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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 31 de outubro de 2023 às 11:20


Estratégias de marcas de diferentes segmentos exploram anúncios, tecnologia e promoções para alcançar consumidores.

Os preparativos das marcas para a Black Friday estão a todo vapor. Com menos de um mês para a chegada de uma das datas mais importantes do ano para o varejo e para os consumidores, é preciso equilibrar não só o bolso como as expectativas. Segundo levantamento da consultoria GfK, 80% dos consumidores brasileiros pretendem ir às compras na Black Friday de 2023. O número representa uma queda na comparação com o ano anterior, que apontava 90%.

Além disso, 52% dos consumidores apresentem gastar o mesmo valor que consumiram na data do ano anterior. Para esse ano, 85% pretendem aproveitar a Black Friday para comprar presentes de Natal – também uma queda em relação a 2022, que foi de 90%.

No entanto, uma pesquisa interna do Google aponta que, este ano, o consumidor está mais interessado na Black Friday. No terceiro trimestre de 2023, as buscas pela data aumentaram 114% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa é uma oportunidade para que empresas de diferentes segmentos explorem novas possibilidades para criar ofertas e experiências que complementem a vida e o bolso do consumidor.


Busca e demanda

Para a Electrolux, a chave para a campanha da Black Friday de 2023 está na Inteligência Artificial. A empresa pretende ampliar a utilização da ferramenta Search Booster do Google para apresentar a marca para consumidores que pesquisam na ferramenta de busca de forma genérica, por exemplo, por meio da palavra “geladeira” ou “máquina de lavar”.

“Estudos recentes do Google mostram que a categoria de Eletrodomésticos é a terceira categoria mais desejada pelos brasileiros na Black Friday de 2023 e, por isso, nossa expectativa é bastante positiva”, define Gabriel Gomes, diretor de D2C da Electrolux para a América Latina. “O foco da nossa estratégia é justamente aproveitar estes momentos de crescimento de demanda e intenção de compra para conquistar o consumidor no início de sua jornada de compra”.

No ano passado, o maior desafio da Alura – maior escola especializada no segmento de tecnologia do país –, para a Black Friday era superar a campanha de 2021, quando a empresa bateu o recorde de vendas do ano. Segundo Júlia Chagas, diretora de Marketing e Student Experience da Alura, entender o comportamento e a jornada de compra do consumidor foi essencial para pensar na estratégia.

O resultado foi que, com uma campanha criada em parceria com o Google, a Alura atingiu um novo recorde de vendas durante a Black Friday de 2022: as buscas pela empresa cresceram em mais de 80% na comparação com o ano anterior.

“Sabemos que as pessoas não decidem estudar do dia pra noite, e o quanto a decisão de compra de uma matrícula em um curso pode ser demorada e que precisa mesmo de ponderação e assertividade”, explicou a executiva durante uma mesa redonda promovida pelo Google Brasil.

“Por isso, construímos uma estratégia para apresentar a Alura para pessoas que se interessam por tecnologia e temas correlatos, mas que ainda estavam indecisas e reforçar a marca meses antes da Black Friday, tanto para atrair novos consumidores quanto para reforçar atributos e diferenciais da empresa para quem já a conhecia”, revela Júlia Chagas.


Promoções a mil

Se por um lado a estratégia é investir nas ferramentas de busca, por outro é investir em anúncios para que as promoções alcancem os consumidores na Black Friday. É o caso da distribuidora da Nike no Brasil, a FISIA. A expectativa da empresa é manter o patamar de vendas durante o evento.

Para isso, irá apostar em anúncios ao longo do mês de novembro para explicar aos clientes da marca seus benefícios e descontos. Trata-se de uma estratégia semelhante à trabalhada na Black Friday do ano passado, como explica Fábio Angelis, head de Business, Media Performance e CRM da FISIA.

“Sempre buscamos entender qual o comportamento de cada consumidor para que consigamos entregar o que ele precisa por meio de ofertas de produtos que estejam alinhadas ao seu histórico de compras, bem como o acesso a produtos, conteúdos e eventos exclusivos para membros. Nesta Black Friday, queremos continuar investindo em uma comunicação que permita que a Nike esteja em contato próximo e seja inclusiva com todas as pessoas.”

Já no segmento pet, o desafio da Zee.Dog em 2022 foi evitar que a marca perdesse força na Black Friday diante de eventos externos, como a Copa do Mundo e as eleições. Esse ano, portanto, o plano foi antecipar as promoções. A estratégia já se mostrou um sucesso na comparação com o ano passado, segundo Camila Armstrong, coordenadora de Performance da Zee.Dog.

“Crescemos mais de 60% em receita. O faturamento de Black Friday representou 40% do montante anual, sendo ele 65% da nossa estratégia de marketing e posso dizer que o Google foi, disparado, o nosso melhor canal para impulsionar vendas”, explica a executiva. “Os anúncios na Busca do Google foram destaque para geração de receita, mas as campanhas Performance Max [tipo de campanha do Google baseada em metas] também contribuíram de maneira significativa para o sucesso da nossa estratégia de negócio”.

Fonte: Consumidor Moderno