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Varejo & Franquias Postado em quarta-feira, 11 de outubro de 2023 às 14:01


A Black Friday marca o início oficial da temporada de compras de fim de ano e oferece uma oportunidade única para divulgação de vendas, aumentar a visibilidade de sua marca e conquistar novos clientes.

Neste cenário altamente competitivo, onde os consumidores estão cada vez mais interessados em pesquisar ofertas e comparar preços, estar bem preparado é importantíssimo para o seu negócio se destacar em meio à concorrência.
Confira os principais pontos para começar a preparar seu e-commerce com antecedência para a data mais concorrida do ano.


Como vai ser o cenário da black de 2023?

A Black Friday de 2022 teve um saldo de R$ 17.7 bilhões no varejo online, com 35,8 milhões de pedidos realizados. Para 2023, o crescimento das buscas mensais pela data já são de 24%.

Segundo dados do Google, 50% dos brasileiros que pretendem comprar na data ainda não tem varejista, marca, ou produto/modelo definido, e 91% vão utilizar canais online para obter informações sobre preços, descontos e produtos, tornando o momento ideal para fortalecer a sua presença no meio digital e trabalhar a aquisição de novos clientes.


Como preparar meu e-commerce para a Black Friday

Com um aumento significativo no tráfego online, é essencial que o site esteja preparado para suportar a demanda, sem comprometer a experiência do cliente.

Para a Black Friday 2023 o foco está em gerar e capturar demanda, com uso das estratégias a seguir.


Conhecimento e consideração da marca
Planeje as campanhas com antecedência e busque um aumento na interação com os clientes. Isso vai auxiliar a posicionar do negócio e aumentar a visibilidade da marca para tirar máximo proveito desse evento importante.

Estoque adequado
Certifique-se de que o estoque possa atender à demanda durante esse evento. Faça projeções com base em dados históricos e tendências de compra para evitar a falta de produtos essenciais.

Ofertas promocionais
Ofereça descontos atraentes e promoções especiais para atrair os consumidores. Considere também a possibilidade de lançar ofertas relâmpago em determinados produtos para auxiliar no giro em produtos que estejam parados por algum período.

Compras facilitadas
Garantir que o site esteja preparado para essa data, inclua etapas importantes como:


– ter um site responsivo que ofereça uma experiência de compra completa, independentemente do dispositivo que o cliente utilizar;
– acelerar a velocidade do carregamento das páginas;
– maior capacidade de processamento de pedidos;
– segurança nas transações online.

Fonte: Ecommerce Brasil
Economia & Atualidade Postado em quarta-feira, 11 de outubro de 2023 às 13:58


Para o próximo ano, e-commerce tende ao crescimento das compras por dispositivos móveis e frequência maior, o que sugere que as compras online já se estabeleceram na rotina dos consumidores.

O e-commerce está em constante adaptação às mudanças tecnológicas e atento às demandas dos consumidores. Responsável por um mercado potencial em volume de vendas, movimentou cerca de R$ 169,6 bilhões no Brasil, em 2022, segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

No mundo dinâmico do comércio eletrônico, a urgência de se manter atualizado com as novas tendências é inegável. A competição é feroz e está presente em todos os cantos. Nesse cenário, é essencial direcionar a atenção para a jornada do consumidor, compreender sua experiência e avaliar como diversas tecnologias, como a Inteligência Artificial, estão moldando todos esses aspectos de maneira fundamental.

A jornada do consumidor tornou-se um ponto focal para as empresas que desejam se destacar em um mercado saturado. Entender cada etapa desse percurso, desde a descoberta do produto até a conclusão da compra, é crucial para proporcionar uma experiência satisfatória ao cliente. E, claro, que a tecnologia desempenha um papel vital nesse processo, permitindo a personalização de ofertas, recomendações inteligentes e a análise específica do comportamento do consumidor.

Além disso, o fomento avassalador das redes sociais têm desempenhado um papel fundamental no impulso do comércio eletrônico. Quando o assunto é a divulgação de conteúdo de marca, as redes sociais seguem com grande destaque. “Por conta do grande uso das redes sociais pelos consumidores, é importante que o lojista consolide sua marca nesses espaços. Quem não está presente está perdendo potenciais clientes para concorrentes e deixando de estar em contato com os clientes que já conhecem a marca”, comenta Guilherme Pedroso, country manager da Nuvemshop no Brasil.


