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Economia & Atualidade Postado em terça-feira, 08 de fevereiro de 2022 às 10:17


Setor de máquinas e equipamentos registrou a maior alta do ano, com 32,4%, conforme a Fiergs.

O Índice de Desempenho Industrial gaúcho (IDI/RS), medido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), encerrou o ano com crescimento de 12,8% ante 2020, a maior taxa em 30 anos. O recorde se deve à base deprimida do período anterior, quando o índice atingiu pisos históricos por conta da primeira onda da Covid-19. A alta, porém, mais do que compensou a redução de 2020 (-4,8%), superando em 7,4% o nível de atividade de 2019.

“Além da base deprimida, o resultado refletiu o retorno das atividades econômicas, sobretudo, o dinamismo dos setores industriais ligados ao agronegócio e das exportações”, relata o presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry. O industrial lembra que apesar do desempenho positivo, não faltaram obstáculos para o setor em 2021, principalmente na cadeia de abastecimento. “Além da pandemia, o cenário contou com desvalorização e volatilidade da taxa de câmbio, aumentos nos preços da energia e dos combustíveis e alta dos juros e da inflação”.

Todos os componentes do IDI/RS cresceram em 2021: compras industriais (+31,0%), horas trabalhadas na produção (+15,1%), faturamento real (+8,7%), emprego (+6,7%), utilização da capacidade instalada-UCI (+5,7 p.p.) e massa salarial real (+4,6%). A expansão anual foi disseminada: 14 dos 16 setores pesquisados. Os destaques foram Máquinas e equipamentos (+32,4%), Químicos e derivados de petróleo (+11,1%), Veículos automotores (+15,8%), Produtos de metal (+17,9%) e Couros e calçados (+10,1%). Apenas Madeira (-1,2%) e Máquinas e materiais elétricos (-0,7%) recuaram.


Em dezembro em relação a novembro, o IDI/RS cresceu 0,5% com ajuste sazonal, repercutindo o desempenho do faturamento real (+1,1%) e das horas trabalhadas na produção (+1,5%). Foi a sétima alta seguida, que levou o nível de atividade ao maior patamar desde novembro de 2014, 10,2% acima do pré-pandemia (fevereiro de 2020). Ainda nessa métrica, o emprego e a UCI (com grau médio de 83,4%) ficaram estáveis, enquanto a massa salarial real caiu 0,4%.

Para 2022, a tendência é de desaceleração. A perspectiva é de um avanço da atividade industrial de 1,7% no Estado. Para crescer mais, o setor precisará ganhar força. As expectativas dos empresários são favoráveis: há confiança e intenção de investir. A reabertura econômica tende a se completar e a demanda externa deve continuar ajudando.

O presidente da Fiergs destaca, porém, que os fatores restritivos de 2021 continuam no radar, sobretudo, os gargalos na cadeia de suprimentos. “A forte estiagem que estamos passando, os casos de Covid-19 e a eleição polarizada também trazem incertezas para o cenário econômico”, completa Petry.

Fonte: Jornal do Comércio
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 08 de fevereiro de 2022 às 10:14

Um bom planejamento de compras otimiza os resultados da empresa. Isso porque eleva os lucros, diminui a necessidade de capital de giro, aumenta as chances de vendas e reduz perdas e custos com estoques parados que podem envelhecer. Por isso, fazer um bom planejamento de compras é fundamental.

Quando falamos em compras, não se pode esquecer do papel do estoque para o sucesso do negócio em 2022. O consultor de negócios do Sebrae/SP Davi Jerônimo recomenda que donos de empresas fiquem atento a quatro pontos:

* Giro de estoque
* Inventário
* Curva ABC (um método de categorização de estoques)
* Gestão eficiente

“A principal dica é ver os itens que mais foram vendidos em 2021, apesar de 2021 ainda refletir o comportamento em relação à covid-19”, afirma Jerônimo.

“Verifique históricos de produtos mais vendidos, usando médias, curva ABC, itens com margem e ganhos maiores. Analise fornecedores que entregam mais rápido, para aumentar a lucratividade e ter menor dependência de giro dos seus estoques, além de diminuir a necessidade de capital de giro da sua empresa”.


