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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 08 de agosto de 2023 às 09:29


Essa é uma habilidade que os empreendedores precisam desenvolver e que se assemelha a uma arte:precificar produtos e serviços corretamente. Dominar isso é essencial para o sucesso de qualquer negócio. A precificação, afinal, além de impactar os lucros diretamente, determina a percepção dos clientes a respeito do seu empreendimento. 

Quem opta por deixar os preços lá embaixo, certamente dará a entender que se trata de um negócio mais popular — consequentemente, precisará registrar um bom volume de vendas para compensar uma margem de lucro menor e afastará a clientela que só tem olhos para produtos mais exclusivos.
Já os empreendedores que preferem manter os preços mais altos estão posicionando seus negócios de uma maneira completamente diferente. Tendem a vender menos em quantidade e a registrar margens de lucro mais expressivas. 

Foco no futuro do negócio

Independentemente da estratégia de preço adotada pelos empreendedores, descobrir exatamente quais são os custos do negócio e dar a devida atenção à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) são atitudes fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

3 fatores para analisar antes de precificar o produto

Para dominar a arte de precificar produtos, conhecer os três principais fatores que a regem é o primeiro passo. O mais importante dos três é o lucro. Trata-se da diferença entre a receita total adquirida e os custos totais registrados. Diferença positiva, convém enfatizar, pois se faltar dinheiro nessa conta não estaremos mais falando de lucro, e sim de prejuízo.

O lucro reflete o ganho obtido após todos os gastos relacionados à produção, venda e operação do negócio serem meticulosamente deduzidos. E serve de norte para todas as decisões financeiras da sua empresa, seja ela grande ou pequena. Só com algum lucro expressivo os empreendedores deveriam pensar, por exemplo, em ampliar o negócio. 

 A receita é outro fator fundamental. É a soma de todos os valores arrecadados com as vendas de produtos ou serviços durante um determinado período. Cada produto vendido contribui com esse fator e cada centavo importa. Um erro comum na hora de registrar as receitas é arredondar os valores obtidos com as vendas.

 Já o custo representa todos os gastos associados à produção ou aquisição de produtos, ou serviços. Sim, envolve tanto a compra de matéria-prima quanto as despesas com mão de obra, embalagem e outras necessidades operacionais. Gastos que às vezes não são contabilizados — os que se referem ao transporte para a entrega de mercadorias, por exemplo, podem fazer muita diferença no cálculo final.


DRE o que é e qual a importância?

 Antes de precificar produtos, os empreendedores também devem se debruçar sobre a carga tributária que incide sobre o negócio. Conhecer as alíquotas de impostos como ICMS e IPI é vital para evitar surpresas desagradáveis. Eles podem consumir boa parte do lucro se não forem calculados com precisão. 

 Daí a importância de dar a devida atenção à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Trata-se de um relatório contábil que apresenta as receitas, custos e despesas de uma empresa durante um período específico, normalmente um trimestre ou um ano. Permite constatar, facilmente, se a empresa obteve lucro ou prejuízo a curto, médio ou longo prazo.


Qual a estrutura básica de uma DRE?


- Receita total: Soma de todas as receitas geradas no período.
- Custos dos produtos vendidos (CPV) ou custos dos serviços prestados (CSP): gastos diretos relacionados à produção dos produtos ou serviços.
- Despesas operacionais: gastos indiretos necessários para manter o funcionamento da empresa, como aluguel, salários administrativos, contas de consumo, marketing, entre outros.
- Lucro bruto: resultado obtido após subtrair o CPV ou CSP da receita total.
-  Lucro operacional: resultado obtido após subtrair as despesas operacionais do lucro bruto.
- Lucro líquido: é o lucro final obtido após considerar todos os impostos e despesas não operacionais.


Como fazer uma precificação correta?

O chamado Índice de Comercialização ajuda todo empreendedor a bater o martelo para precificar produtos. Como calcular esse dado? Descubra, antes de tudo, o quanto os custos fixos tomam, percentualmente, do faturamento mensal. Cerca de 39%? Subtraia então esse número de 100 e, em seguida, divida o resultado por 100. O resultado, no caso, é 0,61. Depois é só dividir o número 1 por esse valor. Nesse exemplo hipotético, o resultado final é 1,61. 

 Eis o Índice de Comercialização. O que fazer com ele? Use-o para descobrir o valor mínimo que você deve cobrar por cada produto. Se você gasta R$ 100 para produzir uma unidade, multiplique-a por 1,64. Dá 164, certo? Então você precisa cobrar no mínimo R$ 164 em cada venda para não sair no prejuízo.

