Notícias


Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 21 de novembro de 2017 às 12:30
O varejo no Brasil cresceu pelo terceiro mês consecutivo e apresentou alta de 0,4% em relação ao mesmo período de 2016. Os dados são do ICVA, Índice Cielo do Varejo Ampliado, apurado pela Cielo e divulgados nesta quinta-feira (16).

A alta considera descontada a inflação aplicada aos setores do varejo ampliado. Em setembro, o crescimento foi de 2,4% e, em agosto, de 1,5%.


De acordo com a analise da Cielo, o resultado de outubro foi impactado pelo calendário. Com a mudança de um sábado por uma terça-feira e do feriado prolongado de 12 de outubro, o mês foi prejudicado na comparação com outubro de 2016.

Se não fosse essa mudança, o índice apontaria uma alta de 0,7%, estável em relação a setembro nesta base de comparação. “Desde julho o ritmo do varejo vem se mantendo estável e apresentando índices positivos, refletindo uma melhora visível em relação ao que vínhamos observando até o mês de junho deste ano”, comenta Gabriel Mariotto, gerente da área de inteligência da Cielo em nota da empresa.

Setores e regiões

O grupo de setores que comercializam Bens Não Duráveis novamente mostrou a melhor performance do mês, de acordo com a apuração da Cielo. A aceleração foi impulsionada principalmente pelos Supermercados e Hipermercados, setor que começou o ano com desaceleração se recupera nos últimos 5 meses.

Já os Postos de Combustíveis, que também vem desacelerando desde 2016, ainda não mostra recuperação e desacelerou de novo em outubro.

Já o bloco de Bens Duráveis e Semiduráveis apresentou desaceleração, puxada principalmente pelo setor de Vestuário. Por fim, o setor de Serviços acelerou com relação ao mês anterior, apesar de continuar com desempenho negativo. O destaque positivo deste bloco ficou com o setor de Turismo e Transportes.

A região Sudeste foi a única que registrou leve queda de 0,1% em outubro, medida pelo ICVA deflacionado. Todas as demais regiões apresentaram alta no índice.

Fonte: Novarejo
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 21 de novembro de 2017 às 12:29
Apesar do crescimento no número de franquias das lojas Havaianas, as vendas tiveram queda no Brasil no terceiro trimestre de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado. O desempenho do varejo no País diminuiu em 4%.

O número de franquias da Havaianas em setembro de 2016 era de 520, já em setembro deste ano subiu para 574.

A justificativa da Alpargatas, detentora da Havaianas, é a redução das vendas mais fracas no Rio de Janeiro.

De acordo com a empresa, há uma concentração grande de lojas na capital carioca e o mercado do varejo tem “sofrido com a redução da renda e diminuição do fluxo de turistas”, disse a marca em seu relatório trimestral.

Receitas

Já as receitas da Alpargatas, que também é dona da Osklen, Topper, Mizuno, Dupé e Meggashop Outlet, também teve redução. No comparativo do terceiro trimestre de 2016, a queda foi de 12,4%.

A marca Osklen, no entanto, teve bom desempenho no varejo, com crescimento de 2%.

A análise da Alpargatas para o aumento nas vendas é o lançamento antecipado da coleção verão nas lojas e da melhora do consumo em alguns mercados, como o de São Paulo.

Ao todo, a companhia gerou um caixa operacional de R$ 202,6 milhões nos 12 meses encerrados em 30 de setembro deste ano.

Fonte: Novarejo