Notícias


Varejo & Franquias Postado em quinta-feira, 12 de outubro de 2017 às 19:07
A internacionalização é uma estratégia de expansão ao mesmo tempo temida e desejada. Entrar em mercados de outros países requer mais do que capital disponível. É preciso entender o mercado, a cultura, o comportamento dos consumidores, ter parceiros confiáveis e uma estratégia assertiva.

Mesmo com a crise econômica dos últimos dois anos, contudo, existem marcas que não deixaram de investir na expansão internacional, principalmente as franquias. A Fundação Dom Cabral avaliou quais são as marcas com maior penetração internacional.

Para tanto, avaliou a quantidade de unidades, a receita de royalties e taxas e receita de vendas de produtos para franqueados no exterior em relação ao total. E chegou ao ranking das companhias com maior presença.

O estudo da FDC não avalia apenas franquias, mas companhias de vários segmentos. Ao todo, o estudo avaliou 65 empresas, sendo 54 multinacionais brasileiras e 11 empresas que atuam no exterior por meio de franquias.

Entre as multinacionais, os dados apontam que o processo de expansão internacional registrado nos últimos anos continua avançando. Em 2016, o índice médio de internacionalização das empresas foi de 27,3%.

Em 2016, 63% das empresas analisadas avançaram no exterior – ou 34 do total analisado. Outras 18 empresas (33%) recuaram e 2 permaneceram estáveis (4%).

Top 11

Quando analisadas as franquias, o estudo mostrou que o movimento de internacionalização se manteve praticamente estável em 2016, passando de 8,5% para 8,1%. Em 2014, o índice era de 5,5%.

Assim como no ano passado, a locadora de carros Localiza ocupa pela segunda vez o topo do ranking, com índice de internacionalização de 20%.

A empresa é umas das maiores redes de aluguel de carros da América Latina e, por meio da aquisição da empresa Hertz Brasil, tem o potencial de ampliar ainda mais sua presença nos mercados norte-americano e europeu.

A Fabrica di Chocolate ficou em segundo lugar, com índice de internacionalização de 9%, seguida pela Vivenda do Camarão, com índice de 8,5%.

Veja as franquias mais internacionalizadas do País.



Fonte: Novarejo