Notícias


Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 15 de agosto de 2017 às 20:46
É possível acompanhar uma mudança drástica no perfil do consumidor atual e isso se deve muito a dois grandes fatores: primeiro a grave crise econômica que começou em 2015 e se estende até os dias atuais, e segundo a transformação digital pela qual passamos.

O que podemos perceber nesse momento é que a tradicional publicidade não atende mais o consumidor, que cada vez mais antenado, passou a se incomodar com as ligações indesejadas de call centers e não quer mais ser interrompido por propagandas enquanto assiste a um filme ou série. Muito dessa transformação, deve-se ao advento de novas tecnologias, que nascem e impactam o dia a dia das pessoas a todo momento.

Além de se tornar mais crítico, pois ao mesmo tempo que procura pelos melhores preços também anseia por novas experiências, o consumidor brasileiro tem utilizado diversos canais disponíveis para se informar, em meio a um universo que proporciona indicações de experiências de outros usuários, facilitando a aquisição de qualquer produto ou serviço que ele tenha interesse. Uma pesquisa recente da Ivelocity, empresa norte-americana especializada em marketing on-line, mostra que mais de 90% das pessoas preferem uma recomendação boca a boca de uma fonte de confiança, do que de campanhas pagas.

Esse é o efeito do marketing de influência, que tem ganhado cada vez mais força principalmente pelos influenciadores digitais, que mostraram a relevância que podem dar a uma marca.

Vale destacar também, que para usar essa ferramenta é preciso cautela, pois diferente de uma ação publicitária, o influenciador vai indicar apenas aquilo que conhece e confia. O marketing de influência pode trazer bons resultados para a marca, desde que utilizado de forma estratégica e premeditada.

Para finalizar, acredito que diante do novo comportamento de consumo, o marketing de influência, mais do que gerar awareness e branding, pode ser uma ferramenta de conversão de vendas em tempos de crise, como o que vivemos hoje.

Aliar sua marca a pequenos influenciadores, pode ser a estratégia que falta para sua empresa alavancar a área comercial e se tornar reconhecida no mercado. E aí está esperando o que para investir no marketing de influência?

Fonte: DCI