 Por fim, convém lembrar que o valor de um produto não necessariamente tem a ver com o preço dele. Relaciona-se, afinal, à percepção que os clientes têm a respeito do que sua empresa está oferecendo. Quando algum tipo de valor é agregado ao produto — o que muitos empreendedores fazem quando apostam em qualidade e storytelling, por exemplo, o preço acaba tendo menos importância. É por isso que muitos clientes não se importam em pagar o que for preciso por determinado sapato ou bolsa. Mesmo que existam opções similares bem mais em conta.

Fonte: Exame
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 01 de agosto de 2023 às 10:25



Dados da GfK mostram que as vendas dos markeplaces crescem ano a ano, sendo 2021 o grande expoente, quando houve um acréscimo de +211,9%. No ano seguinte subiu mais +10,5% e até fevereiro de 2023 já apresentava um aumento de +1,4%.



Faturamento de varejo regional no online é 8x menor que de varejo nacional, e o aumento da participação destes comércios em marketplaces aparece como oportunidade, afirma GfK 

Apesar disso, os altos juros jogaram para baixo os resultados do setor nos três primeiros meses do ano, com uma retração de -2,6% em faturamento e -1,9% em unidades vendidas. Por conta disso, o primeiro semestre do ano se mostrou desafiador para o varejo, em especial na categoria de eletroeletrônicos. Ainda assim, Fernando Baialuna, diretor de gfkconsult e varejo da GfK para América Latina, acredita que haja uma recuperação a partir do segundo semestre de 2023.

Ao analisar o cenário atual do varejo de eletroeletrônicos, Baialuna diz que o setor tem as condições macroeconômicas estabelecidas para um movimento de recuperação gradativa do fôlego a partir do segundo semestre. “Não temos como escrever na pedra que tudo voltará ao normal, mas o cenário econômico aponta para um movimento eminente de recuperação”.


Marketplaces como oportunidades para o varejo regional

Em meio aos desafios do setor, algumas oportunidades de novos hubs de negócio se apresentam para os próximos anos. Os marketplaces e os investimentos das marcas em ações direcionadas no online são algumas delas — é preciso, contudo, saber o que levar em consideração para escolher o marketplace ao negócio.

Isso porque eles geram novos canais de comunicação direta, com customização em escala e, consequentemente, maiores oportunidades de conversão de vendas. Além disso, promovem a regionalização, movimento que é fortemente ancorado nas lojas físicas. 

“O faturamento de varejo regional no online é 8x menor que de varejo nacional e o aumento da participação destes comércios em marketplaces aparece como oportunidade”, complementa Baialuna.


Compreensão do consumidor

Para o executivo, o futuro do varejo está no entendimento que indústria e comércio têm do consumidor. No curto prazo, por exemplo, o consumidor não está seguro e tem seu poder de compra diminuído. Ainda assim, alguns indicadores podem mudar essa realidade, como:

– aumento de ocupações com renda;
– taxa de câmbio real sendo a menor em 20 anos;
– valor de frete em queda;
– e a estabilização do preço das comodities de eletrônicos.
Com isso em pauta, segundo Baialuna abre-se a partir do segundo semestre deste ano uma janela de oportunidade para a retomada gradativa do consumo de bens duráveis.


Características do varejo regional

O varejo regional é fortemente ancorado no canal físico, e Baialuna explica que abrir oportunidades de compras em cidades e polos menores tem se tornado uma opção de otimização necessária para os varejos. 

“Fizemos alguns estudos de Inteligência de Geolocalização Espacial, especificamente para eletroeletrônicos. Entendemos que estar presente nessas áreas menores é uma necessidade para atender a novas jornadas do cliente, que busca melhor experiência figital ao comprar online e retirar na loja”.


Clique & Retire: uma boa opção para o setor de eletrônicos

Com dinâmica híbrida de canais, a modalidade de compras “Clique & Retire” representou 7% do total em 2022. Na ocasião, a categoria de notebooks foi a que mais se destacou no segmento, com 11% dos consumidores comprando pela internet e retirando na loja física mais próxima de sua localização.



Para executivo da GfK, otimizar rede de lojas físicas, complementando a integração dos ambientes on e off na experiência de compras, será decisivo para uma maior taxa de conversão das vendas

De acordo com a análise, o consumidor passa pelo canal online em 76% das jornadas de compras de eletrônicos. Este, inclusive, está entre os segmentos da indústria como um dos maiores polos de vendas no canal online. 

“Otimizar rede de lojas físicas, complementando a integração dos ambientes on e off na experiência de compras, será decisivo para uma maior taxa de conversão das vendas”, conclui o executivo.

Fonte: E-commerce Brasil