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Tecnologia & Inovação Postado em terça-feira, 09 de novembro de 2021 às 10:45


Conforme as empresas traçam seu caminho pós-pandemia, as organizações vencedoras considerarão 9 tendências e identificarão de forma proativa estratégias e parceiros de inovação para ajudá-los a navegar em sua jornada.

Os planos de transformação digital continuam sendo muito pautados por temas em consequência da pandemia, como treinamentos remotos e experiências do cliente no meio digital. No entanto, uma realidade pós pandêmica começa a aparecer no horizonte e os líderes já pensam em novas tendências de tecnologia que se tornam prioridades estratégicas. Por isso, a Bain reuniu empresas de tecnologia e startups para mapear as top trends na agenda dos executivos. São elas:

1. Estímulos aos clientes
2. Requalificação com gamificação
3. Diversidade no recrutamento
4. Marketplaces próprios
5. Planejamento de negócios integrado para cadeias de abastecimento
6. Inteligência coletiva habilitada para IA
7. Sustentabilidade transparente
8. Computação quântica
9. NFTs


1. Empresas “estimularem” seus clientes em direção aos comportamentos desejados

Quase 60% dos executivos em todos os setores disseram que adotaram ferramentas de experiência do cliente para melhorar os diferentes estágios da jornada do cliente nos últimos cinco anos. A pandemia ampliou profundamente a necessidade dessa transformação digital, mudando o comportamento do consumidor e acelerando as tendências em dois a três anos.

Na jornada digital do cliente, “cutucar” é uma ferramenta cada vez mais comum para levar os consumidores aos resultados desejados. Ela influencia o comportamento do cliente por meio de reforço positivo e mensagens subliminares, geralmente ajudando a atender melhor seus desejos e necessidades.

2. Gamificação que requalifica a força de trabalho remota

O Fórum Econômico Mundial previu que mais da metade de todos os trabalhadores precisarão de requalificação ou requalificação significativa até 2022, a fim de atender à crescente demanda por proficiência em novas tecnologias, pensamento analítico e inteligência emocional, entre outros conjuntos de habilidades. Mas a pandemia afetou esse cronograma. A maioria das empresas – já lutando contra a falta de agilidade e envolvimento dos funcionários em seus programas de treinamento – descobriu que seus problemas eram exacerbados pelo treinamento remoto. Além disso, a Covid-19 destacou a necessidade de novas formas de trabalho, não apenas para se adaptar a crises futuras, mas também para atender à crescente demanda por trabalho remoto.

Para tornar o treinamento mais eficiente e agradável, empresas líderes em setores como varejo, saúde e serviços profissionais se voltaram para a gamificação. Startups como a Attensi estão transformando o treinamento com simulações gamificadas, imergindo os funcionários em situações autênticas e fornecendo incentivos – como sistemas de pontuação ou tabelas de classificação – para desempenho. Attensi acredita que os jogos de treinamento estimulam o envolvimento e a repetição necessários para mudar comportamentos de maneira duradoura. Ele também permite que os empregadores rastreiem os níveis de habilidade e melhorias em relação aos KPIs reais, como vendas, experiência do cliente e produtividade, permitindo que eles avaliem o aprendizado e o desenvolvimento.


3. Diversidade se torna uma métrica central de recrutamento para empresas de sucesso

No ano passado, uma avaliação racial levou muitas empresas a se comprometerem publicamente com a melhoria de sua agenda de diversidade, equidade e inclusão (DEI). Um estudo recente da LinkedIn Talent Solutions descobriu que o número de pessoas em funções de liderança de diversidade – gerência e diretoria –  aumentou 75% e 68%, respectivamente, nos últimos cinco anos. O estudo também proclamou o chefe da diversidade como o “Trabalho do Momento.” Uma base diversificada de talentos também se tornou uma exigência para os jovens que procuram emprego, que priorizam cada vez mais os valores pessoais ao decidir onde trabalhar.

Além da resposta à injustiça sistêmica, as empresas estão começando a entender que a diversidade é benéfica tanto para a tomada de decisões quanto para o retorno do investimento. Equipes com diversidade de gênero tomam melhores decisões de negócios 73% das vezes, enquanto equipes com diversidade geográfica e de idade fazem isso 87% das vezes. E 64% dos consumidores dizem que são mais propensos a considerar ou comprar um produto depois de ver um anúncio que consideram diverso ou inclusivo.

