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Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 12 de abril de 2022 às 10:14


Em 2022, criar algo novo é quase impossível. Entretanto, existem formas de inovar e deixar o negócio a frente do seu tempo.

Você com certeza já escutou aquele ditado “nada se cria, tudo de copia”, não é mesmo? A frase de Abelardo Barbosa – popularmente conhecido como Chacrinha -, é uma releitura da fala de Lavoisier, de que “na natureza nada se cria, tudo se transforma”.

Mas o que isso tem a ver com negócios e marketing digital? Tudo. Afinal, vivendo o auge da revolução tecnológica, criar algo novo é praticamente impossível. Com isso, para se destacar em algo, é necessário pensar em algo inovador.

Ou seja, criar uma releitura de algo já existente, mas de uma forma que revolucione o jeito do usuário interagir com seu produto e serviço. Mas como? Hoje eu vou te dar algumas dicas para que você comece a pensar a frente do seu tempo.


Tenha propriedade do seu negócio e do seu segmento

O primeiro passo para começar a inovar em algo é se apropriar do básico como um todo. Ou seja, se você não entende toda a base do seu negócio e do seu segmento, é impossível que você consiga pensar em algo que ainda não tenha sido feito.

Por isso, antes de começar a pensar em qual pode ser o seu diferencial revolucionário, comece entendendo todos pequenos detalhes do que você já faz. Só isso já será uma forma de ter diversos insights, entendendo falhas em processos que seu negócio pode preencher e inovar.


Estude o comportamento da sua concorrência

Além do seu negócio e segmento, é importante estudar o que sua concorrência está fazendo. Afinal, não é só você que está tentando inovar e se destacar no mercado.

Assim, você conseguirá entender quais ações outras empresas estão executando para inovar e, talvez, encontrar uma solução melhor que elas para o mesmo objetivo.

Ou seja, você estará observando os erros e acertos do seu concorrente para pensar em uma estratégia superior.


Escute as dores dos seus clientes e colaboradores

Seguindo essa linha de ação, existe uma forma ainda mais efetiva de pensar em soluções inovadoras: escutar seus clientes e colaboradores. Por quê? Pois são eles que consomem seu negócio, ou seja, sabem os pontos fortes e fracos do seu produto ou serviço na prática.

Dessa forma, você consegue gerar insights mais assertivos em dores reais que talvez você nem saiba que tenha e, assim, criar soluções inovadoras.


Encontre melhorias que tornem o negócio à frente do seu tempo

Lógico que só esses passos não farão você criar uma ideia de negócio à frente do seu tempo. Entretanto, eles serão a base para entender o que você está buscando e criar insights possíveis a partir disso.

Mas uma coisa é certa: para ter um negócio inovador, é necessário pensar nas melhorias que ele pode trazer para seus usuários e clientes. Afinal, toda inovação parte de um processo de tornar algo prático, efetivo e replicável.

Foi assim que criamos a maior assessoria de marketing digital do Brasil. Entendendo as necessidades de mercado, estudando as brechas criadas por agências da área e levando soluções que fazem nossos clientes venderem mais de fato.

Fonte: Infomoney
Estratégia & Marketing Postado em terça-feira, 12 de abril de 2022 às 10:10


A POPULARIZAÇÃO DOS VÍDEOS curtos, acompanhada de mudanças de comportamento no consumo das mídias e maior interação do público com influenciadores e criadores, veio para ficar. Atualmente, é possível observar um novo cenário mundial, no qual as pessoas buscam conteúdos mais leves, atrativos, que possam ser ouvidos ou vistos de maneira rápida e que aproximem ainda mais a comunicação das marcas com o público. Pensando nesse cenário, refleti sobre algumas tendências para o segmento em 2022 que podem e devem ser mais exploradas pelas empresas que têm foco no consumidor:

Livestream e-commerce: A novidade está transformando a experiência de compra on-line. O formato, um sucesso na China, utiliza plataformas de transmissões ao vivo pela internet para vender produtos on-line. Esse modelo otimiza a tomada de decisão do cliente, já que concentra em um só espaço informações sobre um produto ou serviço e a forma de comprá-lo. Além disso, promove entretenimento, que faz com que o espectador permaneça e engaje durante a live e desperte o gatilho da compra.

Storytelling: Esta é a estratégia de construção de uma história utilizando um enredo bem-elaborado e uma narrativa envolvente. A técnica se aplica por meio do poder persuasivo e, se usada com cunho comercial, ajuda a promover um negócio, produto ou serviço. Os efeitos criativos e as trilhas sonoras, que são marcantes e fazem toda a diferença no ambiente cinematográfico, agora ganham espaço também nos vídeos de até 1 minuto. É necessário ser criativo para tornar o conteúdo algo original e único.

Personalidades das marcas: Ao passo que as marcas estão mais inseridas no ambiente digital, a criação de uma personalidade foi a alternativa perfeita para uma aproximação com o público. A humanização, por meio de personagens – conhecidos como avatares, faz com que o consumidor se conecte e passe a conhecer mais sobre a missão, a visão e os valores da empresa. Trata-se de uma tendência que ainda deve crescer muito nos aplicativos de vídeos curtos, para posicionar o negócio de forma rápida e dinâmica.

Experiências para o consumidor: Ao passo que o consumidor se sente cada vez mais confiante em realizar compras on-line, as marcas também percebem o quanto os vídeos e as lives podem auxiliar na jornada de compras do cliente.

Cocriação: As redes sociais estão tomadas por criadores que não só entregam entretenimento como influenciam parte do pensar e agir do público. A colaboração com um nome querido pelos usuários demonstra que a marca conhece realmente os desejos de seus seguidores.

O envolvimento do público é crucial para o sucesso de um vídeo ou uma live, e os criadores estão atentos à geração de conteúdos com participação de quem está assistindo – via criação de hashtag, challenge ou filtro exclusivo. Ainda vamos ver uma grande revolução nas plataformas e, para as marcas, esse é só o começo.

Fonte: Consumidor Moderno