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Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 02 de maio de 2023 às 13:58


Ações nos reality shows têm impacto na experiência do cliente, fortalecem awareness e conexões com consumidores.

Os reality shows são, há 20 anos, alguns dos programas mais assistidos da televisão, e se tornaram importantes ferramentas para as marcas potencializarem sua identidade e seu alcance. Apesar das altas verbas investidas, o retorno também costuma ser satisfatório não só em lucratividade, mas em posicionamento de marca e imagem. O BBB, por exemplo, conta com a presença de grandes marcas como Carrefour, Riachuelo, Stone e Seara, que pagam até R$105 milhões de patrocínio.

Para Gustavo Pisani, diretor de Estratégia Digital do Varejo na Câmara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios, são muitas as inspirações que os executivos podem tirar dos reality shows, mas a importância da omnicanalidade é predominante em todos eles.

“Os programas reforçam a importância da interação em tempo real e por diferentes canais, além de colocar o consumidor como peça mais importante da compra”, afirma o executivo.


Marcas lançam produtos e se apresentam nos realities

É o caso da Chevrolet, que lançou a picape Silverado no BBB 23. “O BBB é, sem dúvida, a melhor plataforma para darmos a visibilidade que o modelo merece”, comenta Chris Rego, diretora-executiva de Marketing GM América do Sul.

A Silverado é um produto estratégico para a Chevrolet, que está preparando uma configuração exclusiva da picape para atender as expectativas do consumidor local. Este modelo será revelado somente no momento do lançamento comercial.

E o que dizer do Modo Stone? Além de a patrocinadora bancar o maior prêmio da história do Big Brother Brasil na 3ª edição, a expectativa e o jingle entraram na mente dos telespectadores, assim como o conhecimento de marca nacionalmente.

“Com o patrocínio ao BBB23, realizamos a maior ação de visibilidade nacional das marcas Stone e Ton. O programa serviu de vitrine para o nosso portfólio de produtos e serviços desenvolvidos para apoiar os empreendedores, e para o lançamento de novas soluções como a Super Conta Ton, conta digital feita para os clientes do Ton”, explica Rodolfo Luz, diretor de marketing da Stone.

A Stone marcou a história do reality, entregando o maior prêmio de todas as edições, com uma dinâmica inovadora – o Modo Stone – que movimentou o prêmio, o programa e as redes sociais. “Ao longo dos últimos quatro meses, lideramos os patrocinadores em número de menções nas redes sociais e percebemos um crescimento em volume de buscas desde do início do programa para ambas as marcas”.

Pisani também defende que o varejista pode tirar ensinamentos valiosos até mesmo daqueles realities com temáticas que, a princípio, podem parecer distantes. Apesar de BBB e Fazenda terem se tornado os mais populares – no Brasil e no mundo, o diretor de estratégia digital recomenda ampliar o horizonte.

“A mídia cria outros formatos ao longo dos anos, muitos até focados em empreendedorismo e aprendizados. Mas, na maioria deles, o comércio pode tirar grandes lições de vendas de como atrair seu público, como fidelizar clientes, entre outros pontos, pois todos tem e mais do que isso, precisam de patrocinadores, que em paralelo, também ganham alavancando sua marca”.


ESTRATÉGIA DE REALITY PARA APPLICAR NA VIDA REAL:
Pensando no mundo do varejo, o executivo acredita que é possível usar estratégias dos realities para colocar em prática e alavancar as vendas. Confira:


Crie estratégias de interação

A ideia de conectar as mais diversas plataformas disponíveis de uma marca, possibilita jornadas mais convenientes para cada público. Os reality shows conseguem impactar todo tipo de espectador, oferecendo o conteúdo do programa em todas as plataformas; cada um fica ligado naquela que considera mais relevante.

A maioria das marcas acompanha 24h o que acontece nos realities, e exploram em suas redes todas as oportunidades identificadas pelo time para gerar vendas. Os próprios produtores dos programas criam estratégias omnichannel para permitir que o público interaja o tempo todo, da forma que for possível, qualquer que seja a plataforma.

“O programa é um dos mais comentados dentro e fora do universo digital e tem contribuído para fortalecer e consolidar a marca Ademicon nacionalmente, ampliando ainda mais a visibilidade e os diferenciais da companhia. É um investimento que tem impactado os nossos negócios”, revela Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon.

Nem todo mundo vai chegar até sua loja diretamente pelo site, ou por um buscador. É preciso atuar em todas as frentes, cobrindo os caminhos existentes e conectando sua marca a todos eles, em experiências personalizadas, naturais e fluidas. Quando se trata de comércio, estratégias de interação favorecem também o consumidor, que pode optar qual canal é mais conveniente para o momento, com autonomia e facilidade”, pontua Gustavo.

Nesse contexto, entram também os famosos marketplaces, que já possuem grande atuação nos reality shows como principais patrocinadores, e, que fazem uso da estratégia , pois são oportunidades de ampliar o portfólio e de construir um negócio escalável são ainda maiores.


Promoções e descontos para chamar atenção

Campanhas promocionais ainda são um dos maiores atrativos para conquistar e fidelizar clientes. Essa estratégia também é muito usada nos reality shows, que aproveitam momentos de aparição das empresas para incluir QR Codes, chamada para download de app e até mesmo URL do site ou landing pages. Eles direcionam os telespectadores para ofertas exclusivas, por tempo limitado, fortalecendo a parceria entre marca e programa.

Não diferente no varejo, muitas vezes, quando as empresas disponibilizam cupons de desconto para os clientes, sejam eles de frete grátis, redução no preço ou vantagens em uma próxima compra, a ação torna-se fator determinante na decisão de compra dos consumidores. O tempo limitado da promoção também provoca um senso de urgência e acelera as operações”.