Para ajudar as organizações a atingir suas metas de recrutamento de DEI, empresas como a pymetrics estão usando uma combinação de ciência comportamental e tecnologia de IA auditada. Com avaliações comportamentais voltadas para o futuro, a plataforma da pymetrics avalia o potencial dos candidatos, enquanto remove o preconceito implícito do processo de recrutamento. Além disso, oferece soluções para a gestão de talentos baseada em dados, bem como a redistribuição de funcionários deslocados, para ajudá-los a encontrar um “pouso suave” em uma nova função.


4. Marcas e varejistas se transformam em mercados para se beneficiar dos efeitos de rede 

Grandes marketplaces como Alibaba, Amazon e Rakuten tiveram um crescimento exponencial na última década. Uma opção de compra conveniente, os mercados representaram quase 50% das compras online em 2019.

No entanto, recentemente, empresas começaram a se afastar dessas plataformas para estabelecer seus próprios mercados. Uma plataforma própria permite que as marcas se beneficiem do efeito de rede: elas podem agregar e vender produtos e serviços adjacentes, criando um balcão único para seu cliente-alvo. O efeito de rede pode impulsionar a aquisição e retenção de clientes, além de reduzir o custo para atender cada cliente.

Essa tendência emergente deu origem a empresas como a Mirakl, que ajuda as marcas a lançar mercados rapidamente e fornecer serviços de qualidade em escala por meio de uma plataforma totalmente configurável, um ecossistema com curadoria de vendedores e parceiros, segurança total e automação avançada. Por exemplo, um varejista global de bricolagem criou um mercado para sua expansão em uma nova região. Em 18 meses, suas ofertas cresceram oito vezes, chegando a 300 vendedores, e o mercado representou 30% do comércio eletrônico total na nova região, sem canibalizar as vendas de produtos existentes.


5. Plataformas que otimizam as cadeias de abastecimento

Com a imprevisibilidade da demanda e choques no fornecimento de restrições comerciais e escassez de produtos, a Covid-19 fragilizou cadeias de fornecimento globais.

No entanto, mesmo antes da pandemia, as empresas lutavam com programas de otimização da cadeia de suprimentos. De acordo com uma pesquisa da Bain com executivos de vários setores, 75% das empresas não atingem suas metas de produtividade de custo. Os silos entre as divisões de negócios e geografias costumam ser os culpados. Eles obstruem o compartilhamento e a comunicação de dados, causando problemas como longos prazos de entrega ou gerenciamento de estoque ineficiente.

As plataformas “IBP” estão ajudando empresas globais a contornar silos para transformar suas cadeias de suprimentos, planejamento financeiro e de receita e processos de tomada de decisão. Por exemplo, o 9 Solutions desenvolveu uma plataforma para conectar todas as entradas relevantes em dados estruturados e não estruturados, fornecendo visibilidade de ponta a ponta da cadeia de suprimentos. Substituindo um processo de planejamento manual baseado em planilhas, uma empresa de petróleo e gás estabeleceu a plataforma integrada como uma fonte única de verdade. Com total visibilidade, ele foi capaz de melhorar a precisão do planejamento, enquanto reduzia o estoque e os custos de navios e embarcações não utilizados.


6. Inteligência coletiva habilitada para IA faz a curadoria de insights para uma estratégia mais ágil 

De acordo com um estudo de 2020 da Harvard Business Review, 86% dos executivos dizem que os funcionários da linha de frente precisam de uma visão melhor habilitada para a tecnologia para tomar boas decisões no momento. À medida que as empresas se tornam cada vez mais centradas no cliente, a necessidade de criar um fluxo de dados e percepções de e para as pessoas mais próximas dos clientes – a linha de frente – continuará crescendo.

