Notícias


Tecnologia & Inovação Postado em segunda-feira, 23 de junho de 2025 às 14:46


As redes sociais estão se tornando cada vez mais protagonistas da nossa atualidade. E, com a chegada da IA, essa realidade só tende a crescer. Das relações de consumo às interações sociais, a forma como nos conectamos aos conteúdos está mudando o comportamento humano, as expectativas de trabalho e as relações amorosas. Para crianças e adolescentes, essas mudanças são ainda mais drásticas. E, ainda é um desafio entender os limites e reflexos dessas transformações.

A série Adolescência é um retrato trágico das possibilidades que a vida digital pode levar aos mais jovens. Já o documentário Estudos Sociais: Crescendo na Era Digital revela os efeitos das novas tecnologias em um grupo de estudantes no pós-pandemia. O documentário está disponível no streaming Disney+.

Real x Virtual

Ao longo de um ano letivo, a produção acompanhou os personagens – todos nascidos digitais, em Los Angeles – na volta à escola. Filmada ao longo de 2021 e 2022, trata-se de um período em que as redes sociais já ocupam um papel intrínseco na vida desses jovens. Os adolescentes abrem suas vidas e smartphones – e, claro, aplicativos como TikTok, Snapchat e Instagram – para mostrar como lidam com diferentes questões da idade: bullying, amizades, sexualidade e decisões para o futuro.

Com sensibilidade e perspicácia, o documentário revela as tensões entre a realidade e a vida digital desses jovens, que adotaram as redes sociais como principal meio de interação – seja para fazer amigos, se relacionar amorosamente ou expressar suas identidades no mundo. Mas, diferentemente do Instagram ou do TikTok, a série não possui filtros.

Nexus: informação e IA

O livro Nexus, de Yuval Noah Harari, traça uma linha do tempo das redes de informação. Em um percurso instigante, a obra explora a forma como a humanidade se comunica e adquire conhecimento desde a Idade da Pedra até os tempos atuais, com a chegada da Inteligência Artificial. São essas redes de informação que ajudaram a moldar governos, reinos e diferentes formas de poder ao longo da nossa história.

Em tempos nos quais diferentes países disputam a soberania da IA, o livro de Harari é leitura essencial para compreender como a informação se relaciona com o poder político, os sistemas de governo e, claro, as transformações da sociedade.

Harari mostra como cada revolução informacional redefiniu estruturas sociais, acelerou mudanças políticas e abriu caminho para novas formas de controle e colaboração. Uma leitura obrigatória para profissionais e lideranças que estão na jornada da evolução da IA!

Como os brasileiros usam a IA?

Falando em Inteligência Artificial, você sabia que 97% dos brasileiros sabem o que é a tecnologia? Mas, apenas 54% usa a IA apenas para pesquisar sobre interesses pessoais. Ou seja, ainda há muita margem para que a população utilize as ferramentas de IA para revolucionar suas vidas.

Além disso, o dado da mais recente pesquisa da Opinion Box em parceria com a CX Brain demonstra que aquela ideia de que a IA só serve para quem é especialista no assunto está longe da realidade!

A pesquisa também mostra que 69% das empresas já utilizam a IA em suas operações de atendimento e relacionamento com o cliente. Mas, o foco da maioria ainda está concentrado em resolver tarefas puramente operacionais. Assim, 41% usam a IA para reduzir o tempo de espera, 36% para agilizar respostas e 32% priorizam a integração entre canais.

Fonte: Consumidor Moderno