O futuro está no comércio eletrônico omnichannel?

O comércio omnichannel está se preparando para uma expansão significativa nos próximos cinco anos, de acordo com um estudo recente realizado pelo Boston Consulting Group. O relatório prevê um aumento de 15 a 30% ao ano nesse setor, levando-o a atingir uma marca de US$ 130 bilhões até o final de 2025 em todo o mundo. Para os mercados emergentes esse crescimento será ainda maior, considerando que 40% dos usuários ainda vão fazer sua primeira compra on-line por meio de mensagens instantâneas.

À medida que o comércio eletrônico continua a consolidar sua presença e conquistar uma parcela crescente do mercado varejista, as marcas passaram a adotar uma abordagem cada vez mais criativa e orientada para o cliente. Essa abordagem envolve uma habilidade de compreender profundamente a jornada de compra do cliente, suas necessidades e, principalmente, de priorizá-lo no cerne de todas as metas e escolhas relacionadas às estratégias de vendas.

“O comércio eletrônico omnichannel mantém a conversa em andamento quando um cliente que entra em contato pelo Instagram acaba no seu site procurando produtos e opta por receber alertas por e-mail ou SMS. No dia seguinte, eles podem enviar um e-mail com um código de desconto e um link para um item que eles visualizaram ou adicionaram ao carrinho. Dessa forma, alcançarão os clientes por meio de seu canal preferido e manterão a sincronia quando eles mudarem para outro canal para continuar sua jornada de compras”, exemplifica Adriana Sanchez, diretora de New Sales Latam da Sinch.


A importância dos dados na jornada do cliente

A OLX Brasil, uma das principais plataformas de compra e venda online do país, tem se destacado ao utilizar dados para aprimorar a experiência do cliente e enfrentar os desafios do e-commerce. A plataforma recebe mais de 5 milhões de acessos, diariamente, e Paula Pinho, diretora de Customer Experience da OLX Brasil, revelou no CONAREC 2023 que esse volume massivo de acessos fornece à empresa uma grande quantidade de dados importantes que são usados para entender e atender às necessidades dos clientes de maneira mais eficaz.

“Dados digitais são fontes importantes, mas temos que ter atenção de como podemos melhorar a jornada desse cliente hoje e não apenas entender qual tipo de produto ele busca. Muitas e vezes a má experiência em uma plataforma de compra online gera uma enorme insatisfação que desencanta aquele consumidor, mesmo que essa plataforma possuas boas ofertas e diversidade”, ressalta.


Perspectivas e tendências 2024

Para entender para onde o mercado está se direcionando e para aprofundar a compreensão do comportamento dos consumidores no e-commerce brasileiro para antecipar as perspectivas para o comércio online no país para o próximo ano, a Opinion Box junto com a Octadesk realizou um estudo sobre as tendências que podem moldar o cenário do comércio eletrônico no país em 2024.


Por que continuar comprando online?

Uma das tendências mais evidentes é o crescimento contínuo das compras por meio de dispositivos móveis. Com smartphones cada vez mais poderosos e a expansão do acesso à internet, os consumidores preferem a comodidade de fazer compras diretamente de seus telefones. De forma geral, três itens se destacam como os principais fatores que motivam as compras no e-commerce: preço, praticidade e promoções.


O comportamento dos consumidores no e-commerce

As perspectivas são realmente interessantes. Seis em cada dez consumidores afirmaram que a sua frequência de compras online aumentou no último ano. Além disso, 54% dos entrevistados indicaram que planejam fazer mais compras online nos próximos 12 meses.

Com o hábito de compra do consumidor, 2024 promete ferver em vendas online. Nesse sentido, é crucial a reflexão sobre a preparação dos negócios para capitalizar essa demanda crescente.


Frequência de compras

O estudo revela um aumento notável na frequência de compras semanais. O volume de consumidores que têm o hábito de fazer compras semanais quase dobrou, indicando que as compras online se tornaram parte da vida cotidiana de muitos consumidores.

Em 2022, 12% dos consumidores disseram fazer compras online pelo menos uma vez por semana. No entanto, dados atualizados mostram que em 2023 esse número saltou para impressionantes 17%. De fato, o consumidor está mais confiante para realizar suas compras e prefere esse meio pela conveniência.

Fonte: Consumidor Moderno