Em um estudo encomendado pela Globo, o frete grátis foi apontado por 82% dos entrevistados como a principal motivação de compra. Já os cupons de desconto apareceram em 67% das respostas. Ou seja, quando o lojista oferece condições de compra mais atraentes, envolvendo cupons de desconto, fretes acessíveis, brindes, sistema de cashback, entre outros benefícios, ganha vantagem competitiva no mercado.


Use e obtenha o melhor das redes sociais

Durante a transmissão de qualquer reality show, as redes sociais acabam ganhando enorme destaque, sendo um dos canais principais para debates, torcidas e comentários em geral. “Isso nos leva a reforçarmos a importância da estratégia de divulgação das marcas, produtos e serviços nas principais redes sociais. Elas são os meios que permitem e trazem engajamento e envolvimento do público, muitas vezes ajudando com os feedbacks dos negócios, sejam eles positivos ou negativos”.

Vale ressaltar que mesmo as marcas fora do reality podem surfar a onda de comentários deles. A técnica se chama “newsjacking”, trata-se de um tipo de ação de guerrilha para tirar vantagem de eventos ou histórias de forma positiva para promover uma marca ou produto.

Fonte: Consumidor Moderno
Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 02 de maio de 2023 às 13:52


Avaliada em US$ 44 bi, aquisição colocou nas mãos de um dos homens mais ricos do mundo o poder de uma das principais redes sociais do planeta.

Depois de uma longa negociação que se arrastou por um semestre e contou com vários reveses, finalmente em 27 de outubro do ano passado Elon Musk concluiu a compra do Twitter. Avaliada em US$ 44 bilhões, a aquisição colocou nas mãos de um dos homens mais ricos do mundo o poder de uma das principais redes sociais do planeta, com mais de meio bilhão de usuários, segundo estimativa com empresas de estatísticas.

Desde a transação bilionária, Musk mudou muita coisa na plataforma, a começar pela ingerência sobre os conteúdos publicados pelos usuários. Mas não foi só isso que aconteceu. A seguir, você confere as 5 principais mudanças feitas na rede do passarinho nesses seis primeiros meses sob nova direção.


Volta de Donald Trump e Kanye West

Crítico da estratégia de moderação de conteúdo, logo que assumiu a cadeira principal da rede social, Musk devolveu as contas do ex-presidente Donald Trump e do rapper Kanye West. Mesmo assim, Trump não quis retornar ao aplicativo, enquanto West voltou a ser banido, um mês depois, quando publicou a foto de uma suástica nazista.

O posicionamento de Musk frente à moderação fez com que diversos anunciantes deixassem de fazer publicidade no Twitter, conforme informou o InfoMoney. Com isso, segundo um levantamento da consultoria norte-americana de marketing digital Pathmatics, publicado em fevereiro, no último trimestre do ano passado, a rede social perdeu 625 dos seus 1.000 principais anunciantes.


Sem respostas à imprensa

Desde o mês passado, todos os e-mails enviados à assessoria de imprensa do Twitter são respondidos com um emoji de cocô. Ao que tudo indica, o pedido foi feito pelo próprio presidente da plataforma, que anunciou a mudança em uma postagem no seu perfil.

O assunto ganhou notoriedade especialmente depois de uma série de ataques em escolas brasileiras, que, segundo investigações, eram planejados também pelo aplicativo. Sempre que os jornais questionavam a empresa sobre a moderação deste tipo de conteúdo, a resposta era a mesma, um emoji.
Após várias críticas, a empresa resolveu se manifestar formalmente sobre o assunto, em forma de texto oficial, mas a figura continua sendo enviada.


Twitter Blue: pagar pelo selo azul

Na última semana, milhares de usuários verificados pelo Twitter perderam o selo azul, que agora é destinado apenas para perfis que pagam pelo serviço. O chamado Twitter Blue é um programa premium de assinatura mensal — com custo a partir de US$ 8 por mês — que dá recursos personalizados aos usuários.

Anteriormente, o selo de verificação era dado a qualquer usuário com alguma notoriedade para conferir veracidade ao perfil. Em geral, eram os artistas, políticos e jornalistas que mais contavam com a funcionalidade para que os usuários soubessem que de fato a postagem era feita por aquela personalidade, e não por usuário falso.


Dupla autenticação agora é paga

Outra mudança que envolve o bolso dos usuários é a autenticação de dois fatores (2FA, na sigla em inglês) via SMS. O serviço agora faz parte do pacote Twitter Blue, portanto, usuários sem assinatura não contam mais com ela. O Twitter disse que a funcionalidade tem alto custo, já que precisa arcar com cada SMS enviado aos usuários.

A mudança gerou diversas críticas das associações de defesa do consumidor, pois a dupla autenticação é uma camada de segurança aos usuários, que, no final, também são clientes. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) chegou a entrar com uma representação contra o Twitter pedindo que a Justiça obrigue a plataforma a manter a opção gratuita.


Demissões em massa

As demissões em massa afetaram a maioria das big techs, mas a forma como elas aconteceram no Twitter chamou a atenção do mercado. Desde de novembro do ano passado, a empresa realizou diversos cortes, que impactaram as equipes brasileiras e estrangeiras, nos diferentes níveis hierárquicos.

Estima-se que ao menos 50% de todo o quadro de funcionários da rede social tenha sido dispensado, sendo que a maior parte das demissões foi feita por e-mail. Com isso, por meio de uma ação coletiva, centenas de funcionários processaram a companhia, alegando violação à Lei Federal de Notificação de Ajuste e Retreinamento do Trabalhador, que regulamenta o aviso prévio nos Estados Unidos.

Fonte: Infomoney