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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 07 de dezembro de 2021 às 09:52


Definir o ponto comercial é uma das coisas mais importantes na hora de abrir um negócio.
É preciso muito estudo para entender se aquele local é realmente o melhor para o seu segmento de atuação.
Se antes da pandemia já era preciso um estudo minucioso, no período pós-pandemia os cuidados devem crescer ainda mais!

A aceleração da vacinação tende a aumentar o número de circulação de pessoas.
Durante a pandemia, o que estava perto de casa era o mais vantajoso.
No pós-pandemia, as pessoas podem voltar a comprar produtos e serviços mais próximos do trabalho ou do local de estudo.

Enfim, tudo isso deve ser analisado com cautela e com a ajuda de especialistas. Por isso, nada de definir com pressa, ok?
Pense de forma estratégica: olhe o local como um todo, se ele tem a estrutura necessária para o tipo de negócio, se o seu público-alvo está presente por ali nos horários que o seu negócio irá abrir e como funciona a concorrência por ali.

Ponto comercial no pós-pandemia: qual o primeiro passo para definir o local ideal?

Em uma franquia, há o apoio da franqueadora na hora de definir qual o melhor ponto comercial.
Muitas vezes, as redes investem em tecnologias que permitem definir de forma mais adequada o melhor local para instalação de ponto comercial.

É por isso que Mércia Vergilli, sócia-diretora do Grupo Soares Pereira & Papera (GSPP), explica que o empreendedor precisa primeiro definir em qual franquia ele deseja investir para poder identificar mais fácil se aquele ponto comercial é o ideal para o seu negócio.

“O franqueado deve primeiro escolher a franquia que deseja ter, ser aprovado no processo para daí receber as orientações do franqueador sobre quais as características do ponto, como tamanho de loja e fluxo de pessoas passantes, qual a região que poderá atuar e qual o valor ideal para esta franquia em questão.

Com estas informações, o franqueado dá início a busca pelo ponto”, explica a especialista.

Para ajudar a definir, uma dica é visitar outras lojas da mesma franquia para entender melhor a localização delas.

Vale também conversar com franqueados para saber como eles definiram o ponto comercial.

“Um estudo de geomarketing também auxilia no entendimento de perfil de moradores e público flutuante, de valores de consumo daquela região, de transporte e vias de acesso e outras informações que podem ser pertinentes para aquele negócio específico. O franqueado deve ouvir bem as orientações do franqueador para buscar o ponto com potencial de vendas”.

A especialista explica que erros que geralmente ocorrem é a pressa na hora de pesquisar, de forma que o franqueado opta por um local que não é o ponto comercial ideal.

Outro erro também é levar em consideração somente o preço e optar pelo mais barato.

“Algumas vezes esta diferença de preço pode gerar um faturamento muito menor que o outro ponto traria”.

Ponto comercial no pós-pandemia: como estão os imóveis no pós-pandemia?

A pandemia em 2020 fez com que muitos comércios fechassem as portas e, consequentemente, os preços dos pontos comerciais caíram. Assim, muitos franqueados conseguiram fazer boas negociações.

Mércia explica que o processo atual é outro. “Estamos percebendo uma forte retomada dos negócios e os bons pontos estão sendo alugados por valores acima do que se praticava antes da pandemia.

Ainda existem muitos imóveis vagos, porém os proprietários atualizaram os valores e esperam ter seus imóveis locados em breve.
Este movimento de retomada dos negócios pode variar de cidade para cidade, dependendo do impacto da pandemia naquele município específico”, destaca a especialista.

No pós-pandemia, também é muito importante entender a retomada no local em que você quer investir.

Os escritórios estão voltando ou vão continuar em home office? As aulas presenciais irão voltar? Tudo isso precisa ser analisado.

“É necessário entender como está a retomada dos negócios na sua cidade e bairro, pois alguns lugares onde existem muitas lojas vizinhas vagas, alugar uma destas lojas e ficar sozinho, essas lojas podem demorar muito para ter plena ocupação e não gerar o fluxo de pessoas que o negócio exige.

Observar se houve a abertura de bons novos negócios em outro ponto da rua, mudando as características daquele centro comercial”.

Fonte: ABF Expo