Para filtrar e analisar grandes quantidades de entrada, as empresas líderes estão buscando inteligência coletiva habilitada para IA. Embora a IA seja altamente eficaz no reconhecimento de padrões, a falta de criatividade causa uma perda de insights em dados não estruturados. Mas a combinação de IA e recursos humanos pode ajudar a curar insights da linha de frente, trazendo maior agilidade e eficiência para a resolução de problemas e tomada de decisões. Ao abordar o potencial inexplorado da linha de frente, as organizações podem descobrir novas maneiras de abordar as prioridades estratégicas, especialmente em torno da experiência do cliente.

A empresa de tecnologia bluenove construiu o Assembl, uma plataforma de inteligência coletiva massiva, para ajudar grandes organizações a identificar rapidamente os insights. Assembl utiliza o reconhecimento de linguagem natural para destacar conceitos e palavras-chave recorrentes em debates, permitindo que os usuários acompanhem as tendências do discurso em tempo real. Usando o Assembl, uma empresa de serviços financeiros contratou mais de 11.000 funcionários em uma conversa para co-criar a estratégia de desenvolvimento da empresa na África, em modelos de negócios, produtos, fusões e aquisições e muito mais. Saindo da discussão, os funcionários puderam determinar, priorizar e apresentar 20 prioridades estratégicas ao conselho – 15 das quais o conselho endossou para a agenda estratégica.


7. Consumidores experientes exigem produtos sustentáveis

Quando se trata de sustentabilidade, os consumidores estão prestando muito mais atenção e tomando muito mais ações. De acordo com uma pesquisa da Bain, dois em cada três brasileiros seriam mais leais às marcas comprometidas com o meio ambiente. Essa mudança na preferência do consumidor colocou a sustentabilidade no topo da agenda corporativa, especialmente após a pandemia. Outro levantamento da Bain aponta que mais da metade dos executivos dizem que a Covid-19 só aumentou a importância da sustentabilidade para seus negócios.

Trabalhando com a Bain, uma empresa global de alimentos agrícolas criou uma solução abrangente de abastecimento sustentável que permite aos clientes rastrear seus alimentos desde o campo até o portão da fábrica. Ele reporta através de métricas de sustentabilidade, permitindo que os consumidores diferenciem os produtos e pressionem as marcas a se comprometerem com as metas sociais e ambientais.


8. Computação quântica começa a abordar aplicativos específicos

Com um mercado estimado em US$ 1,1 bilhão em 2019 – com expectativa de crescer cinco vezes até 2025 – a computação quântica é uma tecnologia emergente destinada a remodelar radicalmente o mundo, resolvendo problemas difíceis além do poder de qualquer supercomputador convencional. Os computadores quânticos podem processar combinações exponenciais de múltiplas dimensões, permitindo 10.000 vezes a velocidade e o gerenciamento da complexidade dos supercomputadores. A IBM e o Google continuam na vanguarda no setor quântico, mas a atividade de capital de risco está se acelerando, com investimentos de cerca de US$ 480 milhões em 2020 – mais do que o dobro dos US$ 200 milhões estimados investidos em 2019. No entanto, ainda existem desafios significativos em relação a custo e eficiência energética, dificultando a escalabilidade comercial da tecnologia.

Seeqc, um spinout da desenvolvedora de supercondutores Hypres, está abordando o desafio quântico de forma diferente. Usando chips supercondutores específicos para aplicativos, o Seeqc visa fornecer soluções escaláveis, econômicas e de baixo consumo de energia. Para empresas como a Merck & Co., que tem parceria com a Seeqc, isso pode significar computadores quânticos especificamente adaptados para resolver diferentes problemas em seus negócios. Embora ainda seja cedo, a plataforma demonstra um caminho claro para dimensionar a computação quântica para casos de uso comercial.


9. NFTs continuam em alta

É impossível ignorar o zumbido atual em torno dos NFTs. Esses identificadores digitais anexam a propriedade verificada a itens virtuais em blockchain, protegendo-os contra replicação, tornando-os únicos, aumentando seu valor e gerando oportunidades de negócios.

