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Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 17 de maio de 2022 às 10:30


As franquias se reinventaram durante o grave período de pandemia com o objetivo de atender as necessidades dos consumidores e superar todos os desafios apresentados.

Dentro desse movimento de crescimento, outro fenômeno foi registrado: o surgimento de novas marcas de franquia em 2021.

Em 2021, o franchising brasileiro apresentou resultados importantes para a economia brasileira: um crescimento nominal de 10,7% no último ano, demonstrando que o setor de franquias tem um papel de peso nos resultados das finanças do País.

O faturamento das franquias no Brasil, de acordo com o levantamento da entidade, passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185,068 bilhões em 2021.

O mercado de franchising consolidou a recuperação em 2021, compensando grande parte das perdas de 2020 e quase igualando o desempenho de 2019. Esses resultados fazem parte do Balanço Anual realizado pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Segundo um novo levantamento interno da ABF – específico sobre novas marcas de franquias em 2021 -, somente entre associadas foram 71 marcas iniciando atividades em 2021 como potenciais franqueadoras.

É importante lembrar que as novas empresas atuam em segmentos econômicos variados:
Alimentação
Saúde, Beleza e Bem-Estar
Moda
Serviços e Outros Negócios
Limpeza e Conservação
Serviços Automotivos
Serviços Educacionais

No período do auge da pandemia, o setor de Limpeza e Conservação ganhou relevância e registrou uma elevação de 14,7% no Balanço Anual da ABF, impulsionado por uma demanda maior por serviços sanitizantes e serviços de forma geral. Nesse contexto, surgiram marcas para atender as necessidades dos consumidores, como é o caso da C´Clean Lavanderia Self Service.

Focada em soluções digitais para lavanderia, num conceito de “Laundry Tech” para agilizar a vida dos clientes com muita praticidade no dia a dia, a empresa atua principalmente por meio de aplicativo exclusivo em que o cliente localiza a unidade mais próxima para levar suas peças, localiza as máquinas disponíveis e conecta-se à máquina escolhida pelo celular com praticidade e segurança e está focada em expansão de franquias por todo o País.

Outros setores também geraram novas marcas de franquias em 2021.
Na avaliação de Wilson Gomes Carneira, representante da Especialista Vistorias, que atua no segmento de Serviços Automotivos, a marca vive um momento de boa evolução.

Oferecendo serviços como Vistoria Cautelar, Vistoria Estrutural, Vistoria de Transferência, Vistoria para Seguradoras e Recuperação de Chassi, a empresa possui 16 unidades de atendimento.

“Os planos de expansão estão acontecendo e os resultados estão satisfatórios.

A economia brasileira é melhor que as ‘7 vidas dos gatos’, pois passa por muitos desafios e continuamos sobrevivendo”, afirma ele.

Com forte demanda de entregas e serviços ágeis no período de pandemia que demandou por isolamento social, o segmento de Alimentação foi outro de grande destaque.

Apresentou uma elevação de 12,5% no Balanço Anual da ABF e também se beneficiou por uma maior demanda por itens básicos e os recursos injetados pelo auxílio emergencial.

O segmento é um dos mais tradicionais na área de franquias, sendo relevante também entre as maiores redes no Ranking das 50 Maiores Redes de Franquias do Brasil. No que diz respeito a novas marcas de franquia em 2021, também é um dos segmentos que mais aparece entre as novas marcas surgidas em 2021.

Surgida no Estado do Mato Grosso (MT), a marca Dona Fresca Pescados pretende de expandir para outros Estados e tem entre seus produtos de destaque itens frescos e congelados, como camarão, salmão, tilápia, tambatinga, piau e jatuarana, além de mercadorias para receitas da cozinha oriental.

Também do segmento de Alimentação e com foco na produção de bolos e atendimento focado no cliente, a rede Vó Alzira Café tem planos de expansão contínuos: abrir 1 mil lojas por todo o Brasil entre as bandeiras Fábrica de Bolo Vó Alzira e Vó Alzira Café, pertencentes à marca.

Somente em 2021 foram 120 novas franquias dentro do projeto de expansão.
Além de estar presente nos principais aplicativos de entregas para agilizar a chegada dos produtos aos consumidores, a marca investe nos modelos de negócio: quiosques e lojas, para trazer conforto e atendimento personalizado aos clientes que preferem consumidor os bolos nos locais de vendas.

Após chegar ao mercado em 2014 com uma linha de produtos agropecuários (suplemento nutricional animal e fertilizantes) para ajudar no aumento da eficiência e da lucratividade do produtor rural, a Reino Rural.

