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Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 12 de abril de 2022 às 10:14


Em 2022, criar algo novo é quase impossível. Entretanto, existem formas de inovar e deixar o negócio a frente do seu tempo.

Você com certeza já escutou aquele ditado “nada se cria, tudo de copia”, não é mesmo? A frase de Abelardo Barbosa – popularmente conhecido como Chacrinha -, é uma releitura da fala de Lavoisier, de que “na natureza nada se cria, tudo se transforma”.

Mas o que isso tem a ver com negócios e marketing digital? Tudo. Afinal, vivendo o auge da revolução tecnológica, criar algo novo é praticamente impossível. Com isso, para se destacar em algo, é necessário pensar em algo inovador.

Ou seja, criar uma releitura de algo já existente, mas de uma forma que revolucione o jeito do usuário interagir com seu produto e serviço. Mas como? Hoje eu vou te dar algumas dicas para que você comece a pensar a frente do seu tempo.


Tenha propriedade do seu negócio e do seu segmento

O primeiro passo para começar a inovar em algo é se apropriar do básico como um todo. Ou seja, se você não entende toda a base do seu negócio e do seu segmento, é impossível que você consiga pensar em algo que ainda não tenha sido feito.

Por isso, antes de começar a pensar em qual pode ser o seu diferencial revolucionário, comece entendendo todos pequenos detalhes do que você já faz. Só isso já será uma forma de ter diversos insights, entendendo falhas em processos que seu negócio pode preencher e inovar.


Estude o comportamento da sua concorrência

Além do seu negócio e segmento, é importante estudar o que sua concorrência está fazendo. Afinal, não é só você que está tentando inovar e se destacar no mercado.

Assim, você conseguirá entender quais ações outras empresas estão executando para inovar e, talvez, encontrar uma solução melhor que elas para o mesmo objetivo.

Ou seja, você estará observando os erros e acertos do seu concorrente para pensar em uma estratégia superior.


Escute as dores dos seus clientes e colaboradores

Seguindo essa linha de ação, existe uma forma ainda mais efetiva de pensar em soluções inovadoras: escutar seus clientes e colaboradores. Por quê? Pois são eles que consomem seu negócio, ou seja, sabem os pontos fortes e fracos do seu produto ou serviço na prática.

Dessa forma, você consegue gerar insights mais assertivos em dores reais que talvez você nem saiba que tenha e, assim, criar soluções inovadoras.


Encontre melhorias que tornem o negócio à frente do seu tempo

Lógico que só esses passos não farão você criar uma ideia de negócio à frente do seu tempo. Entretanto, eles serão a base para entender o que você está buscando e criar insights possíveis a partir disso.

Mas uma coisa é certa: para ter um negócio inovador, é necessário pensar nas melhorias que ele pode trazer para seus usuários e clientes. Afinal, toda inovação parte de um processo de tornar algo prático, efetivo e replicável.

Foi assim que criamos a maior assessoria de marketing digital do Brasil. Entendendo as necessidades de mercado, estudando as brechas criadas por agências da área e levando soluções que fazem nossos clientes venderem mais de fato.

Fonte: Infomoney