Notícias


Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 24 de agosto de 2021 às 11:07


Um marco e tanto. Depois de quase 30 anos como líder do mercado, o Walmart perdeu o trono para a Amazon. A companhia fundada por Bezos conseguiu, pela primeira vez, vender mais que o Walmart.

Números mostram que consumidores deixaram, aproximadamente, US$ 610 bilhões de dólares na Amazon nos últimos 12 meses, enquanto, no Walmart, foram “apenas” US$ 566 bilhões.

Muito mais que uma transição da coroa, isso representa uma mudança significativa na forma como as pessoas estão consumindo ao redor do mundo, diante de dois modelos de negócios distintos.

Como assim?

Enquanto o Walmart criou milhares de lojas gigantescas com muito espaço e estoque infinito, ou seja, investiu muito em sua estrutura física, a Amazon optou por seguir uma estratégia diferente.

Desde o início, Jeff Bezos investiu em tecnologia, logística e se concentrou em tornar a experiência de compra online a mais agradável possível, prevendo que, em algum momento, as pessoas iriam preferir a comodidade.

A diferença ao longo do tempo:
Walmart: Fundado em 1962, se orgulha em dizer que 90% dos americanos possuem uma loja a menos de 10 minutos de onde moram e que quase toda venda vem de seu próprio estoque.
Amazon: Criada em 1994, possui mais de 2 milhões de revendedores, mais da metade das vendas não vêm do estoque próprio, e estimativas apontam que 50% de todas as compras online americanas são feitas pelo site.


O resultado?
Além do que você leu no título, hoje, a Amazon tem um modelo que também é mais lucrativo e, ousamos dizer, até mais duradouro, que o do Walmart — líder soberano desde 1990. É bem provável que ocupe o posto de maior varejista por muitos e muitos anos…


Fonte: TheNewsCC