Foi lançada em 2021 no mercado de franquias para capilarizar a expansão em todo o Brasil. Com modelo de negócio home office, tem investimento a partir de R$ 45.990 com retorno previsto de 4 a 6 meses.

O segmento de Serviços e Outros Negócios, ao qual se enquadra a Reino Rural, apresentou resultados acima da média do setor no Balanço Anual da ABF: alta de 11,1%, sob influência do crescimento do mercado de serviços de forma geral e serviços de logística.

Com retomada da confiança, mais negócios surgindo e crescendo se alguns segmentos tiveram oportunidades no auge da pandemia em meio aos desafios que aquele grave período trouxe para todos, outros setores viram na reabertura de lojas e shoppings e na retomada gradativa da confiança do consumidor, o seu momento de retomada e crescimento.

É o caso do segmento de Moda: de acordo com o balanço da ABF, cresceu 15,2% impulsionado pela retomada do movimento nos pontos de venda, mais alcance dos canais digitais e retomada dos hábitos dos consumidores.

“O setor de acessórios de Moda está apresentando um crescimento constante, desde o reaquecimento do mercado ocorrido no segundo semestre de 2021.

Após a reabertura dos shoppings, percebemos que o consumidor recobrou a confiança de realizar suas compras presencialmente”, afirma Evandro Madeira, diretor de Marketing da Le Briju.

A rede de produtos como anéis, brincos, colares, pulseiras, bolsas e acessórios de cabelo, é uma das representantes entre as novas marcas de franquia em 2021 e faturou R$ 6,7 milhões em 2021 e tem perspectiva de faturamento de R$ 9 milhões para 2022 com inaugurações de novas lojas.

Outro segmento que representa as novas marcas de franquia em 2021 é o de Saúde, Beleza e Bem-Estar.
Várias marcas novas surgiram para atender um público que procura cada vez mais cuidados pessoais, procedimentos estéticos e acabou usando seus recursos financeiros que seriam utilizados para outros fins (com viagens e eventos sociais) e ficaram restritos durante o tempo da pandemia.

Por esses fatores, o segmento teve elevação de 10,5%, pelo segundo ano consecutivo no mais recente Balanço Anual da ABF.

Uma dessas novas marcas é a Cepil Laser. De acordo com Luis Carlos Maielli, representante da marca, a empresa lançou a franqueadora para levar o modelo de negócio para todo o território nacional e no futuro pretende uma expansão internacional também.

A empresa está atenta a esse mercado que movimenta, segundo ele, cerca de US$ 1 bilhão ao ano e acredita muito no seu potencial de crescimento, uma vez que vem crescendo o interesse masculino por esse tipo de serviço, correspondendo a 9% dos consumidores de depilação a laser.

“Nossa principal abordagem ao entrar no mercado de depilação a laser foi a de oferecermos uma boa estrutura física, passando pela excelência no atendimento, até as flexibilidades nos pacotes e planos financeiros.

Esses diferenciais têm se destacado muito onde estamos em operação e assim fortalecido nossa marca”, explica Maielli.

A Cepil Laser Franchising iniciou seu plano de expansão de 2022 que conta com 4 unidades comercializadas e a meta para 2022 é chegar ao final do ano com 10 vendidas.

“Temos a intenção de crescer de forma estruturada e mais lenta no início, pois entendemos que é importante manter sempre a qualidade dos serviços prestados pela franqueadora, para o franqueado. Desta forma a Franqueadora poderá focar cada unidade franqueada individualmente, para que atinjam o sucesso desejado.

Entendemos também que a rede crescerá com os próprios franqueados, pois quando o franqueado alcança o sucesso, geralmente ele tem interesse em abrir novas unidades da marca, o que contribuirá não só para o crescimento da rede”.
Fonte: ABF Franchising Expo
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 10 de maio de 2022 às 11:12


O varejo digital aproxima-se de duas das mais importantes datas comemorativas do calendário brasileiro: o Dia das Mães (8 de maio) e o Dia dos Namorados (12 de junho).

Para se ter uma melhor ideia da importância para as vendas no comércio nacional, em 2020, essas datas faturaram juntas R$ 7,8 bilhões só no e-commerce, segundo dados da Ebit|Nielsen. O resultado é maior até do que a soma das vendas de Black Friday e Natal daquele ano, chegando a R$ 7,7 bilhões.

Então, na hora de elevar o faturamento da loja, o empreendedor precisa olhar para uma métrica importante do negócio, o ticket médio das vendas. O desempenho nesse indicador está diretamente relacionado ao sucesso do comércio eletrônico em cada data comercial. Pensando nisso, aqui estão cinco ideias para aumentar o ticket médio da sua loja.

