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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 02 de maio de 2023 às 13:58


Ações nos reality shows têm impacto na experiência do cliente, fortalecem awareness e conexões com consumidores.

Os reality shows são, há 20 anos, alguns dos programas mais assistidos da televisão, e se tornaram importantes ferramentas para as marcas potencializarem sua identidade e seu alcance. Apesar das altas verbas investidas, o retorno também costuma ser satisfatório não só em lucratividade, mas em posicionamento de marca e imagem. O BBB, por exemplo, conta com a presença de grandes marcas como Carrefour, Riachuelo, Stone e Seara, que pagam até R$105 milhões de patrocínio.

Para Gustavo Pisani, diretor de Estratégia Digital do Varejo na Câmara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios, são muitas as inspirações que os executivos podem tirar dos reality shows, mas a importância da omnicanalidade é predominante em todos eles.

“Os programas reforçam a importância da interação em tempo real e por diferentes canais, além de colocar o consumidor como peça mais importante da compra”, afirma o executivo.


Marcas lançam produtos e se apresentam nos realities

É o caso da Chevrolet, que lançou a picape Silverado no BBB 23. “O BBB é, sem dúvida, a melhor plataforma para darmos a visibilidade que o modelo merece”, comenta Chris Rego, diretora-executiva de Marketing GM América do Sul.

A Silverado é um produto estratégico para a Chevrolet, que está preparando uma configuração exclusiva da picape para atender as expectativas do consumidor local. Este modelo será revelado somente no momento do lançamento comercial.

E o que dizer do Modo Stone? Além de a patrocinadora bancar o maior prêmio da história do Big Brother Brasil na 3ª edição, a expectativa e o jingle entraram na mente dos telespectadores, assim como o conhecimento de marca nacionalmente.

“Com o patrocínio ao BBB23, realizamos a maior ação de visibilidade nacional das marcas Stone e Ton. O programa serviu de vitrine para o nosso portfólio de produtos e serviços desenvolvidos para apoiar os empreendedores, e para o lançamento de novas soluções como a Super Conta Ton, conta digital feita para os clientes do Ton”, explica Rodolfo Luz, diretor de marketing da Stone.

A Stone marcou a história do reality, entregando o maior prêmio de todas as edições, com uma dinâmica inovadora – o Modo Stone – que movimentou o prêmio, o programa e as redes sociais. “Ao longo dos últimos quatro meses, lideramos os patrocinadores em número de menções nas redes sociais e percebemos um crescimento em volume de buscas desde do início do programa para ambas as marcas”.

Pisani também defende que o varejista pode tirar ensinamentos valiosos até mesmo daqueles realities com temáticas que, a princípio, podem parecer distantes. Apesar de BBB e Fazenda terem se tornado os mais populares – no Brasil e no mundo, o diretor de estratégia digital recomenda ampliar o horizonte.

“A mídia cria outros formatos ao longo dos anos, muitos até focados em empreendedorismo e aprendizados. Mas, na maioria deles, o comércio pode tirar grandes lições de vendas de como atrair seu público, como fidelizar clientes, entre outros pontos, pois todos tem e mais do que isso, precisam de patrocinadores, que em paralelo, também ganham alavancando sua marca”.


ESTRATÉGIA DE REALITY PARA APPLICAR NA VIDA REAL:
Pensando no mundo do varejo, o executivo acredita que é possível usar estratégias dos realities para colocar em prática e alavancar as vendas. Confira:


Crie estratégias de interação

A ideia de conectar as mais diversas plataformas disponíveis de uma marca, possibilita jornadas mais convenientes para cada público. Os reality shows conseguem impactar todo tipo de espectador, oferecendo o conteúdo do programa em todas as plataformas; cada um fica ligado naquela que considera mais relevante.

A maioria das marcas acompanha 24h o que acontece nos realities, e exploram em suas redes todas as oportunidades identificadas pelo time para gerar vendas. Os próprios produtores dos programas criam estratégias omnichannel para permitir que o público interaja o tempo todo, da forma que for possível, qualquer que seja a plataforma.

“O programa é um dos mais comentados dentro e fora do universo digital e tem contribuído para fortalecer e consolidar a marca Ademicon nacionalmente, ampliando ainda mais a visibilidade e os diferenciais da companhia. É um investimento que tem impactado os nossos negócios”, revela Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon.

Nem todo mundo vai chegar até sua loja diretamente pelo site, ou por um buscador. É preciso atuar em todas as frentes, cobrindo os caminhos existentes e conectando sua marca a todos eles, em experiências personalizadas, naturais e fluidas. Quando se trata de comércio, estratégias de interação favorecem também o consumidor, que pode optar qual canal é mais conveniente para o momento, com autonomia e facilidade”, pontua Gustavo.

Nesse contexto, entram também os famosos marketplaces, que já possuem grande atuação nos reality shows como principais patrocinadores, e, que fazem uso da estratégia , pois são oportunidades de ampliar o portfólio e de construir um negócio escalável são ainda maiores.


