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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 23 de janeiro de 2018 às 12:25
O surgimento dos colchões de amortecimento, no final da década de 1960, revolucionou de forma definitiva o salto em altura. Da mesma maneira, a internet criou uma nova realidade na relação entre marcas/empresas e o consumidor. Usando esta analogia, a consultora e professora Clara Bianchini iniciou sua palestra “Customer Centricity - Deslocando o cliente de fora para dentro e para o centro do negócio, antes e depois da venda. Por onde começar?”.

Fundadora e sócia da CO-VIVA, empresa especializada em cocriação e criatividade, Clara assegura que vivemos – com cada vez maior intensidade – uma nova era nas relações. “Estamos nos despedindo do tempo em que os produtos eram feitos ‘para’ o consumidor. Agora, ele é feito ‘com’ o consumidor”, detalha. “A internet mudou a regra do jogo dos negócios. Antes, os produtos tinham somente um valor monetário e satisfaziam uma necessidade. Hoje, eles têm um valor social e de experiência”, complementa.

A era industrial influenciou diversas gerações e tinha como características um conhecimento apresentado como definitivo e único , no qual o ideal de fabricação era a produção padronizada e em alta escala. Já a nova era prega a valorização da diversidade e da peculiaridade de cada nicho de segmento.

Ela usou exemplos de case de sucesso, como o Airbnb, plataforma digital para hospedagem; e o Bla Bla Car, aplicativo de caronas, iniciativas que abalaram os conceitos tradicionais em seus segmentos. “São construções que atendem as demandas dos clientes sem usar o padrão tradicional”, revela.

A especialista apontou cinco aspectos relevantes para colocar em prática o denominado “Customer Centricity”, ou seja, posicionar o cliente no centro do processo. “Reveja seu papel como empresa, encontre novas formas de categorizar seu consumidor, abrace novas ferramentas de gestão, inove sua cultura organizacional e descubra seu modelo de negócio do futuro”, concluiu.

Fonte: Couromda