Cinco ideias ou estratégias para aumentar o ticket médio da loja virtual

Antes de continuar, também vale ficar por dentro das dicas para vender mais nas datas do e-commerce como um todo. Porque, a seguir, o foco será especificamente em aumentar o ticket médio nesses eventos do varejo. Vamos lá?

1. Reative os clientes nas datas comemorativas

Existem três bons motivos para a loja procurar primeiramente aquelas pessoas que já compraram com o negócio:

* É muitas vezes mais barato reconquistar um cliente do que conquistar um novo.

* A loja tem entre 60% e 70% de chances de vender para um cliente existente, enquanto a probabilidade de vender para clientes em potencial é de 5% a 20%, segundo o livro Marketing Metrics.

* Em média, clientes assíduos gastam 67% a mais do que novos consumidores da marca, de acordo com a Inc.

Portanto, se o interesse é aumentar o ticket médio da loja virtual, esse público deve ser a prioridade número um das estratégias de marketing e vendas nas datas comemorativas.

2. Participe dos planos do consumidor

Outra forma de aumentar o valor médio das vendas é entregar mais valor para o público nas datas especiais. Valor esse na forma de uma boa seleção de produtos e serviços para a ocasião.

Para isso, é preciso estudar o comportamento do consumidor e como ele pretende comemorar cada data. Por exemplo, uma pesquisa da Behup mostra que 37% dos brasileiros que pretendem celebrar o Dia das Mães 2022 farão uma refeição especial em casa. Então, além dos tradicionais presentes, vale considerar se a loja pode participar de alguma outra maneira desse momento especial.

Analisar o comportamento do consumidor também é interessante para pensar fora da caixa. Além das mães, que outras mulheres podem ser presenteadas no 8 de maio, levando o comprador a adicionar mais itens no carrinho? A própria Behup mostra que esposas, sogras e avós são outros públicos populares nessa data. Tenha isso em mente na hora de elaborar suas estratégias e discursos de vendas.

3. Faça cross-selling e up selling para impactar seu ticket médio

Quando a empresa conhece de fato seu público-alvo fica mais fácil propor ações eficientes de cross-selling ou up selling. Isto é, ações de venda de produtos ou serviços relacionados ou que levem a pessoa a comprar um item de maior valor, respectivamente.

Uma boa forma de estimular a inclusão de itens no carrinho é oferecer frete grátis a partir de determinado valor. Para isso, calcule quanto é o seu ticket médio atual e estabeleça o quanto ele pode ser melhorado. A partir daí, você tem um valor mínimo para as compras com esse benefício.

O frete grátis, por sinal, é a alavanca de venda mais usada pelos consumidores digitais segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Quase 90% deles utilizam esse recurso nas suas compras online.

4. Planeje bem suas alavancas promocionais

Falando nelas, a SBVC revela também que o cashback vem crescendo em popularidade, e 59% dos consumidores brasileiros conectados já o usaram em 2021. Por outro lado, os programas de pontos, igualmente utilizados para aumentar a fidelidade dos clientes, têm caído em desuso. Em 2020, 37% dos consumidores participavam desses programas, enquanto em 2021 esse número baixou para 33%.

De acordo com a pesquisa, as formas mais diretas de reembolso são mais bem recebidas pelo público brasileiro. Afinal, um benefício sem data específica para ser aproveitado torna-se mais difícil de tangibilizar. Vale ter esse comportamento em conta ao elaborar suas estratégias para vender mais nas datas comemorativas.

5. Diversifique os meios de pagamento no e-commerce

Para completar, você sabia que o próprio checkout da loja virtual pode servir para aumentar o ticket médio das vendas nas datas especiais do varejo?

Isso é o que mostram diversas pesquisas sobre o uso das opções de pagamento BNPL no e-commerce. Ou seja, o “compre agora, pague depois”, em que o consumidor pode parcelar as compras em até 24 vezes no boleto ou no Pix sem precisar de cartão de crédito.

Essa maior flexibilidade, e até maior acessibilidade, considerando os milhões de consumidores brasileiros sem cartão ou com baixo limite de crédito, é então traduzida em compras maiores. Para se ter uma ideia, o aumento no ticket médio pode ir de 10% a 80%.

Então, não basta ter uma boa estratégia no topo do funil, atraindo o público para sua loja virtual. Também é preciso oferecer as condições adequadas para que o consumidor conclua a compra. Nesse sentido, o parcelamento via boleto ou Pix desponta como uma grande tendência do varejo porque traz vantagens tanto para o lojista quanto para o público final. Isso pode fazer uma enorme diferença no faturamento do comércio nas datas comemorativas.

Fonte: EcommerceBrasil