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Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 31 de maio de 2022 às 11:22


O dia 25 de maio já representa o Dia do Orgulho Nerd para consumidores, assim como para as marcas.

Cativar o público geek se tornou um dos objetivos da maior parte das varejistas mundo afora. Por muito tempo “esquecidos”, esse tipo de consumidor vem se provando, na verdade, muito disposto a estabelecer um relacionamento com as marcas, e dedica, quando bem atendido em suas necessidades, esforços para manter uma fidelidade.

Esse perfil em específico de pessoas bastante ligadas à cultura pop tem sido alvo de desejo por parte de big techs e gigantes varejistas, como a Amazon, Apple, Magazine Luiza, Mercado Livre, Submarino, entre outras. Isso porque esse público, além de muito bem informado, também é caracterizado como consumista — e não mede esforços na hora de adquirir um produto com o qual se identificam de alguma forma.

Enxergando essa tendência, as marcas têm alinhado datas sazonais para atrair ainda mais esse perfil de consumidores. No dia 25 de maio, por exemplo, comemora-se o Dia do Orgulho Nerd (ou “Dia da Toalha”), data criada em comemoração à première do primeiro filme da saga Star Wars, lançado em 1977, e também para homenagear Douglas Adam, criador da “trilogia de cinco” do Guia do Mochileiro das Galáxias. A comemoração é expressada, ainda, para se ter “orgulho de ser nerd”, e comemora grandes obras da cultura pop.

E o resultado desse “alinhamento” entre os nerds/geeks e as marcas vêm gerando bons resultados não apenas de vendas, mas também de negócio. Veja como a atuação das grandes varejistas tem impactado o mercado geek nos últimos anos:

Um clique na Amazon e poucos dias para a felicidade do nerd

Não é de hoje que a Amazon alinha seu calendário de ofertas para atender as demandas o público gamer e geek — que compõe uma parte considerável de sua base de clientes mundo afora, sobretudo na assinatura da Amazon Prime.

Esse ano, além de disponibilizar novos lançamentos na plataforma Amazon Prime Video, a varejista também anunciou a “Geek Week”, com inúmeros descontos em itens “pop”, incluindo produtos eletrônicos, livros, quadrinhos, figuras de ação, jogos físicos e digitais, CDs e até vinis.

A Amazon está entre as gigantes varejistas que desempenham um papel importante para essa comunidade, que tende a ser, além de mais jovem e imediatista, também mais antenada às tendências do momento — um core de negócios que a Amazon procura, a todo custo, oferecer.

Magazine Luiza e o domínio da mídia geek

Após comprar o tão famoso portal de notícias geeks Jovem Nerd, em abril de 2021, a Magazine Luiza tem investido forte nas ações com o objetivo de engajar o público pop. A companhia já anunciou que pretende criar estratégias mais sórdidas para conquistar a comunidade gamer e, este ano, começou a colocar essa intenção na prática.

Além das ações próprias do Jovem Nerd, a gigante do varejo eletrônico, desde o início da semana, ofereceu uma série de descontos em itens de informática, computadores, cadeiras, mousepads, mouses, teclados e headsets gamers, smartphones e outros produtos eletrônicos.

Vale destacar que a Magalu também comprou, no segundo semestre do ano passado, o site de venda de produtos eletrônicos Kabum!, com o objetivo de aproximar ainda mais o público geek e gamer da marca.

Mercado Livre e o envolvimento com a CCXP2022

Ainda falando nos especialistas em comércio eletrônico, o Mercado Livre é um dos grandes varejistas brasileiros que tem dado sinais em direção aos nerds ano após ano. A corporação já será o e-commerce oficial da Comic Con Experience 2022 (CCXP), maior evento de cultura pop do país, mas não tem parado por aí.

Recentemente, o Mercado Livre também anunciou que os usuários de nível seis ou superior em sua plataforma terão acessos específicos para esse público, como desconto em streamings — entre eles a Disney+, Paramont+ e HBO Max.

Para esta semana, em específico para o dia 25 de maio, a varejista ainda anunciou inúmeros descontos em produtos eletrônicos, fantasias, itens para cosplay, camisetas, videogames, boardgames, figuras de ação, consoles de videogame, quadrinhos e outros itens.

É difícil afirmar que o público geek é majoritário, mas uma boa parte dos consumidores brasileiros se aproxima, dia após dia, da cultura pop de alguma forma. Desenvolver ações que tenham esse perfil como alvo, por conseguinte, é uma maneira aproximar ainda mais um consumidor bem consumista e imediatista das marcas. E o saldo, a ver pelos lucros das grandes varejistas e o sucesso de plataformas geeks, como o próprio Jovem Nerd, Omelete e outros, tem sido muito positivo.

Fonte: Novarejo