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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 19 de setembro de 2023 às 10:28


Estudos apontam que conquistar um novo cliente custa de 5 até 7 vezes a mais que manter um atual.

O Dia do Cliente, comemorado no dia 15 de setembro, foi definido como um meio de homenagear o consumidor, bem como também estreitar a relação com as empresas por meio de práticas que agradeçam a preferência por seus serviços. Um levantamento realizado pela Bain&Company revela que um aumento de 5% na atividade de retenções pode significar um crescimento de 95% de lucratividade na empresa. O mesmo estudo indica que clientes fiéis injetam 67% a mais no caixa das empresas que novos consumidores. “Antes era algo inédito ter um restaurante dentro de um estádio de futebol que tivesse alta gastronomia e em uma localização privilegiada para o campo. É importante pensar em atendimentos exclusivos que tragam inovação para o setor.”, diz Mark Zammit, CEO da GSH, empresa responsável por toda operação de alimentos e bebidas do Allianz Parque e Arena MRV.

Um estudo feito pelo “Brand Keys Customer Loyalty Engagement Index” revelou que as expectativas de um cliente em relação às marcas nos últimos anos sofreram um aumento de 250%. Além disso, pesquisas indicam que conquistar um novo cliente custa de 5 até 7 vezes a mais que manter um atual. “Utilizar estratégias que recompensem a sua fidelidade por meio de programas ou ofertas exclusivas é outra forma de reforçar o relacionamento”, diz o especialista financeiro Fernando Lamounier, diretor de novos negócios da Multimarcas Consórcios.

Segundo o “Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente para 2023”, 70% dos consumidores gastam mais com empresas que oferecem experiências personalizadas e integradas. O mesmo relatório aponta que 74% dos entrevistados se declaram fiéis a uma determinada marca ou empresa, enquanto 52% dos clientes relatam fazer o possível para comprar de suas marcas favoritas. “Um cliente satisfeito auxilia na construção da marca, na recomendação e na receita recorrente”, diz Alessandro Tomazelli, CEO da Cia do Tomate, empresa de recreação.

Fonte: Veja Mercado
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 19 de setembro de 2023 às 10:25


De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil é o terceiro país em faturamento no segmento pet. O país, nesse caso, representa 4,95% do mercado global, atrás somente de EUA (43,7%) e China (8,7%).

Este ano, a indústria de produtos para animais de estimação deve encerrar com um crescimento de 10,6% em seu faturamento — um valor de R$ 46,42 bilhões. Vale destacar que mais de 50% das residências brasileiras possuem cães ou gatos, com cerca de 30% deles adicionados durante a pandemia.

No período de confinamento, o segmento de pet foi um dos que mais teve incremento, com aumento nas compras estimado em 108%, segundo estudo da Adventures.
Acompanhe a seguir o faturamento projetado para cada segmento da indústria pet:

Pet food
Deve representar 78% do faturamento, com R$ 36,4 bilhões e crescimento de 9,4% em relação a 2022;

Pet vet (produtos veterinários)
Representará 15% do faturamento, com R$ 6,87 bilhões e crescimento de 16% em relação a 2022;

Pet care (produtos de bem-estar e higiene)
Pegará uma fatia de 7% do faturamento, com R$ 3,08 bilhões e crescimento de 15% em relação a 2022.


E-commerce continuará crescendo

Com a restrição à circulação imposta pela pandemia em 2020, a participação das categorias de produtos para pets no faturamento online subiu de 9% para 36,6%. Apesar de os consumidores estarem de volta às lojas físicas, eles seguem comprando online seus produtos para pets. 

O faturamento do e-commerce pet no Brasil registrou um salto de 130% durante a pandemia. O aumento foi de R$ 1,44 bilhão para R$ 3,3 bilhões entre janeiro de 2020 e março de 2022, segundo levantamento do IPB (Instituto Pet Brasil).

Em 2022, as vendas do setor atingiram 42% nos EUA. Portanto, muito superior à participação de 12% das vendas online nas categorias de bens de consumo, como alimentos, bebidas e higiene pessoal, por exemplo.

Fonte: E-commerce Brasil