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Economia & Atualidade Postado em terça-feira, 11 de maio de 2021 às 11:09
IPCA desacelera a 0,31% em abril mas em 12 meses dispara a máxima em 4 anos e meio Consumidores fazem compras em supermercado de Porto Alegre em meio a disseminação da Covid-19.

A queda dos preços dos combustíveis compensou a pressão dos medicamentos, e a inflação oficial brasileira desacelerou com força em abril, mas em 12 meses chegou ao nível mais alto em quase quatro anos e meio.

Em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,31%, abaixo da taxa de 0,93% vista em março.

O dado mensal informado nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o mais baixo desde janeiro (+0,25%) e ficou em linha com a expectativa em pesquisa da Reuters de 0,30%.

Mas no acumulado em 12 meses a alta do IPCA aumentou a 6,76%, de 6,10% no mês anterior, igualando a expectativa.

O resultado é o mais forte desde novembro de 2016 (+6,99%) e vai ainda mais acima do teto da meta do governo para este ano, que é de uma inflação de 3,75%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

“Há também o efeito das duas deflações que tivemos no ano passado, em abril e maio. Quando olhamos para os 12 meses, estamos tirando uma deflação de 2020 e adicionando uma variação positiva agora”, explicou o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.

No mês, o índice de preços foi pressionado principalmente pelos produtos farmacêuticos, depois de no dia 1º de abril ter sido autorizado reajuste de até 10,08% no preço dos medicamentos.

Os produtos farmacêuticos tiveram em abril alta de 2,69%, sendo a maior variação do item remédios anti-infecciosos e antibióticos, de 5,20%. Isso levou o grupo Saúde e cuidados pessoais a apresentar avanço de 1,19%, depois de recuo de 0,02% em março.

Já o grupo Alimentação e bebidas, com forte peso no bolso do consumidor, acelerou a alta a 0,40% em abril, de 0,13% no mês anterior, com a alimentação no domicílio subindo 0,47% diante do encarecimento de carnes (+1,01%), leite longa vida (+2,40%), frango em pedaços (+1,95%) e tomate (+5,46%).

“Não temos pressão de demanda no IPCA. A alta se concentrou em alimentos por conta de proteínas como frango, carnes e leite devido à ração mais cara”, disse Kislanov.

Por outro lado, os Transportes registraram queda de 0,08% nos preços, depois de dispararem 3,81% em março. Segundo o IBGE, após 10 meses de alta a gasolina recuou 0,44% em abril, enquanto os custos do etanol caíram 4,93%. Por outro lado, os preços das passagens aéreas subiram pela primeira vez no ano (6,41%).

“Houve uma sequência de reajustes entre fevereiro e março na gasolina. Mas no fim de março houve duas reduções no preço desse produto nas refinarias. Isso acaba chegando ao consumidor final”, explicou Kislanov.

O cenário inflacionário no Brasil tem sido observado com cuidado. Na semana passada, o Banco Central elevou a taxa básica de juros Selic em 0,75 ponto percentual, para 3,50%, e indicou a intenção de fazer novo aperto da mesma magnitude em sua próxima reunião, em junho.

O movimento ocorre em meio ao aumento persistente da inflação corrente e das expectativas para a inflação de 2022. Nesta terça-feira, a ata dessa reunião apontou que os membros do Comitê de Política Monetária (Copom) avaliaram que levar a Selic, sem interrupção, até o nível considerado neutro levaria a inflação “consideravelmente” abaixo da meta.

Na pesquisa Focus mais recente realizada pelo BC com uma centena de economistas, as perspectivas para a inflação este ano vêm aumentando, e estão agora em 5,06%, com a Selic a 5,50%.

Fonte: Isto É Dinheiro
Gestão & Liderança Postado em terça-feira, 11 de maio de 2021 às 11:04


Seu sucesso será baseado em relacionamentos autênticos e interações significativas.

Com tanta concorrência, pode ser difícil se diferenciar.  Não importa, você pode estar procurando por um emprego, aumentando sua rede de contatos ou construindo uma carreira: provavelmente você deseja ser lembrado. As grandes marcas do mercado descobriram como chamar atenção e se destacar no mundo dos negócios, e isso é algo que podemos aprender com o marketing para alavancar o nosso próprio sucesso.

A atenção é um dos recursos mais escassos atualmente. Então, como  ganhar isso em meio a tanto barulho? Uma nova pesquisa da Duke University descobriu que grandes marcas são tão convincentes que podem influenciar até mesmo na felicidade de um casamento. Assim, podemos aprender com essas empresas como criar uma conexão emocional tão significativa.

A credibilidade também é um ponto crítico. Uma pesquisa na Universidade de Bonn descobriu que quando as pessoas pensavam que um vinho era caro, elas o classificavam significativamente melhor do que quando pensavam que o preço era mais baixo. Podemos aprender algo com isso também: quando os outros notam o seu valor, é mais provável que se lembrem de você e o selecionem para todos os tipos de oportunidades.

Seu sucesso será baseado em relacionamentos autênticos e interações significativas. Ser você mesmo, agregar valor real e ser alguém que os outros querem estar por perto, tudo isso faz parte da magia. Não existe uma fórmula pronta para a marca pessoal, mas sim uma mentalidade de valorizar os outros, investir em relacionamentos e dar o melhor de si. Esta é a abordagem que, em última análise, irá diferenciá-lo e captar atenção positiva.

