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Gestão & Liderança Postado em quarta-feira, 09 de agosto de 2017 às 20:48
Para os Millennials, pessoas nascidas após 1982, as empresas de hoje devem focar nas pessoas e no propósito do seu negócio e não apenas nos produtos e no lucro. Esta foi uma das conclusões da quarta edição do estudo Millennial Survey publicado anualmente pela Deloitte.

Como se observa, os Millennials estão sacudindo o ambiente de trabalho. Benefícios corporativos considerados muito atrativos por outras gerações, não surtem mais o mesmo efeito. Para esses jovens, ter uma cultura voltada para valores (propósito) é um dos principais atrativos na hora de selecionar uma empresa para trabalhar.

Segundo o relatório, as organizações estão reconhecendo a necessidade de focar a cultura para melhorar drasticamente o envolvimento dos funcionários e de se prepararem para enfrentar uma crise iminente no engajamento e retenção das pessoas. Mas como engajar as pessoas de forma a atingir níveis maiores de performance?

Para Richard Barrett, autor do livro Criando uma organização dirigida por valores e fundador do Barrett Values Centre, o caminho passa por desenvolver uma cultura que esteja alinhada aos objetivos organizacionais e às necessidades das pessoas. “Uma das tarefas mais importantes na criação de uma cultura de alto desempenho é cuidar das necessidades dos trabalhadores”, diz.

A teoria de Barrett define sete níveis de consciência organizacional que podem se relacionar com sete níveis de consciência da liderança — sobrevivência, relacionamento, autoestima, transformação, coesão interna, interdependência e servir. ”O sucesso das instituições está condicionado à eficiência do trabalho dos funcionários e à capacidade dos líderes de inspirá-los. Empresas que se encontram nos estágios iniciais buscam o lucro e a estabilidade financeira”, destaca.

Fonte: HBRB