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Estratégia & Marketing Postado em quarta-feira, 13 de outubro de 2021 às 14:41


Trabalhar a experiência de compra em ambiente digital é a aposta para o sucesso da data neste ano.

Há alguns anos, a tão cobiçada Black Friday ganhou forças no Brasil. Consumidores de várias classes sociais passaram a preparar suas economias para consumir na última sexta-feira de novembro e, desde então, o varejo tem investido ativamente na data, um importante ponto do faturamento anual.

Mas mais do que apenas preparar o varejo para a data, há toda uma checagem das ofertas, produtos, anúncios, logística e estoque, o comércio também lida com uma nova exigência por parte do consumidor: a necessidade de uma boa experiência de compra durante todo o processo. Ou seja, mais do que o preparo da loja, há uma forte demanda por processos simples e satisfatórios como algo mandatório para garantir a venda.


Uma oportunidade em meio à recuperação do varejo

Em 2020, mesmo com a crise gerada pela pandemia, os números da Black Friday foram intensos. Dados da Neotrust mostram que as vendas da data e de sua repescagem, a Cyber Monday, geraram cerca de 13 milhões de pedidos, o que representou um faturamento de 7,7 bilhões de reais em todo o setor, crescimento de 21,9% em relação a 2019. Ao todo, apenas a Black Friday representou 4% de todos os pedidos feitos em um ano.

Vale destacar que o perfil do comprador no ano passado, destaca a pesquisa da Neotrust, é majoritariamente feminino, com 56,7% de participação, e do Sudeste (61,6% das compras no evento).

Em 2021, o cenário é ainda mais otimista. No primeiro semestre do ano, o e-commerce apresentou crescimento de 31% nas vendas em relação ao mesmo período em 2020, conforme aponta o relatório da Ebit / Nielsen. Seguindo essa projeção, espera-se um faturamento de cerca de 10 bilhões de reais para a Black Friday deste ano.

Segundo dados da Méliuz, os segmentos com maior destaque para esse ano são Moda e Acessórios; Beleza, Perfumaria e Saúde; Artigos para Casa; Entretenimento; Eletrodomésticos; Telefonia e Informática. A pesquisa informa ainda que apenas 2,9% dos entrevistados não têm interesse em comprar no evento e, entre os mais de 71% que se programaram para consumir na data, 57% comprarão exclusivamente online.

No entanto, para que as compras atinjam seu potencial máximo no varejo, é preciso investir em experiência, garantida ao longo de toda a jornada.

Fonte: Novarejo