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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 17 de maio de 2022 às 10:30


As franquias se reinventaram durante o grave período de pandemia com o objetivo de atender as necessidades dos consumidores e superar todos os desafios apresentados.

Dentro desse movimento de crescimento, outro fenômeno foi registrado: o surgimento de novas marcas de franquia em 2021.

Em 2021, o franchising brasileiro apresentou resultados importantes para a economia brasileira: um crescimento nominal de 10,7% no último ano, demonstrando que o setor de franquias tem um papel de peso nos resultados das finanças do País.

O faturamento das franquias no Brasil, de acordo com o levantamento da entidade, passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185,068 bilhões em 2021.

O mercado de franchising consolidou a recuperação em 2021, compensando grande parte das perdas de 2020 e quase igualando o desempenho de 2019. Esses resultados fazem parte do Balanço Anual realizado pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Segundo um novo levantamento interno da ABF – específico sobre novas marcas de franquias em 2021 -, somente entre associadas foram 71 marcas iniciando atividades em 2021 como potenciais franqueadoras.

É importante lembrar que as novas empresas atuam em segmentos econômicos variados:
Alimentação
Saúde, Beleza e Bem-Estar
Moda
Serviços e Outros Negócios
Limpeza e Conservação
Serviços Automotivos
Serviços Educacionais

No período do auge da pandemia, o setor de Limpeza e Conservação ganhou relevância e registrou uma elevação de 14,7% no Balanço Anual da ABF, impulsionado por uma demanda maior por serviços sanitizantes e serviços de forma geral. Nesse contexto, surgiram marcas para atender as necessidades dos consumidores, como é o caso da C´Clean Lavanderia Self Service.

Focada em soluções digitais para lavanderia, num conceito de “Laundry Tech” para agilizar a vida dos clientes com muita praticidade no dia a dia, a empresa atua principalmente por meio de aplicativo exclusivo em que o cliente localiza a unidade mais próxima para levar suas peças, localiza as máquinas disponíveis e conecta-se à máquina escolhida pelo celular com praticidade e segurança e está focada em expansão de franquias por todo o País.

Outros setores também geraram novas marcas de franquias em 2021.
Na avaliação de Wilson Gomes Carneira, representante da Especialista Vistorias, que atua no segmento de Serviços Automotivos, a marca vive um momento de boa evolução.

Oferecendo serviços como Vistoria Cautelar, Vistoria Estrutural, Vistoria de Transferência, Vistoria para Seguradoras e Recuperação de Chassi, a empresa possui 16 unidades de atendimento.

“Os planos de expansão estão acontecendo e os resultados estão satisfatórios.

A economia brasileira é melhor que as ‘7 vidas dos gatos’, pois passa por muitos desafios e continuamos sobrevivendo”, afirma ele.

Com forte demanda de entregas e serviços ágeis no período de pandemia que demandou por isolamento social, o segmento de Alimentação foi outro de grande destaque.

Apresentou uma elevação de 12,5% no Balanço Anual da ABF e também se beneficiou por uma maior demanda por itens básicos e os recursos injetados pelo auxílio emergencial.

O segmento é um dos mais tradicionais na área de franquias, sendo relevante também entre as maiores redes no Ranking das 50 Maiores Redes de Franquias do Brasil. No que diz respeito a novas marcas de franquia em 2021, também é um dos segmentos que mais aparece entre as novas marcas surgidas em 2021.

Surgida no Estado do Mato Grosso (MT), a marca Dona Fresca Pescados pretende de expandir para outros Estados e tem entre seus produtos de destaque itens frescos e congelados, como camarão, salmão, tilápia, tambatinga, piau e jatuarana, além de mercadorias para receitas da cozinha oriental.

Também do segmento de Alimentação e com foco na produção de bolos e atendimento focado no cliente, a rede Vó Alzira Café tem planos de expansão contínuos: abrir 1 mil lojas por todo o Brasil entre as bandeiras Fábrica de Bolo Vó Alzira e Vó Alzira Café, pertencentes à marca.

