Estratégia & Marketing
Postado em segunda-feira, 17 de março de 2025 às 11:10
Você já ouviu falar sobre dropshipping? Trata-se de uma das últimas tendências de mercado nos últimos anos – principalmente no que diz respeito ao comércio eletrônico e vendas na internet no geral.
É uma das maneiras mais fáceis de ganhar dinheiro na internet, pois não é necessário contratar serviço de estoque e logística, fazendo com que a marca foque apenas no marketing e no negócio.
O que é dropshipping?
Basicamente, o dropshipping é um modelo de comércio eletrônico em que os proprietários de lojas online têm parceria com uma empresa especializada em estocagem e logística. Ao vender um produto, a loja compra o item do fornecedor, que por sua vez envia o produto diretamente para o cliente.
É como se a loja em si funcionasse como um intermediador entre o cliente e o fornecedor, facilitando o processo de compra.
Vantagens do dropshipping
A principal vantagem do dropshipping é que é possível criar uma loja virtual sem que seja necessário gastar tempo e dinheiro com a produção, gestão de estoque e distribuição de um produto. A loja funciona como o fio que liga o cliente e o fornecedor, preocupando-se apenas com o atendimento ao cliente e o recebimento dos pedidos.
Trata-se de uma oportunidade gigante no mundo dos negócios, visto que é muito mais barato do que criar uma loja que se preocupa com todos os processos de produção até a entrega de um produto.
Como começar a trabalhar com dropshipping?
A primeira e mais importante decisão na hora de começar a trabalhar com esse novo modelo de negócios, é escolher o seu nicho. Em vez de vender produtos genéricos, procure um nicho específico de clientes que você quer alcançar.
Para isso, procure por tendências em plataformas, aprofunde-se no nicho pelo qual você tem mais interesse em trabalhar e procure pela margem de lucro que cada nicho pode trazer para o seu negócio.
Outro ponto importante é escolher o fornecedor certo para o seu negócio: que seja confiável e responsável com prazos, além da qualidade dos produtos.
Por exemplo, ao decidir fazer a venda de um produto, não é apenas o valor do ítem que importa. É necessário checar se esse fornecedor tem tudo para entregar a compra em perfeito estado para o cliente final, precisando ter a disposição impressora de etiquetas, para inserir as informações de envio, e embalagens adequadas. Você consegue fazer o cálculo de custo e benefício de focar em um nicho versus o valor do serviço do fornecedor, para alcançar uma margem de lucro que sustente o negócio.
Em seguida, é importante definir a sua estratégia de marketing e branding e focar nas redes sociais para promover produtos e interações com o público escolhido. Não se esqueça, também, de criar uma loja com um design responsivo e que agrade à experiência do usuário – isso fará toda a diferença na hora de os clientes comprarem um produto.
Fonte: GiroNews