas da pesquisa.


Pagamentos

Os cartões de crédito ou débito são opção de 51% dos consumidores nesta Páscoa, com o segundo sendo o mais utilizado (29%) e o primeiro (22%) também com destaque. O uso de dinheiro (36%) e Pix (34%) também são citados, enquanto 1% afirmam não saber.

Fonte: Ecommerce Brasil
Economia & Atualidade Postado em segunda-feira, 25 de março de 2024 às 14:40


Produtos populares, setores em destaque e métodos de pagamento preferidos revelam o panorama lucrativo da Semana do Consumidor. 

A Semana do Consumidor, celebrada anualmente, tem se tornado um marco significativo no calendário do varejo, tanto físico quanto online, e resultado em expressivo faturamento. Este período, que oferece aos consumidores uma série de promoções e campanhas, tornou-se um momento crucial para os clientes aproveitarem ofertas e para as empresas impulsionarem suas vendas. Em 2024, as pequenas e médias empresas que operam no comércio eletrônico conseguiram um valor expressivo de R$ 88 milhões. O resultado representa um aumento de 44% em comparação com 2023, quando o faturamento atingiu R$ 61,2 milhões.

Dados apresentados por uma pesquisa conduzida pela Nuvemshop apontam que o faturamento das lojas online na Semana do Consumidor foi alcançado graças às vendas e campanhas realizadas ao longo dos dias que compõe a data e, especialmente, no próprio Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março. Do R$ 88 milhões arrecadados este ano, R$ 16 milhões foram obtidos apenas no dia 15. Além disso, o estudo mostra que, entre 11 e 17 de março, foram vendidos aproximadamente 1,3 milhão de produtos, um aumento de 30% em relação ao ano anterior.

De acordo com Daniela Spinardi, diretora de Pequenas e Médias Empresas da Nuvemshop, os consumidores estão cada vez mais conscientes das datas importantes para o varejo e esperam por esses momentos para realizar suas compras.

“É extremamente importante para os varejistas aproveitarem essas datas para atrair os clientes através de suas campanhas promocionais, convertendo ainda mais vendas. A análise do comportamento do consumidor é outro ponto que vale a atenção dos empreendedores, pois com isso é possível realizar as melhores estratégias em sua loja online e aproveitar a oportunidade da data para fidelizar clientes também”, comenta Daniela.


Tendências e insights do mercado online

Os itens mais populares incluíram produtos devocionais, granola, creatina, artigos para cabelo e perfumes. Os setores que mais contribuíram para o faturamento da Semana do Consumidor foram moda, saúde e beleza, e acessórios, com respectivamente R$ 29 milhões, R$ 8 milhões e R$ 5,5 milhões.

O valor médio das compras realizadas foi de R$ 244 durante esse período. O cartão de crédito permaneceu como o método de pagamento mais utilizado, representando 49% de todas as transações. O Pix, que no ano anterior representava 34% do total, alcançou 42,5% em 2024. Sendo assim, se consolidou como o segundo método de pagamento mais popular para compras online.

Quanto aos estados que mais contribuíram para o faturamento, São Paulo liderou a lista com R$ 42,5 milhões, seguido por Minas Gerais (R$ 8 milhões), Rio de Janeiro (R$ 6,5 milhões), Santa Catarina (R$ 6,2 milhões) e Paraná (R$ 4,5 milhões). O engajamento dos consumidores nas vendas online foi visto como um fator fundamental para o sucesso durante a data. Estratégias como descontos progressivos e frete grátis foram um diferencial para os resultados.

Fonte: Consumidor Moderno