Somente em 2021 foram 120 novas franquias dentro do projeto de expansão.
Além de estar presente nos principais aplicativos de entregas para agilizar a chegada dos produtos aos consumidores, a marca investe nos modelos de negócio: quiosques e lojas, para trazer conforto e atendimento personalizado aos clientes que preferem consumidor os bolos nos locais de vendas.

Após chegar ao mercado em 2014 com uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e fertilizantes) para ajudar no aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural, a Reino Rural.

Foi lançada em 2021 no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil. Com modelo de negócio home office, tem investimento a partir de R$ 45.990 com retorno previsto de 4 a 6 meses.

O segmento de Serviços e Outros Negócios, ao qual se enquadra a Reino Rural, apresentou resultados acima da média do setor no Balanço Anual da ABF: alta de 11,1%, sob influência do crescimento do mercado de serviços de forma geral e serviços de logística.

Com retomada da confiança, mais negócios surgindo e crescendo se alguns segmentos tiveram oportunidades no auge da pandemia em meio aos desafios que aquele grave período trouxe para todos, outros setores viram na reabertura de lojas e shoppings e na retomada gradativa da confiança do consumidor, o seu momento de retomada e crescimento.

É o caso do segmento de Moda: de acordo com o balanço da ABF, cresceu 15,2% impulsionado pela retomada do movimento nos pontos de venda, mais alcance dos canais digitais e retomada dos hábitos dos consumidores.

“O setor de acessórios de Moda está apresentando um crescimento constante, desde o reaquecimento do mercado ocorrido no segundo semestre de 2021.

Após a reabertura dos shoppings, percebemos que o consumidor recobrou a confiança de realizar suas compras presencialmente”, afirma Evandro Madeira, diretor de Marketing da Le Briju.

A rede de produtos como anéis, brincos, colares, pulseiras, bolsas e acessórios de cabelo, é uma das representantes entre as novas marcas de franquia em 2021 e faturou R$ 6,7 milhões em 2021 e tem perspectiva de faturamento de R$ 9 milhões para 2022 com inaugurações de novas lojas.

Outro segmento que representa as novas marcas de franquia em 2021 é o de Saúde, Beleza e Bem-Estar.
Várias marcas novas surgiram para atender um público que procura cada vez mais cuidados pessoais, procedimentos estéticos e acabou usando seus recursos financeiros que seriam utilizados para outros fins (com viagens e eventos sociais) e ficaram restritos durante o tempo da pandemia.

Por esses fatores, o segmento teve elevação de 10,5%, pelo segundo ano consecutivo no mais recente Balanço Anual da ABF.

Uma dessas novas marcas é a Cepil Laser. De acordo com Luis Carlos Maielli, representante da marca, a empresa lançou a franqueadora para levar o modelo de negócio para todo o território nacional e no futuro pretende uma expansão internacional também.

A empresa está atenta a esse mercado que movimenta, segundo ele, cerca de US$ 1 bilhão ao ano e acredita muito no seu potencial de crescimento, uma vez que vem crescendo o interesse masculino por esse tipo de serviço, correspondendo a 9% dos consumidores de depilação a laser.

“Nossa principal abordagem ao entrar no mercado de depilação a laser foi a de oferecermos uma boa estrutura física, passando pela excelência no atendimento, até as flexibilidades nos pacotes e planos financeiros.

Esses diferenciais têm se destacado muito onde estamos em operação e assim fortalecido nossa marca”, explica Maielli.

A Cepil Laser Franchising iniciou seu plano de expansão de 2022 que conta com 4 unidades comercializadas e a meta para 2022 é chegar ao final do ano com 10 vendidas.

“Temos a intenção de crescer de forma estruturada e mais lenta no início, pois entendemos que é importante manter sempre a qualidade dos serviços prestados pela franqueadora, para o franqueado. Desta forma a Franqueadora poderá focar cada unidade franqueada individualmente, para que atinjam o sucesso desejado.

Entendemos também que a rede crescerá com os próprios franqueados, pois quando o franqueado alcança o sucesso, geralmente ele tem interesse em abrir novas unidades da marca, o que contribuirá não só para o crescimento da rede”.
Fonte: ABF Franchising Expo