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Varejo & Franquias Postado em segunda-feira, 23 de junho de 2025 às 14:40


Mercados da América Latina, como Brasil e México, apresentaram desempenho superior ao dos Estados Unidos em segmentos como beleza & bem-estar e brinquedos nos três primeiros meses de 2025. Os dados são da datatech Circana, que destaca a combinação de resiliência econômica, adaptação digital e criatividade comercial como motores desse avanço regional.

No setor de beleza & bem-estar, o mercado norte-americano registrou estabilidade no segmento de prestígio e um crescimento de 3% nas vendas de produtos de massa. Já na América Latina, o segmento premium cresceu 18% em relação ao primeiro trimestre de 2024. A alta foi puxada tanto por lojas físicas (16%) quanto pelo e-commerce (15%).

Entre os fatores que explicam esse crescimento está o aumento da demanda por produtos de menor volumetria e preço mais acessível, como os “minis”. A busca por formatos alternativos permite que os consumidores mantenham seus hábitos de autocuidado mesmo em contextos de maior restrição orçamentária.

“O consumidor latino-americano tem demonstrado uma notável capacidade de adaptação. Mesmo diante de desafios econômicos, ele encontra maneiras de preservar seus rituais e investe em marcas com bom custo-benefício”, comenta Ana Claudia Weber, diretora de Varejo da Circana.

Categoria de brinquedos também avança

O mercado de brinquedos foi outro destaque. Enquanto os EUA mantiveram estabilidade, o Brasil registrou crescimento de 5% no primeiro trimestre, impulsionado por subcategorias como veículos e blocos de montar. O México apresentou avanço de 2% no mesmo período.

O consumo por parte dos chamados kidults, jovens e adultos que compram brinquedos por nostalgia ou colecionismo, tem ajudado a movimentar o setor. Segmentos como jogos, quebra-cabeças e produtos populares nas redes sociais, especialmente no TikTok, ganham espaço.

E-commerce em destaque

O comércio eletrônico segue como diferencial competitivo entre os mercados analisados. Nos EUA, os brinquedos representam 44% das vendas no digital, enquanto a beleza de prestígio alcança 34%.

Na América Latina, os índices variam e, no México, 23% das vendas de brinquedos ocorrem online. Em beleza & bem e-estar, o índice chega a 22%. No Brasil, a penetração digital de beleza & bem estar atinge 30%, próxima à dos EUA, mas os brinquedos ainda representam apenas 11% das vendas no canal digital.

Apesar da diferença, o canal online apresenta ritmo positivo e acelerado na região. No primeiro trimestre, o e-commerce de brinquedos avançou 10% no Brasil e 21% no México, mesmo com queda nas vendas físicas neste último.

“A América Latina está construindo sua própria dinâmica de consumo. O avanço do digital e a popularização de tendências mostram que o consumidor local não apenas acompanha as tendências globais, mas também as adapta à sua realidade. Isso demanda atenção redobrada de marcas e varejistas que operam na região”.
Fonte: Ecommerce Brasil