Promoções e descontos para chamar atenção

Campanhas promocionais ainda são um dos maiores atrativos para conquistar e fidelizar clientes. Essa estratégia também é muito usada nos reality shows, que aproveitam momentos de aparição das empresas para incluir QR Codes, chamada para download de app e até mesmo URL do site ou landing pages. Eles direcionam os telespectadores para ofertas exclusivas, por tempo limitado, fortalecendo a parceria entre marca e programa.

Não diferente no varejo, muitas vezes, quando as empresas disponibilizam cupons de desconto para os clientes, sejam eles de frete grátis, redução no preço ou vantagens em uma próxima compra, a ação torna-se fator determinante na decisão de compra dos consumidores. O tempo limitado da promoção também provoca um senso de urgência e acelera as operações”.

Em um estudo encomendado pela Globo, o frete grátis foi apontado por 82% dos entrevistados como a principal motivação de compra. Já os cupons de desconto apareceram em 67% das respostas. Ou seja, quando o lojista oferece condições de compra mais atraentes, envolvendo cupons de desconto, fretes acessíveis, brindes, sistema de cashback, entre outros benefícios, ganha vantagem competitiva no mercado.


Use e obtenha o melhor das redes sociais

Durante a transmissão de qualquer reality show, as redes sociais acabam ganhando enorme destaque, sendo um dos canais principais para debates, torcidas e comentários em geral. “Isso nos leva a reforçarmos a importância da estratégia de divulgação das marcas, produtos e serviços nas principais redes sociais. Elas são os meios que permitem e trazem engajamento e envolvimento do público, muitas vezes ajudando com os feedbacks dos negócios, sejam eles positivos ou negativos”.

Vale ressaltar que mesmo as marcas fora do reality podem surfar a onda de comentários deles. A técnica se chama “newsjacking”, trata-se de um tipo de ação de guerrilha para tirar vantagem de eventos ou histórias de forma positiva para promover uma marca ou produto.

Fonte: Consumidor Moderno
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 18 de abril de 2023 às 14:40


Um dos fatores mais importantes para manter um bom volume de vendas é conhecer o perfil do consumidor e como engajá-lo com sua marca. Cada negócio tem um cliente ideal diferente, mas o público geral segue algumas tendências, as quais mudam com o passar do tempo.

Estar ciente dessas tendências é fundamental para adaptar suas campanhas e estratégias de marketing. Não só isso, mas todo o processo de atendimento e contato com o público precisa ser ajustado para atender às suas novas demanda. Quanto maior o seu preparo, melhores são suas chances de engajar esse público de forma eficiente.

Acompanhe e conheça os tipos de perfil do consumidor destacados pelo Worth Global Style Network (WGSN).Perfil do consumidor:


Os antecipadores

Muitos consumidores tendem a ser cuidadosos ao máximo com seu dinheiro, especialmente em momentos de incerteza econômica. Esses são os chamados antecipadores, aqueles que guardam seu dinheiro e esperam o momento certo para gastar. E, quando gastam, o fazem também com bastante cuidado e parcimônia. Tanto para evitar problemas financeiras quanto a culpa de gastar demais.

Para esse perfil, segurança e previsibilidade é a norma. Eles podem evitar fazer uma grande compra ou se comprometer com um parcelamento de longos prazos, mas estão dispostos a assinar um serviço que contribua com sua qualidade de vida e se encaixe em seu orçamento regular.


Os condutores

Algumas pessoas veem a adversidade como um desafio ao invés de um impedimento, uma oportunidade para explorarem novas opções e encontrar possibilidades. No caso dos condutores, sua prioridade é encontrar serviços e produtos que auxiliem nessa jornada, que ofereçam novas experiências e agregam valor às suas vidas.
A melhor forma de atrair esse perfil de consumidor é apostar na inovação e na praticidade. O atendimento e entrega do benefício devem ser ágeis, enquanto a própria experiência de aquisição do produto precisa ser prazerosa.


Os inconformados

Muitos consumidores hoje buscam contribuir com a sociedade de diferentes formas, reduzindo as desigualdades e injustiças. Par este grupo, não se trata apenas de adquirir um produto, mas de encontrar negócios que têm um impacto positivo no coletivo, seja através de ações diretas ou indiretas.
Uma tendência forte dos inconformados é buscar seus produtos diretamente com pequenos negócios e produtores, como forma de suporte, ou tentar contribuir com algo de valor cultural. Um caminho para isso hoje são os marketplaces, espaços onde diferentes profissionais autônomos oferecem seus produtos.


Os novos românticos

Para este grupo, o mais importante é a sensação de comunidade, valorizando as coisas simples da vida e a companhia de bons amigos e familiares. Há cada vez mais ênfase no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, focando na satisfação individual e das pessoas próximas.
As soluções buscadas por esse perfil de consumidor busca uma solução não apenas para problemas práticos, mas também para as angústias. Produtos que facilitam a conexão com outras pessoas, com e sem a mediação da tecnologia, tendem a receber mais atenção desse grupo.

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Fonte: Echosis