Então, como a marca e as percepções de valor influenciam em como você desenvolve sua marca pessoal e constrói sua carreira? Veja, na galeria abaixo, cinco maneiras de realizar ações importantes:


1. Seja Gravitacional

Primeiro, crie conexões emocionais e harmônicas. Uma das principais habilidades para o futuro do trabalho será a capacidade de construir relacionamentos mais profundos rapidamente, muitas vezes por meio do ambiente virtual. Seja alguém que os outros querem ter por perto, se mostrando otimista e enérgico. A positividade é magnética: queremos estar perto de pessoas que criam uma vibração boa.

Ouça os colegas, sintonize-se e invista tempo para aprender sobre eles. Ironicamente, construir sua marca tem menos a ver com você do que com os outros. Demonstre humildade e evite arrogância. Seja gravitacional e apoie genuinamente o grupo. A pesquisa mostra que as pessoas selecionam empresas com base no quanto elas contribuem para as comunidades e para causas sociais. A marca pessoal também é assim. Não é tudo sobre você – é também sobre como você se relaciona com os outros e se preocupa com eles.


2. Seja Corajoso

Às vezes, a exposição pode ser algo difícil. Entretanto, a eficácia da marca pessoal exige que você se manifeste, tome uma posição e siga em frente com confiança. As empresas de maior sucesso são memoráveis ​​porque se apresentam com entusiasmo. Para as pessoas, a frase “finja até conseguir” é muito adequada. Você pode não ter tudo planejado e nem sempre se sentir seguro, mas pode manter o ritmo e aprender conforme avança. Preocupe-se menos com a perfeição e concentre-se em fazer progresso.

As melhores oportunidades surgem em áreas que você ainda não conhece, portanto, fique aberto a possibilidades e novos aprendizados. Aceite o novo emprego antes de ter certeza de que está pronto. Pule para o projeto para o qual você está principalmente – mas não totalmente – preparado e saiba que pode desenvolver suas habilidades conforme avança. Considere o ditado: “Fazer um papel pequeno não serve ao mundo”. Dê um passo à frente.


3. Seja Autêntico

Em um painel de mulheres poderosas e bem-sucedidas, cada uma das quatro foi convidada a dar conselhos sobre a vida profissional. Todas recomendaram que, para avançar na carreira, você deve ser você mesmo. Como disse Oscar Wilde: “Seja você mesmo, todo mundo já está comprometido”. Existe um equilíbrio, é claro. Aprenda com os outros e procure imitar o que você admira nas pessoas ao seu redor. Mas também certifique-se de que você é autenticamente você. As pessoas reconhecerão uma fraude. Algumas marcas podem ter sucesso como imitações, mas, em geral, as pessoas querem a coisa real. Em nossos relacionamentos, somos mais atraídos por aqueles que são totalmente (e assumidamente) eles mesmos.

Além disso, quando as marcas são mais bem-sucedidas, elas se diferenciam das demais. Você compra um carro de luxo principalmente pela experiência de ponta que ele oferece, embora também possa proporcionar um ótimo passeio. Um amaciante distingue-se pelo seu cheiro, embora também limpe a sua roupa de forma eficaz. Reflita sobre o que você faz bem e considere como você agrega um valor único. Talvez você tenha uma habilidade distinta para organizar projetos ou um talento especial para fazer com que os outros membros da equipe se sintam confortáveis ​​e tenham uma experiência positiva. Abrace o que o torna especial e o distingue da multidão. Em seguida, desenvolva esses talentos.


4. Seja Indispensável

Construir sua marca pessoal deve sempre incluir conteúdo e confiabilidade. Certifique-se de ter algo a oferecer em termos de habilidade e talento. Procure aprender e se desenvolver constantemente. Sua melhor marca será construída com base no valor que você agrega aos outros – como você traz o seu melhor para uma equipe e se esforça nos projetos que lhe são atribuídos. Todos nós trabalhamos com pessoas que têm um discurso convincente, mas que não entregam o que prometem. Essas tendem a ser as pessoas que flutuam de um emprego para outro, uma vez que precisam seguir em frente assim que o grupo ao seu redor descobre que elas não possuem nenhuma substância.

Marcas de sucesso agregam valor continuamente e sua marca pessoal também deve ser assim. Seja a pessoa que arregaça as mangas e segue em frente, com quem os outros sempre podem contar para entregar um trabalho de qualidade e que mantém os relacionamentos ao longo do tempo. Você se beneficiará de uma rede forte e duradoura, com conexões sólidas que sabem que podem contar com você.


5. Seja Previsível

Como humanos, ansiamos por clareza e tendemos a evitar ambiguidades. Queremos isso em nossos relacionamentos também. Tendemos a ter mais confiança com as pessoas que entendemos. Em geral, a consistência é a chave para ótimos relacionamentos. Seja o tipo de pessoa que todos sabem como vai interagir, se relacionar e se apresentar. Uma pesquisa interessante sobre líderes descobriu que as equipes preferem chefes medíocres estáveis a um gênio imprevisível. A maioria dos relacionamentos são assim. Queremos interagir com pessoas que não demonstrarão mudanças radicais no comportamento. As marcas entendem isso. Você vai ao restaurante que oferece uma comida excelente todas as noites, assim como vai ao cabeleireiro que nunca lhe faz um corte feio. Para construir sua marca, seja consistente.

Fonte: Forbes