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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 29 de agosto de 2017 às 20:44
O setor de franquias encerrou o primeiro semestre do ano com um faturamento de R$ 74,428 bilhões, um crescimento nominal de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. No segundo trimestre, a alta nominal foi de 6,8%, para R$ 37,565 bilhões, na comparação com igual intervalo de 2016.

Dentro do setor, porém, alguns segmentos tiveram um aumento de faturamento acima da média, segundo pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Altino Cristofoletti Junior, presidente da entidade, ressalta, no entanto, que o fator de decisão para a escolha de uma franquia não deve ser o segmento que está crescendo no momento, mas a afinidade do empreendedor com a área de negócio.

“Sempre haverá janelas de oportunidade, mas o importante é tomar a decisão pela afinidade com o negócio. É fundamental também fazer um plano de negócio, escolher algo que caiba no bolso e envolver a família, além de conversar com franqueados da rede para ver se estão satisfeitos”, afirma.

No segundo trimestre do ano, o segmento com a  maior alta foi o de Hotelaria e Turismo, com uma expansão de 10,1% na receita. Segundo Cristofoletti, houve um vácuo nesse setor após as Olimpíadas, e como ele está em recuperação agora apresenta números expressivos. “De qualquer forma, o turismo vem se desenvolvendo muito e é uma tendência constante”, afirma o presidente da ABF.

Com uma alta de 8,6% no trimestre, Casa e Construção é outro segmento que vem mostrando recuperação. “Com a injeção [dos recursos das contas inativas] do FGTS, as famílias usaram o dinheiro para pagar dívidas e, em segundo momento, para aplicar em algo mais material, como a casa”, diz Cristofoletti.

Favorecido pelo aumento da procura por clínicas populares, Saúde, Beleza e Bem-Estar registrou um avanço de 9,4% na receita do trimestre. Segundo o presidente da ABF, o desempenho também é resultado da maior preocupação das pessoas com a saúde. “É um setor em constante desenvolvimento no sistema de franchising e que está investindo muito em capacitação e marketing”, acrescenta.

Fonte: ABF