Os NFTs podem ser usados para vender itens digitais colecionáveis: Considere como a NBA arrecadou mais de US$ 230 milhões com destaques em vídeo habilitados para NFT. Além disso, os NFTs têm o potencial de transformar o relacionamento entre marcas e clientes ao desbloquear incentivos exclusivos. Eles também podem servir como passaportes digitais seguros que garantem a autenticidade dos produtos, tornando-os úteis para varejistas e consumidores de luxo, entre outros. Por exemplo, o relojoeiro suíço Vacheron Constantin lançou o Hour Club, uma plataforma digital exclusiva para proprietários que oferece rastreamento e autenticação habilitados para NFT para seus relógios, conteúdo personalizado e convites para eventos.

Embora os NFTs estejam concentrados principalmente em produtos de consumo e mídia, esse fenômeno está se acelerando rapidamente. Só o tempo dirá como a tecnologia evoluirá entre os setores.

Conforme as empresas traçam seu caminho pós-pandemia, as organizações vencedoras considerarão essas nove tendências e identificarão de forma proativa estratégias e parceiros de inovação para ajudá-los a navegar em sua jornada.

Fonte: Jornal Contabil
Varejo & Franquias Postado em terça-feira, 09 de novembro de 2021 às 10:38


Montar uma loja, não importa seu tamanho, investimento ou segmento nunca é um processo simples. Pensando nisso, criamos uma lista com as 10 grandes características de uma loja de sucesso, muito interessante para quem está montando seu próprio negócio, ou para aqueles que pretendem analisar seu ponto de venda, pensando em uma reforma.

1. Localização
Um acesso fácil ou próximo de onde seu cliente reside (conveniência) é sempre uma maneira de se destacar no mercado. O ideal, quando possível, é sempre buscar uma localização em uma via de alto tráfego, pois na maioria dos casos, sua loja vai chamar a atenção de diversos clientes que não pretendem comprar o que você vende agora, mas que saberá procurá-lo quando necessário. Cabe sempre analisar o sentido da avenida mais interessante. Alguns tipos de comércio tem melhores resultados quando localizados no sentido Centro-Bairro de uma via, ao passo que outros recebem mais clientes quando estão localizados no sentido Bairro-Centro. Estude o seu cliente atentamente para perceber melhor seu momento de compra: Quando seu cliente costuma a visitar seu ponto-de-venda: quando sai de casa para o trabalho, ou quando volta do trabalho para casa ?

2. Estratégia de mercado (posicionamento)
Quando falo em estratégia estou falando principalmente em seu posicionamento dentro do mercado local. O posicionamento, ou sua estratégia de mercado, é um dos pontos-chave para o sucesso de um negócio. Como se comporta o mercado no qual você atua? Quem você deseja ser? Onde está a oportunidade? Respondendo a essas perguntas você irá perceber se é melhor ser mais popular ou apostar em algo mais sofisticado, por exemplo.

3. Marca
Muitos pensam apenas em um “nome para a loja”, ou em um logotipo, quando pensam em marca. Em alguns casos, a decisão é feita entre os familiares, levando em conta apenas seus gostos pessoais. O nome deve ser um reflexo de seu posicionamento. Em alguns casos, deve se observar a possibilidade de que o nome faça uma analogia aos produtos ou o posicionamento do mercado. Exemplo: Tend Tudo, Compre Bem, Pague Menos, Peg&Faça, etc.

4. Fachada
A fachada é o cartão de visitas de sua loja. É o primeiro contato que seu cliente tem com você. Uma fachada imponente e interessante pode agregar, e muito à sua marca desde o início. Entretanto, nem toda fachada precisa ser “cara”. Pórticos, grandes painéis em lona ou até mesmo a utilização de telhas metálicas sobre a fachada podem gerar criativos e impactantes resultados.

5. Produtos e serviços
O posicionamento do ponto-de-venda tem tudo a ver com o sortimento ou a exposição de produtos que será utilizada. Não dá para falar de varejo popular sem pensar em grandes pilhas ou gôndolas cheias, sinônimos de fartura, assim como não dá para falar em varejo de luxo sem pensar em destaques e exclusividade de produtos. Gôndolas vazias ou rupturas criam uma imagem de má administração que repercute em desconfiança e descrédito por parte do consumidor.No caso dos serviços, vale a pena destacar que oferecer bons serviços, principalmente se complementam a venda de produtos, podem ser uma excelente estratégia para conquistar e fidelizar clientes. Bons serviços criam valia à marca e possibilitam rentabilizar melhor os produtos oferecidos.

