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Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 29 de agosto de 2017 às 21:04
Ter uma cultura empresarial focada em propósito é importante para a estratégia do negócio?

Para Ryo Penna, da Tribo, a resposta a essa pergunta é um sim em alto e bom som. “Mais do que nunca, com as tendências de automatização no trabalho e de valorização de aspectos humanos por parte dos consumidores, torna-se necessário provocar transformações que impactem a maneira como as empresas se comportam no mercado.”

Para ele, desenvolver uma cultura corporativa com propósito tem se tornado vantagem competitiva para as empresas. O consultor destaca que o mercado, hoje em dia, leva mais em conta o propósito da empresa do que propriamente a estratégia, a operação ou o produto da organização. Seguindo essa linha de pensamento, é possível afirmar que empresas com propósitos coerentes garantem mais sucesso e longevidade.

Vejamos o caso da empresa americana Whole Foods, uma rede de lojas voltadas à venda de produtos orgânicos. Liderada por John Mackey, um dos maiores nomes do capitalismo consciente, a empresa estimulava a alimentação saudável. Sua responsabilidade pela qualidade e sustentabilidade criou uma cultura de princípios em todas as suas relações com consumidores, fornecedores e colaboradores. Como resultado, a Whole Foods permaneceu na lista das “100 melhores empresas para trabalhar”, desenvolvida pela revista Forbes, todos os anos desde 1998, e recentemente foi comprada pela Amazon por 13.7 bilhões de dólares.

Portanto, sim, a cultura de propósito pode ser uma mola para alavancar os negócios. “Só que criar uma cultura com propósito não é uma tarefa fácil. Porque uma cultura não se transforma com um bom planejamento ou processos eficientes. Cultura é um tema de natureza profunda, complexa e humana”, sinaliza o consultor.

Na visão de Penna, nesse contexto, o desafio de fazer uma leitura clara do que acontece é o primeiro passo rumo ao sucesso. A partir daí, nascem, então, novas perguntas:

1 – O que de fato está mudando na cultura da minha empresa?

2 – O que eu posso fazer para resolver uma situação tão complexa como essa?

3 – Como transformar a minha cultura sem perder o foco nos resultados?

4 – Qual o novo papel das pessoas no futuro do trabalho?

Questionamentos estes que devem ser analisados e trabalhados ponto a ponto, no processo de transformação. “Só então engajar as pessoas num processo de transformação que começa nas lideranças e atinge os times, até alcançar toda a organização.

Fonte: HBRB