Periodicidade das compras

O processo de compras, afirma Jerônimo, dever ser entendido conforme a disponibilidade de fornecedores. “Se o fornecedor estiver perto, os pedidos de compras devem ser planejados conforme a entrega desse fornecedor, obedecendo aos critérios de estoque mínimo e estoque de segurança, para período de reposição.”

Isso vale, inclusive, para materiais de uso e consumo, os chamados produtos indiretos. São aqueles que não estão ligados à produção da empresa ou seu negócio principal, mas ainda assim são fundamentais para o funcionamento da organização. Trata-se se uma área que requer muita energia da equipe compras.

Ao se planejar para fazer esse tipo de compra, a empresa consegue ter visibilidade de redução de custos, fidelizar fornecedores e fazer contratos mais longos com preços fixos e garantia de entrega.


Inflação e juros altos

Em tempos de incerteza econômica e alta inflacionária, como o atual, esses contratos longos podem ser de extrema relevância. “A inflação prejudica, sem dúvida, as empresas, principalmente as que não têm planejamento para compras”, diz o consultor do Sebrae.

A fidelização de fornecedores também apoia a empresa na gestão de tempo, pois quando concentra a compra de insumo não produtivo, aquele de uso e consumo, com um ou poucos parceiros, reduz desperdício de tempo de negociar com vários players do mercado. Facilita também a resolução de eventuais imprevistos no meio do caminho. É algo que traz eficiência e produtividade para o processo.

Quando se trata de itens volumosos, a fidelização do fornecedor também é relevante. Nesse caso, o fornecedor se ocupa dos produtos, usando seu próprio espaço, e entrega periodicamente o que a empresa precisa.

Por fim, a concentração em um ou poucos fornecedores traz confiança para a relação e aumenta o conhecimento sobre a empresa. Ao conhecer a política de compras do cliente, o que só é possível em relações mais longas, o fornecedor entende as oportunidades de melhoria, preço e logística e se adapta à jornada do cliente.


Americanas Empresas

A Americanas Empresas, que fornece milhões de itens de suprimentos, além de outras categorias, para o mercado corporativo, permite que a empresa concentre suas compras em uma única plataforma digital, com um único fornecedor, trazendo benefícios como:

* Praticidade: todos os itens em um só lugar;
* Economia de tempo: com os produtos concentrados em um só lugar, a equipe de compras gasta menos tempo negociando e procurando o que a empresa precisa adquirir;
* Economia financeira: com um fornecedor fidelizado, é possível negociar uma forma de pagamento mais vantajosa, fazer a cotação de grandes volumes e fechar contratos de longo prazo, muitas vezes garantindo o preço inicial por alguns meses;
* Atendimento: quando o fornecedor já conhece o cliente, pode se adaptar à sua jornada. A Americanas Empresas, por exemplo, tem atendimento especializado para todo tipo de negócio, seja para microempreendedores individuais (MEIs) ou grandes empresas;
* Portal corporativo: uma só plataforma para as compras, que facilita a gestão do processo, o controle de gastos, é prático e rápido, oferecendo mais autonomia para o cliente que precisa de suprimentos de uso e consumo.


Erros mais comuns dos departamentos de compras

Algumas empresas demoram muito entre a cotação e a ordem de compras. Em função da volatilidade de preços e nível de estoque, isso pode gerar problemas de abastecimento. Contratos mais longos com fornecedores de confiança evitam esse tipo de situação.

A descentralização de fornecedores, aliás, em empresas que buscam preço item a item, sem olhar o todo, acaba gerando custos invisíveis, como tempo demandado para gerenciar cada fornecedor. Pode ser um erro também, ainda que menos visível.

Veja os erros mais comuns:
* Não ter histórico de vendas;
* Não pesquisar fornecedores;
* Não ter ferramentas que auxiliem na tomada de decisões do que comprar, quando comprar e o que comprar;
* Comprar produtos já existentes no estoque, aumentando ainda mais o volume, por não fazer análise preditiva do inventário;
* Não buscar outros canais e vendas para aumentar o giro do estoque.

“Fornecedores que estão antenados no mercado podem ajudar a aumentar números de clientes e vendas”.

Diante de tudo isso, que tal planejar melhor as compras para 2022 e escolher um fornecedor confiável, que ofereça em uma só plataforma tudo o que a sua empresa precisa? Uma parceria dessas tem muitos benefícios a oferecer.

Fonte: Infomoney