6. Preço/ Promoção
Eu realmente acredito que preço não é diferencial de mercado. Acreditar ser o melhor de sua região apenas porque é o mais barato, além de não conquistar nenhum tipo de fidelidade por parte de seus consumidores (pois a qualquer momento pode surgir um novo concorrente com preços menores do que o seu), suas margens de lucro estarão sempre comprometidas. Oferecer bons preços, condizentes com sua qualidade de produtos e serviços é sempre o melhor caminho. Utilizar as promoções para alavancar as vendas e conquistar os consumidores é uma excelente arma na briga pelo mercado. Uma loja sem promoção, apenas com preços, é uma loja morta. As promoções dão o tom do dinamismo que o varejo precisa. Utilize todo o arsenal de equipamentos de merchandising como banners, splashes e cartazes para criar promoções que impactam e cativam seu cliente. Uma boa idéia é buscar criar uma “sensação de oportunidade única” na mente de seu cliente: “Somente neste final de semana” / “Até o final do estoque” / “É só até sábado”

7. Ambiente de Loja (Visual Merchandising)
O ambiente de loja é o principal elo entre “tudo o que você deseja ser para seu consumidor” e “tudo o que o seu consumidor pensa sobre você”. Características como o mobiliário, o tipo de exposição, as cores aplicadas na loja, a organização de gôndolas e até mesmo o tipo de música que será utilizada (ou não) criam a atmosfera de compra para seu cliente. O conceito mais em voga hoje é o de “criar experiências de compra” ao invés de simplesmente vender produtos. Isso pode ser visualizado em alguns varejistas como as redes de eletro-eletronicos que possibilitam experimentar televisores e sistemas de som em salas fechadas, como em um home-theater, ou ainda as lojas de artigos esportivos que possibilitam experiências únicas como poder andar e testar bicicletas, testar a pontaria com um modelo novo de chuteira, ou ainda as livrarias que possibilitam que consumidores folheiam e leiam os livros e revistas antes de comprar, sem nenhum tipo de abordagem agressiva, disponibilizando até mesmo assentos e bancos confortáveis, incentivando este tipo de comportamento.

8. Atendimento
De nada adianta uma loja bem planejada, com bons produtos e conceito impar quando a equipe de vendas ou atendimento está mal formada. Sua equipe de vendas é o combustível que faz sua loja andar e crescer, ou seja, vender. Tal como um motor, um combustível de qualidade faz o desempenho do mesmo melhorar, assim como um combustível de baixa qualidade corrói e faz o motor parar. Motivação é o elemento que gera energia.

9. Logística
Entrega gratuita? Entrega em 24 horas? Qual a melhor estatégia ?A melhor estratégia é sempre aquela que você pode cumprir junto ao seu cliente, sem o menor risco de falhar naquilo que prometeu. Mas e se o mercado promete algo melhor do que eu? Invista, melhore seu serviço, mas nunca prometa se há dificuldades de se cumprir o combinado. Busque sempre uma margem de segurança, ou avise seu cliente antecipadamente em caso de algum problema ou imprevisto.

10. Pós-venda
Tem muito varejista que até o momento de finalização da compra segue com devida maestria, entretanto peca em um momento que ao meu ver é até mesmo mais importante do que a própria compra em si: o pós-venda. Ter um serviço de pós-venda eficiente, que atenda e prolongue a experiência de compra bem sucedida de seu cliente é vital para um negócio de sucesso. Imagine a seguinte situação: Em um varejo de construção, um cliente faz uma compra gigantesca, com diversos itens. Até aí, foi bem atendido e saiu feliz. Os produtos foram entregues corretamente e na data combinada. Ponto positivo novamente. Só que surge um problema: O chuveiro que ele comprou veio com um probleminha de fábrica e precisa ser trocado. Em muitos casos, o mesmo cliente que foi super bem recepcionado na hora da compra, na hora da troca, se vê passando por um momento que além de burocrático, muitas vezes até mesmo o trata com certa suspeita, imaginando se não se trata de golpe ou coisa parecida. É nesse ponto que um excelente cliente vira um cliente inexistente.

Fonte: Falando de Varejo